Seu cachorro pode pegar D.S.T. (doença venérea)!!!

Como estamos em clima de carnaval e com tanta campanha para prevenir AIDS, fica o alerta também para os cães! Eles também tem doenças sexualmente transmissíveis (D.S.T.). Não são as mesmas que nós temos, mas deve-se ter cuidado com quem nossos amiguinhos cruzam. O raciocínio é sempre o mesmo: não se sabe com quem o parceiro/a cruzou antes.

Como eles não usam camisinha, a finalidade da monta é a reprodução deve-se estar atento para as principais doenças transmitidas pela reprodução:

1      Brucelose

2      Herpesvísrus Canino

3      Micoplasmose

4      T.V.T. (Tumor Venéreo Transmissível)

A inseminação artificial pode prevenir a disseminação dessas doenças. O macho não se contamina, mas a fêmea pode contrair doenças. Por isso deve exigir atestado sanitário do macho. Para Brucelose e Herpesvírus existem exames sorológicos, para micoplasmose o diagnóstico é feito através do agente e para o T.V.T. o diagnóstico é baseado nos sintomas e exame histológico.

Então se o seu amiguinho vai cruzar é importante ficar atento a essas doenças e caso seja castrado não deixe ele ficar se divertindo por aí! Eles podem até não se reproduzirem, mas podem contrair alguma dessas doenças!

 

 
Dra.  Adriana Dausen Meyer 

 (41)98100544 ou (48)984050630,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>