Entenda o seu cão.

Já pensou se seu cão falasse? Bem, é provável que você sairia correndo se ele de repente começasse a falar tudo o que sente – mas a verdade é que todo mundo que convive com um cachorro tem a mesma vontade: saber o que eles pensam, conhecer o que sentem e descobrir o que eles querem nos dizer.

Embora os animais não falem, eles são capazes de mostrar por meio de sinais corporais o que sentem e o que querem. Por isso, veja algumas dicas publicadas pelo Almanaque Pet, criado pelo Enciclopets que devem facilitar a sua comunicação com o seu ccachorro.

2013-02-09_1534

Latidos
É preciso saber que fêmeas e machos latem de forma diferente. Os latidos variam em volume, tonalidade (grave ou agudo), duração, número de repetições e frequência. Por exemplo, latidos pausados com intervalos longos de aproximadamente 15 segundos podem significar que o cão está pedindo algo: pode ser comida, passeio ou até mesmo para chamar a sua atenção, simplesmente.

Latidos com intervalos de aproximadamente 3 segundos e orelhas para trássignificam que o cão está alerta. Para ele, algo diferente está acontecendo: pode ser um ruído, alguém no portão, um animal se aproximando.

Quando o latido é sequencial, intercalando com rosnado: significa defesa de território e família.

Latido único, curto e agudo: ele está pedindo algo, como brinquedo, comida, abrir a porta. O latido pode se repetir caso o dono não atenda.

Latidos curtos por longos períodos, dando intervalos longos ou médios, pode ser solidão ou sofrimento por estar preso. O cão está pedindo contato e companhia.

Rosnados
Sempre que um cão rosnar, significa que ele está dando uma advertência. Não é, necessariamente, um sinal de agressividade.

Rosnar com os dentes escondidos: O animal está começando a se irritar.

Rosnar mostrando os dentes superiores e intercalando com latidos: Está no limite de tolerância e prestes a atacar.

Rosnada com choro: Ele está extremamente inseguro por temer agressão iminente do dono ou de outro cão.

Mistura de latido com uivo – parece que está resmungando: O animal está se queixando de algo. Pode ser dor, tristeza, preocupação.

Gemido, choro e choramingo: Sempre significa incômodo, sofrimento ou dor. Quanto mais forte, maior sua aflição e dor. Esse sinal vocal pode ser essencial para você descobrir uma doença, por exemplo.

Ganido: Pode ser comparado ao grito humano, diante de um susto ou de uma dor insuportável.

Suspiro: Assim como o ser humano, o cão suspira quando consegue descansar ou consegue algo que desejava.

Gemido trêmulo: Quando o cão sente prazer ao coçar seu ouvido ou as costas, por exemplo.

Uivo: Significa comunicação com cães que possam estar distantes ou quando percebe uma cadela no cio.

Lambidas
Quando um cão lambe o ar, pode significar que ele está com dor em algum lugar que ele não consegue definir. Quando lambe o chão, a cama onde deita ou um tapete, seu cão pode estar com tédio e melancólico. Se lambe a pata sem parar, o animal está estressado e muitas vezes essas lambidas causam ferimentos difíceis de tratar. Esse comportamento também pode indicar alguma doença alérgica de pele. É preciso tomar cuidado.

Mas quando um cão lambe rapidamente o queixo, a boca ou a face de outro cão ou de quem está perto significa apaziguamento e respeito.

Olhar
Quando um cão olha fixamente para outro ou para uma pessoa significa desafio. Portanto, jamais encare nos olhos um cão que você não conhece. Quando um cachorro olha de cantinho de olho, é que ele está desconfiado. Quando ele estiver com um olhar sonolento, é porque ele não está interessado.

Cauda
O abano da cauda nem sempre significa alegria. Por isso, é necessário prestar muita atenção nesse sinal corporal.

Quando a cauda balança junto com todo o traseiro, significa alegria.

Quando o rabo está empinado, é que o cão está atento.

Com a cauda caída balançando lateralmente, o cão está tranquilo e relaxado.

Se o rabo estiver caído pesadamente e parado, o animal pode estar inseguro. A cauda entre as patas mostra muito medo.

922840_483312055071116_1324383285_n

Outros gestos
Pelos arrepiados na cernelha (cangote): O animal está com muito medo.

Dormir de barriga para cima e pernas para o alto: O cachorro se sente em total segurança e confiança no ambiente e com as pessoas que estão ao seu redor.

Deitado com a barriga no chão e as pernas para trás: Provavelmente está com calor.

Afofar o local antes de deitar: Esse é um gesto instintivo dos ancestrais dos cães, quando viviam na natureza. Acredita-se que eles amassavam o capim para evitar fiapos ao deitar, além de verificar a segurança do local.

Rodar em torno de si antes de evacuar: Tem o mesmo significado de amassar o capim antes de deitar. É também um ato instintivo para que nada o incomode.

Cutucar com o focinho: Ele quer sua atenção.

Morder o calcanhar: Cães que fazem isso estão brincando. É uma forma de chamar a atenção. Simplesmente, ele não quer que você saia do ambiente.

Frente abaixada, patas dianteiras para a frente, traseiro levantado e olhando fixamente: Isso é um convite para brincar e correr atrás dele. Infelizmente, por não entenderem esse gesto, muitos donos acabam agredindo o cão.

Cheirar o traseiro de outro cão: Isso é um cumprimento. Mais ou menos, equivalente ao nosso apertar de mãos.

Virar de barriga para cima: Significa submissão. Muitos cães, diante de um iminente ataque do outro cão viram-se imediatamente de barriga pra cima. Diferentemente dos seres humanos, o outro cachorro não se aproveita da submissão. Ele recua.

Montar em um cão do mesmo sexo, em qualquer parte do tronco, ou agarrar-se às pernas das pessoas: Não tem significado sexual. É apenas um ritual de liderança. Quando o cão faz isso, ele quer se impor sobre você, ou seja, ele está dizendo que quem manda ali é ele.

Cheirar o chão: Acredite, mas é apenas o passatempo preferido dos cachorros.

Mordiscar: Simplesmente um gesto de carinho. É como se você pegasse a mão de outra pessoa e ficasse fazendo carinho. Como os cães não têm mão, usam a boca para demonstrar.

Colaboradora Eduarda Volpatto - Bulldog Club e Bullblog

Colaboradora Eduarda Volpatto – Bulldog Club e Bullblog

btn_donateCC_LG120x53-doar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *