Tipos de alergia em cães.

Não são apenas os humanos que sofrem com diversos tipos de alergias. Os cães também podem ser alérgicos a alguns tipos de substâncias químicas e produtos. A reação varia de animal para animal, mas coceira, perda de pelos, secreção nos olhos e machucados são algumas das consequências.

intermacao

Mofo

O mofo encontrado em locais úmidos é uma das principais causas de alergia em cães. O esporo do mofo em contato com o cachorro e geralmente provoca irritação e coceira na pele. Para diminuir o problema, é importante eliminar focos de mofo em casa, com a limpeza constante dos filtros de ar condicionados e com o auxílio de produtos desumidificadores. Além de ser bom para seu pet, é bom para toda a família, já que esses fungos podem causar problemas respiratórios.

 

Caspa

A caspa humana também pode causar alergia em cães. Pode parecer inusitado, mas casos assim são mais comuns do que a maioria das pessoas pensa. O contato com a caspa é capaz de provocar coceira e inflamação na pele, além de causar espirros e deixar o nariz escorrendo constantemente. A alergia pode ser tratada com vacinas ou medicamentos orais.

 

Fumaça de cigarro

Não são apenas as pessoas que não fumam que sofrem com a fumaça do cigarro. Os cães podem desenvolver alergia às substâncias presentes na fumaça e a resíduos tóxicos encontrados nas mãos de fumantes. O principal sintoma é a coceira, que pode levar a arranhões e mordidas dos cães e causar inflamações na pele.

 

Ácaros e poeira

Tem um cachorro e não costuma limpar a casa com muita frequência? É melhor repensar esse hábito, já que a poeira e os ácaros são algumas das principais causas de alergias em cães. Considere utilizar a vassoura e o aspirador de pó para eliminar toda a sujeira de casa e garantir a saúde do seu melhor amigo.

 

Medicamentos

Na hora de tratar um problema de saúde do cachorro, é preciso atenção ao medicamento escolhido. O cão pode ser alérgico a alguma substância presente na composição de anestesias, remédios e vacinas. As reações mais comuns são coceira na pele e inchaço em determinadas partes do corpo.

 

Tipos de comida

Assim como alguns humanos têm reações alérgicas ao comer pratos preparados com frutos do mar e leite, certos cães podem ser alérgicos a ingredientes como a soja, milho, carne bovina, suína e de frango. Nesses casos, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados, já que as consequências variam de simples irritações na pele a infecções no ouvido, vômitos e diarreias. Por isso, a única estratégia segura é dar ao seu pet apenas alimentos especiais voltados para cães.

 

Pólen

Essencial para a reprodução das plantas, o pólen dispersado por árvores e flores provocam reações alérgicas em alguns cachorros. As áreas mais afetadas são a pele, o nariz, as orelhas e as patas, que podem sofrer com inflamações e coceira.

 

Eduarda Volpatto

Eduarda Volpatto
Criadora de conteúdo
Bullblog e Bulldlog Club

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>