Sarna Demodécica – Desmistificando um Mito…

arte (127)

Infelizmente, por desconhecimento ou até mesmo por informações totalmente equivocadas, a sarna demodécica, em muitos casos, é tratada de forma generalizada, sem que haja a necessária diferenciação entre a forma juvenil e a adulta, cujos tratamentos e conseqüências para a vida do cão são totalmente diversos.

Navegando pela internet, encontrei um dos melhores artigos sobre o tema demodex canis, de autoria da Médica e Criadora de Bulldog Francês, Dra. Camilli Chamone (http://www.villechamonix.com/).

Além de utilizar uma linguagem de fácil compreensão, o artigo é de notável valor, pois desmistifica inúmeras incompreensões sobre o tema:

Sarna Demodécica – Desmistificando um Mito

“Oi Camilli, levei minha bebê frenchie ao veterinário como você sugeriu. Se ele não tivesse feito o exame de raspado de pele, poderia jurar que era SARNA DEMODÉCICA. Imagine, que palavrão!!!”

Sarna demodécica.

Todos morrem de medo dela! Inclusive os criadores de cães.

Desde o advento do Google, todo mundo é meio-entendido em tudo: meio-chef de cozinha, meio-advogado, meio-jornalista, meio-fisioterapeuta, meio-médico, meio-dentista, meio-arquiteto, meio-paisagista e, por que não, meio-excelente veterinário? :)

Ainda há que se considerar que essa doença também é polêmica no meio profissional.

Como a ciência e a tecnologia são “voláteis”, um veterinário precisa estar atualizado; utilizar os conhecimentos adquiridos láááá na época da faculdade não é o suficiente para lidar com as bases celulares da patologia.

Por isso, talvez, tantas informações atravessadas sobre o tema, em todos os meios.

Enquanto os filhotes vivem no ambiente uterino da cadela, diz-se que eles são “germ free”.

A mesma coisa acontece com os humanos. Enquanto a mulher gesta, seu filho está protegido da maioria dos microorganismos que entra em contato com a mãe.

Somente após o nascimento, é que a microbiota (o termo “flora” está em desuso) da pele e das mucosas vai sendo povoada por bactérias, fungos, ácaros e outros microorganismos. E este é um processo contínuo, que ocorre por toda a vida do indivíduo.

No caso dos humanos, a boca possui – no mínimo – 500 espécies de bactérias distintas, além de fungos. Por mais incrível que pareça, para cada célula humana em nosso corpo, há 10 células de microorganismos aderidas ao nosso corpo (interna e externamente), que somam algo em torno de 1 kg de peso.

Não há problema algum em conviver com todos estes microorganismos, pelo menos para mim, que não sou imunodeprimida.

Com os cães, o mesmo processo ocorre.

Tão logo saem do ambiente uterino, entram em contato com microorganismos e dá-se início à colonização de pele e mucosas destes filhotes.

Bem, a história da sarna demodécica começa aí.

O que todas as pessoas precisam entender é que 100% dos cães possuem um ácaro, em pequenas quantidades na pele, chamado demodex canis.

Podem ser os sharpeis da Xuxa, pode ser o Barney – scottish terrier – do, ainda, presidente Bush, pode ser o Leo que chegou do Canadá, podem ser os vira-latas de meu pai. TODOS, absolutamente todos os cães da face da terra possuem um ácaro na pele/pêlo, chamado demodex canis.

E, claro, quando os filhotes nascem, eles entram em contato com a mãe e adquirem este ácaro. Assim como também adquirem streptococcus, staphilococcus, lactobacilos, fungos e outros microorganismos.

ISSO É NORMAL! Não há nada de errado com isso. Cães não ficam doentes porque a mãe tem o ácaro na pele.

Até 1 ano de idade, a imunidade do filhote é MUITO flutuante.
Por isso, muitos humanos de estimação se impressionam com a necessidade de constantes visitas ao veterinário, no primeiro ano de vida. Depois dos 2 anos de idade, tudo muda.

Durante essas flutuações de imunidade, muito comuns no 1º ano de vida, os microorganismos da pele – que também são oportunistas – podem se desenvolver MAIS, alterando o equilíbrio da microbiota normal.

Por isso, podem surgir áreas com perda de pêlo provocadas por fungos, bactérias ou pelo demodex canis.
Com esses microorganismos é assim: bobeou a gente pimba!

Este quadro de demodicose na infância não pode ser, definitivamente, taxado como aquela doença terrivelmente temida que ocorre na vida adulta, em ciclos repetidos, até o final da vida do cão.

A proliferação exacerbada do demodex canis na infância pode nunca mais recidivar, uma vez tratada, ou pode ocorrer em outros episódios, que sumirão na fase adulta.

A SARNA DEMODÉCICA “legítima” é uma questão imunológica, pois há contínua flutuação de imunidade, mesmo com o cão em idade adulta.

O professor de Dermatologia, do curso de Medicina Veterinária de SP, DR. RONALDO LUCAS, faz uma ótima analogia com relação à manifestação precoce do demodex canis: “O fato de alguém tomar um porre, não o qualifica como alcoólatra”.

Sobre a Dra. Camilli:
“Sou mineira de Belo Horizonte, graduada em Odontologia, pós-graduada em Odontopediatria e Genética. Durante 08 (oito) anos fui Professora Universitária Federal das disciplinas de Citologia e Genética –lecionei para os cursos de Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia.”

Fonte:http://villechamonix.blogspot.com/search?q=sarna

giba-criadorcolaborador

Gilberto Medeiros

Colaborador do Bullblog e Criador de Bulldogs desde 2003

Canil Reserva do Rei

About these ads

187 Respostas

  1. Tenho lido tudo sobre sarna demodecica, pois minha vira lata Merilyn Monroe de1 ano e meio está com ela, tenho feito de tudo, comprimido, injeção, banhos, vacinas, etc, etc, etc mas ela continua com o problema, fico muito triste de vêla dessa maneira, parece que nada dá certo, ao menos aliviar um pouco, mas não, realmente não vejo nada dar certo, não sei mais o que fazer nem pensar. Merilyn está triste, e eu mais ainda, pois ela depende de mim e eu já estou me sentindo impotente para ajudá-la.
    Será que alguém poderia me ajudar a ajudar a Mery????

    Obrigada

    Curtir

    • procure ver com o seu veterinario se ela tem alguma doença de base, pois a demodiciose geralmente é secundária. é sempre importante descartar malasseziose e dermatites que podem estar associadas e contribuem para o agravamento do quadro.
      simples exames citológicos podem ser realizados na clínica e descartar estas possibilidades.
      boa sorte.

      Curtir

      • MEU FILHO TEM ESSE PROBLEMA E RESPONDEU MUITO BEM AO TRATAMENTO COM 1 ML SEMANAL DE IVOMEC, MEIO COMPTIMIDO DE CEFALEXINA E PRINCIPALMENTE A COLEIRA MENSAL SARNATIC (EXCELENTE) PODE VELO NO MEU FACE SONIA BARRETO, O NOME DELE E DODOI.

        Curtir

    • Primeira coisa é fazer a raspagem da pele,
      segundo procurar um Bom veterinário
      eu ja passei por 5 no 6 encontrei um que resolveu .
      Ela usa um Shampoo porque tem seborreia e injeção de dectomax, ela esta linda depois de um ano de sofrimento.
      Procure um bom Veterinário, tenho certeza que seu animal vai cura-lo, não se desespere.
      Qualquer informação pode me procurar.

      Curtir

      • por favor, vc poderia me passar a formula do shampoo, pois tenho um dalmata que sofre desta doença, desde ja agradeço

        Curtir

      • Por favor me passa o nome do shampoo e da injeção e como devo dar, qual a quantidade.
        Me ajude por favor

        Grata,

        Eliane

        Curtir

      • qual a idade da sua cadela mariza, pq eu tenho uma pitbul e ela ta com essa sarna eu queria saber quantos ml vc deu a ela de dectomax , eu tenho ele aqui em csa mais nao dei ainda.

        Curtir

      • Mariza minha cachorra passou por 04 veterinários, o 1 falou que era sarna negra, shampoo varios, remedio, etc…
        um dia estava em um curso em sp, e tinha acabado o shampoo da cachorra, ai minha prima lavou ela com .head shoulders ante coceira, foram 2 semana, hoje ela esta linda, com o pelo maravilhoso, sem nenhum odor.

        Curtir

      • PO FAVOR ME DIGA QUAL É O SHAMPOO QUE USA, POIS ESTOU COM yORK DA MINHA SOBRINHA, QUE ESTA TOMADSA NO PESCOÇO, ATÉ JA TEVE POR TODO O CORPO, DAI A GENTE FEZ ALGUMA DOSES DE CIDEQUITIN, E USEI POR MINHA CONTA UMA POMADA DE HUMANO QUE RESOLVEU, NÃO TINHA MAIS NADA,MAS AGORA AFLOROU ESTA LOCALIZADA NO PESCOÇO, ESTA MUITO FEIA, MINHA SOBRINHA FIOCU TÃO DESESPERA QUE ATÉ PENSOU EM SACRIFICAR, PORQUE DISSE QUELA ESTAVA SOFRENDO, MAS SOU CONTRA DAI PEGUEI ONTEN, DIA 28/12/2012 ESTOU COLOCANDO BABOSA, , E TAMBEM ENXOFRE COM UM POUQUINHO DE OLEO QUEIMADO QUE NUM BLOG, MAS ESTOU DESESPERADA, POR FAVOR ME AJUDA, meu e-mail anajosyfariasc@hotmail.com. obrigada e feliz ano novo

        Curtir

    • vc ja experimentou dar a ela leucogem
      e um remedio humano que aumenta a imunidade
      do animal ( meio caro mas e otimo remedio)
      vc faz o tratamento da sarna e ele vai aumentando a imunidade
      abraços

      Curtir

      • minha pit ja tomou varios vidros de leucogem( junto com outros remedios receitados) e nao vi melhora nenhuma

        Curtir

    • Olá minha cachorra tem 3 meses e esta com inicio de sarna demodecica, ela recomendou ADVOCATE CÃES, E SHAMPOO CLOREXIDINE, E MANTER A IMUNIDADE DELA ALTA COM BOA ALIMENTAÇÃO, SUPLEMENTO AMINOÁCIDO VITAMINICO E PROBIÓTICO. Espero ter ajudado valeu!!!

      Curtir

      • minha cadela tem sarna negra descobri isto em sites pois os incopetentes veterinarios que fui nao sabem que isto existe ou so quer tirar dinheiro, fui ao aquarios e uma veterinaria dela me indicou tambem o advocate e eu ja dou banho comclorexidine e ela me indicou a vitamina para o aumento da imunidade ainda nao estou vendo melhora pois e o primeiro mes que uso mas tenho fe que ira melhorar

        Curtir

    • Tenho uma pit bull tmb com esta doença caso queira a receita do vet. q acertou com essa doença ou pelo menos estabilizou entre em contato comigo.

      Curtir

      • Olá Anete,

        Meu nome é Juliana, vi seu post no site, e também tenho uma pitbull de 1 ano e 1 mês branca que desde pequena apresenta a sarna demodécica. Praticamente quando fica perto do cio ela apresenta a queda de imunidade. A minha toma banho 3 vezes na semana com shampoo Sanadog, suplemento vitamínico Organnact pele e food e a ração Pro Plan Plus, além da injecção dectomax a cada 8 dias(esse quando ela está meio ruizinha). Gostaria de saber o que vc dá ao seu pitbull tb. Desde já agradeço a compreensão.

        Curtir

      • eu gostaria de saber o que ele indicou pra voce, pois moro no interior e por aqui não temo veterinários que consigam amenizar o problema, tenho um pit bull de 5 meses ele esta apresentando os sintomas pois a mãe era portadora da doença, já tentei d td e a doença só avança…

        Curtir

      • OLÁ ANETE
        ESTOU PRECISANDO DE AJUDA POIS RECOLHI UM CACHORRO DA RUA QUE ESTÁ COM ESSA SARNA DEMODECICA E O COITADINHO ESTÁ EM CARNE VIVA. VC PODE ME AJUDAR?

        Curtir

      • Eu quero, me mande pro mail ilmb82@gmail.com Me ajude, por favor.

        Curtir

      • olá Anete por favor manda pra mim a receita do tratamento, minha dalmata tá sofrendo muito, não aguento mais vê-la assim, ela arranca pedaços. obrigada marcia

        Curtir

      • Oi preciso de ajuda!!! Me passa a receita..

        Curtir

      • Minha cadela está com estes sintomas sarna demodécica ), o que faço? o que devo dar a ela…

        Curtir

      • Anete por favor manda pra mim a receita do veterinário, eu ja gastei tanto com a minha filhota!!!! por favor: ericas_bio@yahoo.com.br

        Curtir

      • Ola´ Anete, preciso que me ajude com a minha cadela, estou gastando horrores com ela desde outubro do ano passado e ela continua sofrendo muito, melhora um pouco, mas mesmo com as medicações contiua se coçando e se ferindo muito, por gentileza se puder enviar-me copia da receita que curou sua amiguinha, eu agradeço muito. marcia.rubia@oi.com.br

        Curtir

      • Boa tarde, Anete, eu quero essa receita, tenho uma pitbull branquinha e luto contra essa sarna demodecica a dois anos e meio e consigo as vezes vencer a batalha, mas nunca venço a guerra, eu e minha esposa sofremos muito com isso, pois tratamos nossa Angel como uma filha e não queremos ver nossa filha sofrer com isso. Obrigado pela compreensão. Se puder me envie a receita por e-mail: jfeliperf@gmail.com

        Curtir

      • Por favor Anete, me envie a receita,pois tenho um pug e não estou conseguindo curar a sarna dela. Obrigada.

        Curtir

      • Cara Inês, ficaria muito feliz se vc pudesse me passar essa receita sim
        saiba que estaria, não fazendo um favor mais sim uma caridade,da qual
        nem sei se um simples obrigado pagaria, pois minhas forças já estão se
        esgotando, luto contra essa doença e na hora que penso que consegui
        vencê-la ela volta de novo.
        Já consultei o veterinário, da loja de ração onde trabalho e vários outros
        mas ainda não acertei, já gatei um absurdo, é até pecado dizer, mas tiro da minha alimentação para os remédios de Pietra.
        Tenho muita pena dela eu a resgatei da rua, ela é ainda filhote vai com
        pletar 6 mese. tenho fotos da história dela no meu facebook, se quiser
        vereu te adiciono.

        Curtir

      • Olá Anete, gostaria de pegar a receita com vc! Meu e-mail é jumsiq@gmail.com

        Obrigada!

        Curtir

      • Boa tarde, adotei a alguns dias uma cadela da raça lhasa apso que tem essa doença, estou usando nela o advocate para cães. Se poder me passar a receita agradeço. Meu e-mail é bruna.caemerer@gmail.com

        Curtir

      • ola anete , gostaria da receita , se puder me passar , eu agradeço muito. obrigado fico no aguardo.

        Curtir

      • tenho um dálmata, esta sarna vai e volta não sei o que faço pois todos dizem que não tem cura.Gostaria de ter copia da sua receita.

        Curtir

      • ola estou com problema de sarna em minha cachorra pastora ela tomou mectmax, e tambem banho com sabonete mata cura e ate agora nao parou de se coçar sera que vc pode me ajudar?
        muito obrigado

        Curtir

      • Favor…. Envia qual foi o tratamento…. Posso até te pagar por isso… Quero que o me Marvin fique bom.
        Jeffersongg18@gmail.com

        Curtir

      • Por gentileza se puder me mandar uma email mirella.morgana@uol.com.br

        Curtir

      • Cada cachorro responde de uma forma ao tratamento. Primeiro precisa ver através de uma raspagem se é fungo ou o ácaro causador da sarna demodécica; segundo uma cultura bacteriana; são tratamentos diferentes. Precisa descobrir a doença de base: pode ter alergia alimentar, problemas de tireoide ou outra glândula. Não é veterinário clínico que faz o diagnóstico; é especialista em dermatologia. Vale a pena gastar um pouco mais que depois os custos diminuem e principalmente diminuem as recidivas. Existe um tratamento protocolar para sarna demodécica: Remédio + Peroxidex; porém quando aparencem infecções bacterianas com pústulas parecendo pequenas espinhas, nesse ponto só cefalexina, e ainda associado podemos ler Malassázia… que também o peroxidexx ajuda; mas gente parem de trocar receitas, só prejudica o animal. Primeiro exijam do veterinário o exame para detecção do microorganismo; não é caro, pelo contrário. Sem exame não dá para diagnosticar. E sempre veterinário clínico não trata problemas de pele. Quando você vai ter neném quem faz o parto é o clínico ou o obstetra? Cuidado tem muita gente dando receitas erradas que só prejudicam ainda mais o animal.

        Curtir

      • Anete, me mande esta receita, pois tenho cachorro com 2 anos que esta sofrendo com esta doença.Ja tentei varios vet. e nada deu certo.Por favor eu e meu cachorrinho estamos sofrendo muito, ja estou desesperada. muito obrigada

        Curtir

      • Meu boxer tem sarna demodecica que esta totalmente controlada com Advocate 1 vez por mes e racao hipoalergenica que e bastante cara mas que economiza em remedios e idas a veterinarios, sem falar no sofrimento do meu bichinho que nao mais existe. Ele esta lindo e forte e ninguem diz que ate pouco tempo sofria com a sarna demodecica. Recomendo com entusiasmo essa combinacao.

        Curtir

      • Oi Anete tenho uma pit de 4 meses..estou arrasada com essa doença maldita..me ajude por favor.Moro no RJ e aqui o calor é grande,imagino como ela sofre..me passa a receita por favor!!!

        Curtir

      • Bom dia Anete, como vai???? Tenho um cãozinho Fox Paulistinha que sofre dessa doença há muitos anos. Voce poderia, por favor, me passar a receita do seu veterinário? Desde já agradeço muitíssimo! Um grande abraço, Ágda.

        Curtir

    • oi meu nome é Felipe.
      quero te ajudar Sandra.
      certo dia ganhei uma cadela da raça broxe ,nos seus sete meses de idade ela apresentou seu problema de pele, cujo nome da doença era sarna demodécica,e eu comecei a fazer tratamentos com shampoos,sabonetes , vacinas e nada adiantava.Certo dia quando a pele da minha cadela estava toda estorada eu reouvi sacrifica-la porque eu já não aguentava a ver ela daquele jeito…
      hoje eu me arrependo muito pelo o que eu fiz ,e tenho toda a certeza de que se eu estivece cuidado dela hoje ela estaria boa.
      O que eu quero dizer com isso Sandra é que vc não desista da sua cadela ,e tente usar nela oralmente ponteai ou ivermectina que é contra parasitas e vermes,consute um médico veterinário e comente sobre o medicamento que eu te falei.boa sorte pra vc.

      Curtir

      • E meu amigo Felipe, entendo o remorso! pra começar nunca mais tenha um peludo! pois tudo sao flores guando eles estao saudaveis…a qui sao 2 caes, e o Zeca ja teve a bendita sarna n 1ano d vida… foi dificil sim! mas passou! tratamento vet foi seguido a risca e + umas coisinhas que pesquizei e acresentei! por fim deu tudo certo! o Dungo pra minha surpreza teve doença d carrapato! foi um deus nos acuda! e novamente tudo d novo pesquiza, medico vt e a gente aprendendo a cuidar ainda +. vou te passar uma frase que inventei e aplico na minha vida d modo geral….EU QUERO AS COISAS MAIS DIFICIES PARA MIM E AS FACIUS PARA OS OUTROS.

        Curtir

      • 1ml de ivomec para cada 10kg uma vez por semana, faça em torno de 6 a 8 aplicações , administre também cefalexina de 12 em 12horas na dose de 20mg/kg. Suplementos como glicopan , hemolitan, pelo e derme , depois me conta o resultado!!!

        Curtir

    • Ola boa tarde,

      consegui saber rapido o resultado dessa sarna em minha filhote de 5 meeses e ja estamos tratando dps de te-la levada no dermatologista por indicação da veterinaria, a sua já melhorou ?? se não entre em contato comigo .Dayanna

      Curtir

      • Dayanna por favor me ajude meu pit bull, já levei ao vet fiz o tratamento e nenhuma melhora, estou com outra já acabando e nada, meu e-mail é val_quiria_1975@hotmail.com.Fico hiper agradecida.

        Curtir

      • S e vc puder me ajudar me passando informações de como está curando sua cachorra, por favor me ajude pois minhas forças já estam se esgotando, já consultei vários vets, mas não resolveu oo problema. Ela é uma pobre PIT BULL de 5 meses, que regatei da rua, pois tive muita pena. Se quiser conhecê-la entre no meu facebook, te mando meu nome Adriana Louise Grams, ficarei muito grata por sua grande ajuda;

        Curtir

      • Ola Adriana, infelizmente n tenho face, a minha filha é um Dogo Argentino, esta agora com 6 meses, estou tratando ela com uma dermatologista e o tratamento tem dado um resultado positivo, além do banho que ela toma toda semana, vc esta em qual região ? posso te indicar a Dermatologista

        Curtir

      • Oi Dayanna, também possuo um Dogo Argentino de 10meses, o “Albus”. Ele tem apresentado os sintomas ha uns 4 meses, dai em diante, não vejo melhoras. Estou tratando-o com doses de Ivermectina e dois banhos semanais com sabonete contra sarnas. Você me recomenda algum complemento ao tratamento? a Dermatologista indicou algum método ou medicamento que eu mesmo possa aplicar?
        Por favor, me ajude pois o “Grandão” está mal… Amigos meus fazem piadas e o chamam de “HULK ROSA”.
        Muito Obrigado.

        Curtir

      • Oi Dayanna tenho uma York que tem 8 meses e to tratando com remé dios caríssimos que a veterinaria passa ae shampoo e nada resolveu nao aguento mais ve a minha bichinha sofrendo tanto,ela por ultimo a gora pediu pra dar banho com Triatox e ela quase morreu, preciso saber oq fez pra sua melhorar rapidamente? me mande por email:claudiarlemos@gmail.com

        Curtir

    • Oiii.. Também estava desesperada, pois peguei uma cadelinha de doação e depois de 2 meses, surgiu essa tal de sarna negra..
      Tratei ela +- 2 meses com uma vet que não resolveu nada… meu deus
      ela estava morrendo até que resolvi mudar de veterinario e hoje com apenas 4 semanas e meio, ela já esta bem, engordou o pelo está crescendo… não desista ela vai melhorar… O que minha vet me indicou
      foi aplicar 4 em 4 dias Doramectina 1ml e um antibiotico que agora infelismente não lembro o nome, vou ver e te falo, dou banho nela 2 vezes por semana com mata cura e está resolvendo…. ela voltou a brincar, até pular ela está, coisa que não fazia mais…. espero ter ajudado… hoje ela está com 7 meses..

      Curtir

      • por favor minha cachorra ja tem 10 anos sofrendo agente não sabe mais o que fazer nos ajude qual o nome do antibiótico

        Curtir

      • Danilo.. Vou te passar o tratamento que fiz na minha cadela….

        =Baytril 150 mg (compra na clinica)
        dar 1x ao dia 1/2 comprimido… (antibiotico p/ melhorar a pele…
        a vet indicou dar 15 dias eu dei a caixinha toda….

        ( Ela tinha 13 kilos quando troquei de vet, então tem que fazer um calculo pra saber a dosagem certa!! Um Veterinario pode fazer o calculo.. Pois eu tbm não sei..
        =Doramectina 1ml injetavel, na 1 aplicação fiz na clinica o restante em casa, dar em 4 em 4 dias.. pois não tinha condições de levar toda semana p/ fazer na clinica é bem rapido, minha cadelinha quase não senti dor…. e no desespero vc acaba aprendendo como aplicar..
        vou na clinica um sabado sim e outro não, ai pego o remedio p/ 2 semanas e assim vai..
        O tratamento dela durou cerca de 4 meses.. Depois de 2 meses eu dava a doramectina em 15 e 15 dias..
        Hoje não aplico mais, pois ela está bem…

        = banho 2x por semana com pet dermyl ( compra na clinica) ajuda a remover a caspa e limpa a pele e depois lavar novamente com mata cura resolveu mto o meu caso…

        E vou comprar o sabonete de enxofre por precaução, não quero que volte a sarna e temos que ter conciencia que não tem cura, então sempre tem que cuidar..

        Escrevi varios post.. tenta esse tratamento….

        Hoje ela está com quase 10 meses e pesa + -25 kilos.. está ótima..
        Espero ter ajudado..

        Curtir

    • Olá!
      Vimos que é um problema de imunidade, quando a imunidade baixa a sarna volta. Talvez tentar um tratamento para melhor a autodefesa do cão seria a solução. Acredito que exista algum floral de Bach que ajude neste sentido. Faça uma pesquisa sobre esse e outros tratamento alternativos. A veterinária que conheço, disse que muitas vezes os florais resolvem o problema 100% ou ajudam bastante.
      Além disso, complemente a alimentação dela com verduras misturadas à ração (ex.: cenoura, beterraba cozidos), e pode oferecer também um fruta entre as refeições, os cães normalmente gostam de banana e maça, entre outros, faça uns testes.
      Dê banhos de pelo menos 15 em 15 dias, e como ela tem serna com frequência, use um sabonete específico para sarna. Existem sabonete em barra com essa finalidade que não é caro.
      Boa sorte! Espero que vc consiga solucionar este problema.
      Abraço.

      Curtir

    • Tenho uma sharpei com a doença, o tratamento dela durou 2 meses, mas os resultados apareceram com 1 semana de tratamento, realmente o tratamento dela foi muito bom.. sydectin (n sei se é assim q escreve) 1x por semanda, antibiotico em comprimido diariamente durante 20dias, banhos 3x na primeira semana, depois 2x na segunda semana, e mais 1 banho por semana durante 1mes com sabonete matacura, depois shampoo SANADOG.. e tb adicionei promum dog na ração dela.. Recomendo o tratamento a todos pq realmente deu muito certo..

      Curtir

    • olá tudo bem? O Meu Che tinha isso e comprei umas pipetas da Bayern, são as ADVOCATE utilizei e passou. Espero ter ajudado e que passe também na Mery. Abraços de Portugal

      Curtir

      • Ah claro… também levou antibiótico e há um banho que se chama aqui TIC TIC (MAS SÒ PODE SER EFECTUADO POR VETERINÁRIOS!!) Ele não precisou do banho… . Leva logo qualquer cão ao vet, 1º ano é lixado mesmo mas depois é alegria!

        Curtir

    • ESPERO AJUDAR QUEM TEM SEU CÃO COM ESTA SARNA VOCÊ DEVE DAR BANHOS SEMANAIS COM SABONETE DE ENXOFRE PODE SER ENCONTRADO NAS MELHORES DROGARIAS APÓS SECAR O PELO , NO LOCAL MAIS AFETADO OU IRRITADO PASSAR O SABONETE PURO DEIXANDO SECAR NATURALMENTE NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O COLAR EVITANDO QUE COÇE OU LAMBE ASSIM ELIMINARÁ TOTALMENTE ESTA SARNA CONHECIDA COMO SARNA NEGRA EM UMA SEMANA O RESULTADO E´ÓTIMO E (15) DIAS NÃO TERÁ MAIS NADA A SARNA SOME O PELO VOLTA NORMALMENTE .

      Curtir

      • minha cachorra passou por 04 veterinários, o 1 falou que era sarna negra, shampoo varios, remedio, etc…
        um dia estava em um curso em sp, e tinha acabado o shampoo da cachorra, ai minha prima lavou ela com .head shoulders ante coceira, foram 2 semana, hoje ela esta linda, com o pelo maravilhoso, sem nenhum odor.
        eu dei banho de sabonete de enxofre, e outros espero ajudar o shampoo é para ser humano mas curou minha cachorra, espero a ajudar

        Curtir

    • ESPERO AJUDAR QUEM TEM SEU CÃO COM ESTA SARNA VOCÊ DEVE DAR BANHOS SEMANAIS COM SABONETE DE ENXOFRE PODE SER ENCONTRADO NAS MELHORES DROGARIAS APÓS SECAR BEM O PELO , NO LOCAL MAIS AFETADO OU IRRITADO PASSAR O SABONETE PURO DEIXANDO SECAR NATURALMENTE NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O COLAR EVITANDO QUE COÇE OU LAMBE ASSIM ELIMINARÁ TOTALMENTE ESTA SARNA CONHECIDA COMO SARNA NEGRA EM UMA SEMANA O RESULTADO E´ÓTIMO E (15) DIAS NÃO TERÁ MAIS NADA A SARNA SOME O PELO VOLTA NORMALMENTE . MEU CÃO É DE RAÇA POODLE TEM QUATRO ANOS DESDE FILHOTE SOFRIA COM ESTA SARNA GASTEI O QUE NÃO TINHA COM VETERINARIO E REMEDIOS AGORA TEM UMA SAÚDE ÓTIMA EU RECOMENDO NÃO ESQUEÇA A CADA BANHO USAR O SABONETE DE ENXOFRE ANTES DE USAR O SHAMPHOO DE SUA PREFERENCIA.

      Curtir

    • Pessoal eu nao sou veterinária, mas sou esteticista, eu tenho uma cadelinha com essa doença e estou fazendo uma experiencia que já valeu apena. Uma vez a doença se manifestou e no o inicio, eu passei um aparelho nela e sumiu…depois de anos a doença agora reapareceu, vou tentar, se eu obter sucesso novamente volto pra compartilhar com voces e dar uma esperança para nossos bichinhos

      Curtir

    • remedios a base de cefalexina 75mg e mectimax depedendo do peso do cachorro.o meu toma meio comprimido a cada 24horas.porte pequeno 3 kg.mectimax dar por 80 ou 90 dias sem intervalos.cefalexina comprai 4 caixas com 14 comprimidos,1 comprimido a cada 12 horas. e banhos semanais com megatrat clorexidine 250 ml 6 semanas.e nao estressar o animalzinho.o meu ta bem melhor com esses medicamentos.

      Curtir

    • Olha só eu tenho um golden retriever com esse problema. Fiz de tudo: injeção, vários banhos, gastei muito, muito mesmo…nada adiantou. Agora estou fazendo um tratamento q graças a Deus está resolvendo o problema. Ele toma todos os dias, antes das refeições, 2 capsulas de óleo de prímula, 2 cápsulas de óleo de linhaça e 3 comprimidos de levedura de cerveja. Dou banho uma vez por semana com o shampoo Head & Shoulders anti coceira. Ah! Entre um banho e outro caso ele tenha coceira eu uso pó de enxofre(parece um talco) da Granada. O pelo milagrosamente parou de cair e ele não tem mais coceira. Agora ele está lindo, feliz e estou gastando quase nada.

      Sempre fui contra usar shampoo de humanos em cachorro mas como tentei de tudo que o veterinário receitou e nada funcionou, resolvi usar o Head & Shoulders anti coceira e fiquei surpresa com o resultado. Por enquanto estou dando banho uma vez por semana (já faz um mês) mas daqui a pouco vou dar banho de 15 em 15 dias.
      Em relação ao óleo de prímula, linhaça e a levedura são produtos baratos que vc encontra em qualquer farmácia.

      Truque para fazer meu bebê tomar as cápsulas e os comprimidos de levedura: é só esquentar no microondas uma fatia de mussarela (somente por uns 20 segundos), colocar tudo sobre a fatia, enrolar e dar ele.
      O meu cachorro é como se fosse um filho. Ele vive dentro de casa, dorme no meu quarto…Estou muito feliz de vê-lo alegre e sem coceira.

      Duração do tratamento que o veterinário receitou e não resolveu: 1 ano. Já esse novo que estou usando, na primeira semana já vi os resultados.

      Curtir

  2. Moro no interior do Maranhão e aqui tem pouquíssimos bulldogs, o que contribui para não termos veterinários especializados na raça. O meu bulldog, Elvis, há cerca de 1 mês, começou a apresentar uma queda de pêlos na nuca e ao longo do corpo em tamanhos menores. Um primeiro veterinário disse que seria fungos e o segundo Sarna Dermodécica. iniciei um tratamento com shampoo de cetoconazol e agora estou dando via oral. Mas, parece que nada dá jeito.
    O grande dilema é que a “carequinha” não coça e parece não incomodá-lo.

    O que fazer?

    obrigada

    Curtir

    • Aconselho fazer um exame de raspagem para ter certeza sobre o real problema.

      Curtir

    • a cultura fungica poderá dizer se o fungo reside alí ou não. o raspado de pele denunciará uma possivel demodiciose. nao trate sem a confirmação de um exame. evite sobrecarregar seu animal com fungicidas ou antibioticos desnecessariamente.
      boa sorte!

      Curtir

    • oi mab tambem sou do interior maranhão! voce deve fazer o exame para ter certesa. a minha cadela da raça dog alemão está com a doença ela tem 5 meses, os sintomas são muito parecidos com o do seu cachorro!no inicio achei que fosse fungos usei o cetoconazol mas não adiantou por isso fiz o exame de raspagem ai descobri que era a sarna demodecica agora estou fazendo o tratamento. procure um veterinário e peça para fazer o exame! se preferir vá até são luis e leve seu cachorro para fazer a raspagem na clinica cernitas custa em média 70,00

      Curtir

  3. O buldogue do meu filho tem 6 meses e está com sarna, apresentando já falhas de pelo em seu corpo. já tomou um antibiótico e está tomando outro – COLESPORIN e MECTIMAX, este por 45 dias. Melhorou bastante, mas ainda apresenta vermelhidões e escassez de pelo em alguma região do seu corpo. Nas patas, sinais vermelhos, como se fosse catapora. Li um artigo que informa não ter cura, oq ue medeixou muito apreensiva.

    Curtir

    • Salete pela idade do cão é bem provável que seja a demodécica na forma juvenil e localizada. A multiplicação do ácaro nesta fase da vida se dá justamente pq o sistema imunológico ainda esta em formação (até 15 meses). Uma vez tratado e alcançada a idade adulta o problema tende a nunca mais voltar.
      Att. Gilberto.

      Curtir

    • Olá. Realmente a demodécica não tem cura, porque trata-se de uma doença relacionada a baixa imunidade. Diversos fatores podem desencadear a baixa de inumidade, mas cito aqui, ao meu ver, a principal delas que é causada pela flutuação dos hormonios na fase da puberdade (3 a 8/9 meses) dos filhotes. Daí o nome demodécica juvenil. Embora exista o controle da doença, já existem muitos artigos e teses de que um alto indice de cães foram “curados” sem recidiva, ou seja, não voltaram a ter a doença. E os que voltaram foram transitorios, no qual responderam muito bem a novo tratamento. O termo “não tem cura” assusta, por que geralmente nós vemos os animais com sarnas em estágio avançados, com a pele muito infeccionada e boa parte do corpo tomada por lesões, ou seja, as consequencias da sarna. E estas consequencias tem cura.
      Atualmente, o protocolo mais eficiente, ao meu ver, é o uso do dectomax, semanalmente (12 a 16 aplicações na forma generalizada). Banhos 2x por semana com clorexidina, e apos a dimuição das lesões introduzir também o sabonete de enxofre, que além de matar o ácaro, promovem uma limpeza profunda das glandulas cebáceas, alimento do ácaros. Dependendo da situação da pele, existe a possibilidade do uso antibiótico cefalexina, por isso sempre, e toda orientação deve passar por um médio veterinário.
      Após uma melhora do estado clinico do cão, vem uma importante dica, que é tratar a questão da imunidade do cão. Muitos produtos de excelente qualidade estão no mercado, entre eles o organnact promun dog, o glicopan e hemolitan da vetnil. pra mim a conbinação perfeita pra manter a imunidade do cão alta.
      A vacinação e verimifugação em dias, as vitaminas, e o uso de rações preferencialmente super premiun darão com certeza uma qualidade na melhora imune do cão. Espero poder ter ajudado.

      Curtir

      • Esqueci de mencionar o uso mensal do ADVOGATE DA BAYER, que faz o controle do ácaro, que pode ser usado após o tratamento.

        Curtir

    • ESPERO AJUDAR QUEM TEM SEU CÃO COM ESTA SARNA VOCÊ DEVE DAR BANHOS SEMANAIS COM SABONETE DE ENXOFRE PODE SER ENCONTRADO NAS MELHORES DROGARIAS APÓS SECAR O PELO , NO LOCAL MAIS AFETADO OU IRRITADO PASSAR O SABONETE PURO DEIXANDO SECAR NATURALMENTE NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O COLAR EVITANDO QUE COÇE OU LAMBE ASSIM ELIMINARÁ TOTALMENTE ESTA SARNA CONHECIDA COMO SARNA NEGRA EM UMA SEMANA O RESULTADO E´ÓTIMO E (15) DIAS NÃO TERÁ MAIS NADA A SARNA SOME O PELO VOLTA NORMALMENTE . MEU CÃO É DE RAÇA POODLE TEM QUATRO ANOS DESDE FILHOTE SOFRIA COM ESTA SARNA GASTEI O QUE NÃO TINHA COM VETERINARIO E REMEDIOS AGORA TEM UMA SAÚDE ÓTIMA EU RECOMENDO NÃO ESQUEÇA A CADA BANHO USAR O SABONETE DE ENXOFRE ANTES DE USAR O SHAMPHOO DE SUA PREFERENCIA.

      Curtir

  4. O buldogue inglês, filhote, com 6 meses, está com sarna. Melhorou bem com os remédios COLESPORIN e MECOTIMAX, esse ainda está tomando, por 45 dias. Li um artigo que diz não ter cura, oq ue me deixou muito apreensiva.Algumas regiões do seu corpo apresenta falhas de pelo, algumas manchas escuras e vermelhas também. Está tomando banho com um shampoo específico, no PET SHOP. O que vcs aconselham, por favor?

    Curtir

    • Descubrir galera, que varias claras do ovo de quintal batida com o mato chamado rabujo, passa no animal nos lugares atinjidos e no outro dia, limpa com oleo de coco com o mato rabujo, o que sair saiu, não tem problema que fique alguns no cão, isso de tres em tres dias, junto com isso dar tambem figado cortado com cenoura ralada e ovos de pata ou conquem se não achar, pode ser de galinha de quintal, conzinha tudo e dar pro cão comer. Sei de tudo isso porque tive a grande sorte de investir em dois Pastores Alemães de exposição e não sabia que eles iriam expor a bendita sarna demodécica. Realmente o que soube é que só temos o direito de administrar a doença, com uma boa alimentação. muito carinho, uns banhos tambem com o shampoo PEROXYDEX SPHERULITES da Virbac tambem é bom, borrifa nas lesões o FURANIL tambem é bom, como eu disse é só administrar

      Curtir

  5. tenho uma bull dog ingles com 4 meses, comprei a 1 mes ,ela chegou com falhas na pelagem, me disseram que seria alergia de algum talco, bom mas aquilo foi almentando, então a veterinaria resolveu fazer o exame micologico direto e deu positivo para acaros ( dermondex folliculorum) ,afetando principalmente seu rosto e olhos, por favor me ajudem, a combater esse problema , e gostaria de saber se posso e se tenho o direito de receber o valor dela pago de volta !!! obrigado.

    Curtir

    • Recolhi um cão na rua com uns 7 meses e está com sarna demodex fiz o exame de raspagem depois de 2 meses de tratamento como sarna normal e nada de sarar quando descobrimos realmente o que era o meu veterinário disse que o protocolo desta doença e tomar mectimax tem de 3mg e 12mg dependendo o peso do animal e a quantidade equivamente ao peso também dar 3 meses direto todos os dias e para o resto da vida pingar um frontline por mês em sua pelagem e ela está melhorando e junto comer uma ração super premium como royal canin e também estou dando nutrifull um complexo vitaminico para aumentar sua imunidade, estou vendo resultado e estou dando banho nela com sabonete protex liquido. boa sorte.

      Curtir

  6. Olá, Cristina! Tenho uma pug. Fiquqi 2 anos na fila de espera por ela, até que nasceu em 2009. Ela está com 7 meses, há 5 ela passa a maior parte do tempo com o colar elizabetano, pois se coça muito; estah com bactéria e fungos pelo corpo. Já perdi a conta de quanto já gastamos com medicaçao, veterinarios e internaçoes, mas pelo menos o rapaz que me vendeu ela me apresentou duas propostas: em ambas eu continuaria com a Becky, mas ou ele devolveria o dinheiro ou me daria uma outra cachorrinha, já que desde o inicio eu tinha a intençao de ser criadora. Lógico que preferi o dinheiro, pq só ela já da’muito trabalho e gasto. Ela ainda náo melhorou da sarna, e parece que nenhum tratamento surte efeito…me sinto muito triste em ve-la doente, sem poder fazer mais nada p ajudar…abraços e boa sorte.

    Curtir

  7. olá pessoal

    meu cachorro Melo é da raça pincher e ele já tem 8 anos de idade, e desde de pequeno q ele coça muito a pele dele, chegando até a gritar enquanto se coça….
    Isso acontece somente nas suas patas , que quase não tem pelos… e isso foi ficando pior a medida que ele cresceu…

    agente aqui em casa não sabe o q fazer… agente ja levou ao veterinario várias vezes, disseram que podia ser alergia a algum produto de limpeza; outra vez fizeram o exame de raspagem da pele e disseram q era um tipo de sarna q se desenvolve pela baixa imunidade dele… etc

    ai agente começou a dar um banho nele com um remedio 2 vezes na semana, como não tava adiantando e ele tava passando mal com o remedio, agente parou…
    também paramos de passar produto de limpeza nao chão de casa, e demos banho nele com um sabonete preto (esqueci o nome) anti-sarna…
    Entretanto, nada parece funcionar… ele continua com as patinhas da mesma forma…

    alguém sabe o q pode estar acontecendo e o que eu posso fazer pra ajudar ele???

    Curtir

  8. Gentem !!!!!

    O demodex canis é um ácaro que está presente na pele de todos os cães. O problema, a doença em sí, que é a “demodiciose” mais popularmente chamada “sarna negra” é quando a presença deste ácaro começa a se proliferar na derme de forma desordenada. Nos filhotes pode aparecer a partir dos 3 meses, causando vermelhidão na pele, algumas vezes coceira, perda de pêlos e prurido. Pode aparecer somente em alguns pontos do corpo (localizada), ou no corpo todo(generalizada). Na forma localizada geralmente os locais são focinho, região oricular, patas, rabo. Se passar de 5 locais a doença já é considerada generalizada.
    Em primeiro lugar, deve-se procurar um veterinário-dermatologista que fará um exame de raspado cutâneo para verificar atráves do microscópio a presença do ácaro que pode estar em diversos estágios, tipo embrionário, jovem, adulto…
    Após constatar a presença, o vet indicará o tratamento adequado. DEVE SER FEITO O TRATAMENTO DO COMEÇO AO FIM PARA OBTER O RESULTADO DESEJADO. O tratamento é longo (+/- 80 dias) para os casos dela estar na forma localizada mas feito com atenção, paciência e muuuuuuito carinho certamente tudo dá certo. Cada caso é um caso por isto deve ser feito com acompanhamento de um veterinário habituado e atualizado com o problema.
    Existem diversos medicamentos mas nada acontece de um dia para o outro e mesmo que demore um pouco o importante é chegar até o final.
    No caso do meu cão que é um Collie pêlo longo a doença apareceu aos 5 meses, passei por veterinário que disse ser uma alergia mas não era!
    Receitou pomadas e comprimidos a base de cortisona o que só fez piorar o quadro.
    Cuidadosa e preocupada com meu bebe, logo me toquei do diagnóstico errado e procurei na internet uma “especilista em pele” e ela salvou me bebe.
    Fiz o exame, e o tratamento para meu Collie (ele não pode usar nada com ivermectina pois é fatal), optamos pelo medicamento PROMERIS DUO que é uma pipeta parecida com o Frontiline que é aplicada na nuca do cão, abrindo bem o pêlo e aplicada rente a pele. Usei 4 pipetas com um intervalo de 20 dias entre uma e outra, totalizando 80 dias.
    O resultado foi excelente.
    Nunca mais teve NADA.
    Hoje ele está com 13 meses, cuido bastante de sua IMUNIDADE para que esteja sempre em alta e tenho fé que NUNCA mais ele vai apresentar outra crise de demodex.
    Após o final do tratamento, fiz outro exame de raspado para constatar a não-presença do ácaro e o repeti após 30 dias.
    Digo a todos….não se deseperem nem joguem a toalha achando que nada dá certo. Dá certo SIM.
    É só ter paciencia, amor e fazer a coisa certa.
    Não sacrifiquem nem abandonem seus cães achando que não tem jeito porque tem SIM.
    Aproveito para esclarecer que legalmente, juridicamente falando o Canil, o criador, tem total responsabilidade pelo tratamento do animal até a sua cura ou pelo resto de sua vida. O criador, ou vendedor é “responsável pelos vícios do produto” ele não pode vender um animal com “taras genéticas”, pois não pode colocar para reprodução um animal portador da doença.
    No meu caso, o criador disse que eu poderia devolver o filhote que ele me daria outro mas não aceitei pois já havia adquirido amor por ele desde o 1º dia que estava comigo, então optei pelo pagamento de TODAS as despesas com o tratamento.
    Ele pagou tudo, diga-se de passagem o tratamento todo foi documentado com recibos de dermatologista, exames, medicamentos e banhos, peguei nota fiscal, recibos, fotografei cada fase e pronto.
    Nada paga o sofrimento causado tanto para o animal quando para o proprietário mas pelo menos tanto o direito ao tratamento como o meu direito como proprietária foi cumprido.
    O dever de um criador é selecionar suas matrizes e padreadores com exames específicos para uma reprodução saudável e aprimorada, se o mesmo não se preocupa com isto eu só lamento mas ele deve sofrer no bolso para pensar melhor em sua próxima intenção de um acasalamento para que os frutos disso(filhotes) não venham a sofrer com a doença.
    PROCURE SEUS DIREITOS, OS DIREITOS DO SEU CÃO E OS DEVERES DE UM CRIADOR.

    Curtir

    • Olá como mesmo caso com meu bulldogue de 5 meses. Me passa quais foram os tratamentos que utilizou e o qua faz para garantir a imunidade dele. Vou entrar em contato com o criador e não pretendo de forma alguma me desfazer do meu cão que ja amo muito.

      Agradeço imensamente

      Curtir

    • Vania Monroe
      Por favor…fala comigo pelo meu email?
      angela_stavale@yahoo.com.br
      estou tendo esse msmo tipo de prob com minha collie femea de 9 meses…
      Bjos!
      Obrigado

      Curtir

      • angela tambem estou com este problema em minha collie de 6 meses, estamos usando medicação com amitraz e vitamina E. e melhorou porem agora 1 mes depois começou aparecer novamente estamos usando CERTIFECT É UMA pipeta do laboratório merial espero que resolva…….
        Luiz Henrique

        luizhenriquegbrabo@uol.com.br

        Curtir

    • Graças a Deus confirmei o que defendia; adquiri um filhote e após a viagem apareceu sinais de sarna no focinho fiz consulta com especialista onfirmado por raspado e o criador nem sinal de vida; achei coerente a sua posição tb não conseguirei me desfazer do meu filho aqui em casa todo mundo o ama ja fiz ate promessa para cura e estou mto otimista.mas sinceramente esperaria a atitude ética do criador e não a passividade do vendedor que nem se manifesta e deveria ter a responsabilidade em efetuar cruzamentos responsaveis ou será que esse cidadão acha que todos serão portadores sãos…. Eu me preocuparia mto com meu nome profissional

      Curtir

    • Oiee, Vania!!
      Achei muito intessante tudo o que escreveu, esclareci algumas dúvidas!!.. então comprei uma fêmea shitzu em dezembro, e em janeiro começou aparecer o problema, e levei em uma vet que diagnosticou alergia…, também tratei com pomadas a base de cortisona, mas o problema só pirou… procurei uma especialista .. e ela fez um exame que constatou essa sarna demodécica.. desde então ela está em tratamento, e já tomou umas 9 injeçções, uma vez por semana, mas ainda não apresentou melhoras…., mas como você disse; é preciso ter paciência e muito carinho!! a minha Maggie está comendo ração de boa qualidade junto com aquele AD suprimento e já engordou um pouquinho…. Li que cuida bastante da imunidade do seu cachorro o que faz????? qual é o tipo de alimento que ele come, suprimento, se puder me informar???
      Abraços,
      Márcia Rose

      Curtir

      • Estou há 6 horas fuçando sobre essa sarna e aprendo muito,li coisas muito interessantes no site MÃE DE CACHORRO que é muito bom e tem uma lista do que devemos fazer para aumentar a imunidade dos bichinhos, deem uma olhada e garanto que vão gostar.

        Curtir

  9. bom comprei uma lhasa apso linda!saudavel mas depois q começei a da as vacinas dela !ela começou a fica com umas manchas na pele!ai a vet falou q era fungo preto!ate ai tudo bem comprei o cetaconazol e beleza!ai começou a piora!levei falou q era sarna!ate me chingou !pq a culpa da sarna dela era minhya” e olha q ela nem sai na rua” srss!bom mais remedios!srsss!nao resolveu continuou a piora!srss!ai levei em outra veterinaria!fez o exame!sarna demodecica!eu nem conhecia essa sarna!bom ela ta em tratamento!mas nao ta resolvendo nada! ela ta sofrendo!se alguem puder me ajudar meu e-mail e andreadefatbacelar@yahoo.com.br!obrigada!

    Curtir

  10. Minha cadela tem a sarna demodécica. Eu tentei muitos tipos de tratamento e nada deu certo. Alguns veterinários falaram em sacrificar o animal pelo estado deplorável que ele apresentava. Até que fiz um tratamento com antibiótico, porque ela estava com muitas feridas, junto com Cydectin, estou na quarta semana de tratamento e minha cadela esta sem ferimentos e se recuperando a cada dia. melhorei a alimentação com cenouras e cereais. com esse tratamento estou vendo uma recuperação que não via antes.

    Curtir

    • oi colega tenho um cão da raça Rottweiler e ele tem demodex porfavor me fala o nome dos antibióticos que vs usou
      desde já agradeço

      Curtir

  11. Tenho uma cadelinha (bulldog ingles) de 7 meses que foi diagnosticada com a sarna demodecica, no inicio tinha apenas um pequena falha de pelos na nuca (um pontinho rosa) e a veterinária falou que era fungo receitando um remedio via oral (ITL) e dermolene local. Depois do inicio do tratamento começou a aparecer mais pontos nas patas e no rostinho dela, e depois de uma semana ela começou tb a vomitar amarelo e ficar debilitada. A mesma veterinária vez o exame de raspagem e disse que se tratava da sarna, pedindo para aplicar advocate pós o banho. Como fiquei assustado com a doença, fui a outra veterinária (inclusive professora universitária), que refez o exame e deu o mesmo diagnostico, porém disse ficar preocupada com o vomito e fez tb um exame para o figado que estava alterado, motivo: o remédio ITL, receitado erroneamente e que causou a baixa imunidade da minha cadelinha ocasionando o aparecimento generalizado da doença.
    Bem, agora ela começou o tratamento certo e está tomando remédio para o figado, para aumentar a imunidade.
    Entretanto estou preocupado com uma coisa, a veterinária falou que o correto seria o CASTRAMENTO, mas lendo em varios site vi que é normal um problema desses em filhotes, ai fiquei com duvidas:
    SERIA CORRETO JÁ PARTIR PARA O CASTRAMANTO?

    MESMO NÃO CASTRANDO, NUNCA DEVERIA CRUZAR?

    É CERTEZA QUE OS FILHOTES VÃO TER ESSA DOENÇA?

    Gostaria que alguém me ajuda-se a pensar, pois entrei em contato com o canil e com todos os proprietários dos bulldogs da mesma ninhada que a minha, e até agora nem os pais e nem os irmãos desenvolveram nada parecido.
    Obrigado

    Curtir

    • Rafael, faço minhas as palavras do artigo. Acho que vc deve ter cautela antes de optar pela castração.
      Espere o término do tratamento e veja se o problema reaperece, pra só daí tomar uma medida extrema.

      Curtir

      • Gente, a questão é que: A sarna é oportunista. Toda queda de imunidade que o animal tiver, el pode vir a se manifestar. O cio, por exemplo, é uma situação de queda de imunidade. Por isso, nós veterinários, recomendamos a castração, que ao contrário do que diz a cultura popular, faz muito bem ao animal.
        Abraços e muito cuidado como que lêem na internet!

        Curtir

    • Melhor coisa a fazer é castrar, tanto macho como femea.

      Curtir

  12. Boa tarde?

    Meu Didie tem 1 anos e 5 meses, vistei 3 vets que falaram coisas diferenciadas. e o ultimo sugeriu que a grande ”alergia poderia ser sarna demodecica” amanha faço o raspado, mas ainda não creio que seja isso, uma vez que há um mes eu tou dando mectimax e nada acontece, alem disso ele está com prurido intenso, e muita foliculite, esse 3º veterinário disse que mesmo que ele esteja com democicose é para suspender a ivermectina diaria e que ele entrará com cetoconazol comprimido além do shampoo. Li diversos artigos sore a doença e em nenhum deles vi um paralelo de tratamento com democicose tratando com cetoconazol comprimido, algum vet pode me orientar? pois ele toma há 2 meses cefalexina para evitar as foliculites e furunculoses e em alguns momentos aparecem, além disso tbm entrei com vitaminas e suplemnetos alimentares, ele está mais forte, mas pelado ainda, por favor, já gastei mais de 600 reias e tou sem grana, me ajudem.

    Curtir

  13. minha cachorrinha tem sarna e nunca cura dou banho vacinas comprimidos e nunca sai o que posso fazer gostaria muito de cuida-la

    Curtir

  14. [...] 1 filhote legitimo lhasa apso caramelo macho 5meses com sarna negra – saiba mais sobre sarna negra: http://bullblogingles.com/2009/08/17/sarna-demodecica-desmistificando-um-mito/ [...]

    Curtir

  15. Eu crio Bulldog Inglês há 20 anos, essa é uma das melhores explicações sobre sarna demodécica que já li sobre o assunto. Tanto alguns veterinários, como novos proprietários de cães, divergem muito com informações absurdas sobre o assunto. Parabéns pela publicação desse artigo. Marcello Mesquita – Macm Kennels.

    Curtir

  16. Olá, na verdade tive um pastor preto que tinha a sarna negra, o que realmente sarou (temporáriamente|) foram banhos com triatox, 3 x ao dia!!!

    Curtir

  17. CUMPRINDO A PROMESSA DE QUE SE EU SARASSE AJUDARIA A TODOS –

    PEGUEI SARNA DE UM CACHORRO CÃO CANINA SARNA ESCABIOSE DA MINHA VIZINHA E meu cachorrinho tbém…um pequinês, mas tratava no veterinário e nada…eu NÃO SABIA o porquê de não sarar até que já desesperada, passei cândida e sabão em pó e a coceira saiu na hora !!! E pude dormir com o cachorrinho, bem ele é mais forte que eu pq a dele sumiu com os banhos mas não entendia pq eu não sarava, a coceirame dixavalouca eu não dormia um inferno !!! E conversando com um médioco, fomos investigando pq estava assim já há 5 meses, quase louca e quase mematando literalmente … até descobrirmos como os bichinhos voltavam pra minha casa – MINHA IRMÁ IA TODO DIA BRINCAR NA VIZINHA E TRAZIA COM ELA ( COLOCO VÁRIAS PALAVRAS PRA APARECER NA BUSCA DE QUEM PROCURA PQ ESSA COCEITRA NINGUÉM IMAGINA O QUE É E QUEM SARAR AJUDE QUEM PROCURA E COLOQUEM EM TODOS SITES DE BUSCA PQ É TÃO SÉRIO QUE TEM GENTE QUE ENTRA EM DEPRESSÃO MESMO !!! É UMA DOENÇA TÃO SÉRIA QUE TEM ATÉ 15 DIAS DE LICENÇA MÉDICA COMO DIREITO a afastamento de TRABALHO ) bem, voltando…descobrimos que minha irmã trazia a doença pra casa todos os dias, e fomos na vizinha e passamos a lavar a cachorrinha dela dia sim e dia não e com um burrificador, ela passava candida qdo se coçava entre um banho e eoutro e minha irmã, antes deentrar em casa, tira o sapato, não encosta na maçaneta, vai direto pro banheiro, ja coloca todas as ropuas na bia, dou um choque de candida rápido com água e sabão pra matar os bichinhos da roupa, e tiro a agua rápido pra nao manchar – passo inseticida na roupa deixo de molho e lavo no outro dia de novo e pronto – me livrei da praga !!! ALIVIA NA MESMA HORA PRA A GENTE DORMIR E COM ALGUNS DIAS IR SARANDO DESDE QUE TODO MUNDO QUE ENTRE EM CASA, TIRE O CALÇADO NA RUA, ENTRE DIRETO PRO BANHEIRO e tome um banho com um punhado de sabão e meio copo de candida por 3 vezes e nao doi nada faça o teste nada nada nada !!! Tenho A IMUNIDADE BAIXA E foi a unica coisa que me sarou !!! Lave bem os cabelos, tosem os cabelos dos cahorros – passem pano na casa com candida pura e insiticida direto no pano todos os dias e ja era !!! NÃO TEM REMÉDIO MELHOR !! SÓ O FATO DA COCEIRA SAIR NA HORA É UM SONHO UM MILAGRE !!!
    NA VERDADE MUITOS TRAZEM OS BICHOS PRA CASA DOS ONIBUS, DO TRABALHO, pq a maioria das pessoas tem vergonha de falar e vão passando pra todo mundo e é aí que seu pai, irmão, namorado que tem imunidade boa e não pegam mas que so em sentar no sofá com a roupa suja, já trazem a desgraça pra nossa vida sem saber e como não tem essa coisa horrível, nunca imaginam o que passamos…

    A CÂNDIDA, NÃO DOI NADA…tem médico que indica para coceira e alergia nos genitais, pois cura em um dia e os demais é tratamento – para tirarem a duvida passem a candida na nuca, ou orelha ou nariz ou no genital, SÓ ARDE OS OLHOS COMO SAHNPOO, MAS FICO COM UMA TOALHA do lado pra passsar nos olhos e no cão por favor tomem muiyto cuidado com os olhos e nariz tadinhos, na boca por fora tem que passar ( lábios ) mas cuidado com os olhos, lavem, deixe 2 minutos em cada lavagem de molho e lavem por 2 ou 23 vezes tbém mas nao com meio copo de candida claro, use meio copo para lavá-lo inteiro com o sabão em póe os dedidnhos coloquem o molhinho puro pra tirar de entro de suas unhas, mas não exagerem, usem a candida e sabão em pó em bemmenor quantidade pq eles cheiram 8x mais do que nos e imaginem…fiquem com a porta do banheiro aberta e depois lavem todo banehiro com candida e paredes e tudo…cuidem do bichinho que ira sarar mais rapido do que vc…pq esssa coceira é triste demais e são 2 pessoas em 300 que pegam essa maldita coceira por isso ninguem acredita…
    Terá noites de sossego e maravilhosas, pra mim foi um milagre e SEU CACHORRO TBÉM precisa de ajuda qedo começa a se coçar é que está desesperadooooooooooooooooo!!! é pior que qualquer dor que ja tiv e… lave ena hora se sentira bem …MAS NÃO ADIANTA LAVÁ-LO E DEIXAR NA MESMA CASINHA OU CAMA, TEM QUE IR MUDANDO DE LUGAR POR UM MES…SE ELE PISAR NBO CHÃO ONDE TINHA ANDADO ANTES DO BANHO, JA ERA PQ O BICHINHO TOMA ELE DE NOVO E RECOMEÇA O CICLO, O MELHOR QUE MEU MEDICO MANDOU É: COLOQUE UMA CASINHA DE PLÁSTICO AO LADO DO MEU SOFÁ ( PQ MEU CACHORRO VIVE DENTRO DE CASA ) lhe dê conforto, carinho, tose seus pelos completamente pq nos pelos ficam ovos tbém que não morrem com vendeno e candida, lave de dois em dois dias se ele nao tiver coçando ( se coçar lave na hora pq é terrível ) ( lembre-se que passando o sabão pó e candida, terá o bicho em seu corpo mas a coceira vai embora com o banho todo dia e so voltará mais fraca no outro dia e depois de dois em dois e 5 em 5 até sumir ) água fresca, cobertor limpo e cada vez que lavar o cahcorro ( todo dia ou dia sim dia não como nos lavamos e lavamos quem entra em casa ja que a maioria não sabe o porquê de não sarar, qdo na verdade alguém está trazendo o bicho p´rá dentro de casa – seja da escola ou do trabalho, pa todos tem vergonha de dizer que tem sarna ou prá dentro de casa no sapato, calça, cabelo, etc…e vão passando pra todo mundo que tem imunidade fraca como a minha.. .FIQUEI UM TEMPÃO COM ESSA MALDITA COCEIRA PQ A MINHA IRMÃ IA BRINCAR NA VIZINHA E QDO ENTRAVA EM CASA NÃO TIRAVA SAPATO, ABRIA A PORTA E DEIXAVA O BICHO NA MAÇANETA, SENTAVA NO SOFÁ, LIGAVA LUZ E EU NUNCA ME LIVRAVA DELES, PQ OS OVOS LEVAM UM TEMPO PRA ABRIR por isso é importante tomar 2 banhos pra que qdo abrir alguns ovos, os mate imediatamente no banho … LEMBREN-SE DE QUE LEVAM 2 MINUTOS E MEIO PRA ENTRAR NA SUA PELE E À NOITE ELES “NAMORAM” E O CICLO VAI VAI VAI ATÉ QUE TOMEMOS UMA DECISÃO DE ACABAR COM ELES COMO EU FIZ…DEPOIS DE DESCOBRIR A CANDIDA, NUNCAMAIS TIVE COCEIRA PQ ELA COMEÇAVA E EU TOMAVA BANHO, MAS DEPOIS QUE DESCOBRI QUE MINHA IRMA TRAZIA DA VIZINHA É Q CONSEGUIMOS A CURA EM MENOS DE 3 DIAS !!! SEM MATAR O FOCO NADA ADIANTA…E O MELHOR É TOSAR O CACHORRO COITADO PELO AMOR DE DEUS E LAVEM DE 2 EM DOIS DIAS E USEM UM BORRIFICADOR QDO COÇAR PASSEM A CANDIDA NA COCEIRA – PASSA NA HORA !!! NÃO ESQUEÇAM DOS OLHOS PQ ARDE DEMAIS – MUIO MESMO – É O UNICO LUGAR DO CORPO INTEIRO QUE ARDE !!!
    BEM NÃO ÉPROPAGANDAMAS EU SÓ USO A SUPERCANDIDA E OMOTOTAL PQ OS DEMAIS NAO SÃO TÃO BONS ERA DESCOBRIR OU ME MATAR –
    DESCULPEM OS ERROS
    PASSEM PRA FRENTE
    QUEM CONSEGUIR SARAR ME MANDEM UM EMAIL PRA QUE EU SAIBA OK – desculpem os erros – é a pressa e a felicidade !!!
    VLW !!!

    OLAPRATODOS@HOTMAIL.CO

    Curtir

  18. Um cão que teve a demodex juvenil e nunca mais apresentou pode ser colocado em reprodução?

    Curtir

  19. OI TENHO UM PASTOR ALEMÃO ELE TEM ESSA DOENÇA O TRATAMENTO É CARO . PODERIA ME AJUDAR INDICANDO TRATAMENTO MAIS ACESSIVEL. OBRIGADA !

    Curtir

  20. olá tenho uma cadela mista(vira lata com perdigueiro) ela esta com esta sarna desde fevereiro deste ano e já fiz de tudo em matéria de sabonete, remédio me indicaram o triatox na casa dela e no corpo mais estou com medo dela lamber e se envenenar, o que devo fazer????

    Curtir

    • ,Sinceramente, quanto ao tratamento nada posso indicar, mas para o animal não se lamber, use o colar, e no tamanho certo impedirá que o cãozinho tenha a chance de se lamber. Desejo-lhe boa sorte e também para o seu animalzinho, que fique bom logo.

      Curtir

    • Neide,
      O meu pug teve sarna dermodécica aos 6 meses de idade, caiu todo o pêlo e a pele sangrava, a veterinária passou o ADVOCATE da Bayer e ele ficou curado.
      Procure um veterinário para te orientar.
      Boa sorte

      Curtir

  21. Boa tarde!tenho uma cadela labradora de 2 anos ela deu cria á 25 dias e com uns 15dias após ter dado cria começou a presentar tipo uma alergia nas patas traseiras e depois começou perto do fucinho e ela sentia muita coceira .ai levei ela na veterinária e ela fez o exame de raspagem e constatou que era demodécica por causa do estresse dos filhotes já que ela deu 10 filhotes e é a primeira cria,aí ela deu um remédio para usar no lombo dela tipoaquele pra pulga e carrapato só que mais forte e isso já faz mais de 10 dias e agora parece que começou a ficar mais visível no rosto dela e o pêlo tá caindo em varias partes do corpo dela mas ela não tá coçando mais só que esta comendo muito pouco,gostaria de saber oque posso usar ou dar via oral,lembrando que ela ainda está amamentando os filhotes e está tomando calcio todos os dias.Aguardo resposta.

    Curtir

  22. Olá pessoal,
    Minha bulldog inglês de 4 meses (12kg) Buda está com sarna demodécica e seu estado de saúde está bastante ruim, com sintomas generalizados pelo corpo. Está com o rosto todo aberto em feridas e sem pelo, no restante do corpo o pelo já está bem ralo, com algumas falhas e crostas infecciosas, além de só se alimentar e beber água quando oferecemos à sua boca.
    Já mudamos de veterinário e o atual parece ser muito bem informado e nos passa confiança, entretanto ligamos para a criadora que nos vendeu e sua veterinária indicou um tratamento um pouco diferente. Algum veterinário poderia me ajudar? Estamos bastante angustiados com sua situação, uma vez que ela está sofrendo bastante e perdendo parte da infância e da fase de aprendizado básico. Estou passando os tratamentos sugeridos para ver se alguém me dá uma luz.

    1: Moxidectina (Advocate 10-25kg), uma dose a cada 15 dias.
    Amoxicilina (500mg) + Clavulato de potácio (125g), 1 comprimido dividido em 2x ao dia.
    Capsulas de suplemento vitamínico com Ômega 3 (Óleo de peixe, Girasol,…)
    Pastilhas de suplemento vitamínico com pré e pró-bióticos.
    Meio dente de alho cru misturado à ração.
    Limpeza constante e aplicação de Clostebol acetato + Neomicina sulfato sobre os ferimentos.
    Banho com shampoo à base de Clorexidina 3% 2x por semana.
    Aplicação de composto fitoterápico sobre as regiões lesionadas.

    2: Moxidectina (Advocate 10-25 kg), uma dose a casa 28 dias.
    Moxidectina (Cydectin 1%) 0,02 mL/kg via oral a casa 72 horas.
    O restante do tratamento é semelhante.

    Nossa dúvida é: Há diferença em administrar a Moxidectina via oral ou como pipeta no dorso? Qual é mais eficaz? Fazendo via oral como na forma apresentada posso intoxicar a Buda?

    Já estamos na segunda aplicação sobre o dorso e a doença aparenta piorar cada vez mais. Sei que o tratamento é demorado, mas mesmo com o tratamento já iniciado é normal a doença continuar evoluindo durante um tempo?

    Estamos nos dedicando MUITO à Buda, a ajuda de vocês será de grande importância em sua recuperação!
    Obrigado desde já,

    Augusto

    Curtir

    • Oii Augusto..
      Tenho uma cadelinha com a mesma doença, também usei
      o Advocate 10-25kg ( só gastei dinheiro) não resolveu nada…
      a Sarna da minha cadelinha é generalisada, vc sabe qual é do seu??
      Fiz um tratamento durante 2 meses, que foi só sofrimento não resolveu nada, até que percebi que minha lilica estava mto fraquinha e parecia que ia morrer, foi ai que resolvi trocar de veterinario…
      E agora com 1 mes de tratamento minha lilica está 95% melhor..
      Já comi toda a ração, o pelo cresceu, está brincando, enfim está ótima..Ela tem 6 meses. Vou te passar o receituario que minha vet me passou e foi tiro e queda, melhorou de uma hora p/ outra… a sem contar que ela ficou enternada 3 dias, por entoxicação de um banho..

      . =Baytril 150 mg (compra na clinica)
      dar 1x ao dia 1/2 comprimido… (antibiotico p/ melhorar a pele…
      a vet indicou dar 15 dias eu dei a caixinha toda….

      =Doramectina 1ml injetavel, na 1 aplicação fiz na clinica o restante em casa, dar em 4 em 4 dias.. pois não tinha condições de levar toda semana p/ fazer na clinica é bem rapido, minha cadelinha quase não senti dor…. e no desespero vc acaba aprendendo como aplicar..
      vou na clinica um sabado sim e outro não, ai pego o remedio p/ 2 semanas e assim vai..

      = banho 2x por semana com pet dermyl ( compra na clinica) ajuda a remover a caspa e limpa a pele e depois lavar novamente com mata cura resolveu mto o meu caso…

      Me mande noticias.., Espero ter ajudado

      Curtir

    • Tenho uma coker de 11 anos que sempre sofreu com problemas de pele, percorri durante estes anos varios veterinarios que fizeram os mais absurdos tratamentos, ela estava com todo corpo tomado de lesões, sem pelo e com uma grave otite, hoje graças a Deus estou tratando com uma veterinaria dermatologista que fez o exame de raspagem, o diagnostico e sarna demodecica.
      Faz hoje o tratamento:
      – Antibiotico rolexine 600mg 1/2 comp a cada 12 horas
      – Doramectina 1 ml 2 vezes por semana ( este para matar acaro)
      – Aurivet para os ouvidos
      – Itraconozol 100mg 1 vez ao dia
      – Banhos 2 vezes por semana ( um banho com shampoo Vetriderm )
      ( um banho com shampoo manipulado, miconazol 2%, Clindamicina 2% e irgasul 1% )
      – Advantage max3 3 aplicaçoes de 15 em 15 dias

      Curtir

    • ESPERO AJUDAR QUEM TEM SEU CÃO COM ESTA SARNA VOCÊ DEVE DAR BANHOS SEMANAIS COM SABONETE DE ENXOFRE PODE SER ENCONTRADO NAS MELHORES DROGARIAS APÓS SECAR O PELO , NO LOCAL MAIS AFETADO OU IRRITADO PASSAR O SABONETE PURO DEIXANDO SECAR NATURALMENTE NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O COLAR EVITANDO QUE COÇE OU LAMBE ASSIM ELIMINARÁ TOTALMENTE ESTA SARNA CONHECIDA COMO SARNA NEGRA EM UMA SEMANA O RESULTADO E´ÓTIMO E (15) DIAS NÃO TERÁ MAIS NADA A SARNA SOME O PELO VOLTA NORMALMENTE . MEU CÃO É DE RAÇA POODLE TEM QUATRO ANOS DESDE FILHOTE SOFRIA COM ESTA SARNA GASTEI O QUE NÃO TINHA COM VETERINARIO E REMEDIOS AGORA TEM UMA SAÚDE ÓTIMA EU RECOMENDO NÃO ESQUEÇA A CADA BANHO USAR O SABONETE DE ENXOFRE ANTES DE USAR O SHAMPHOO DE SUA PREFERENCIA.

      Curtir

  23. Tenho um cão de 1 ano e 7 meses, sem raça definida, ele ficou mto triste ao ser separado da outra cadela q eu criava…começou a se coçar desesperadamente, feriu a orelha e ao redor da boca, a ferida contaminada com bactéria inchou mto. A veterinária receitou um comprimido de Alergocort pela manhã, dois comprimidos de Primociclin (antimicrobiano) ao dia e lavar a área atingida com shampoo de Peróxido de benzofla. A ferida secou depois de duas semanas de tratamento, mas a coceira permaneceu. A veterinária que acompanha o Jake sabe q ele tá vacinado , vermifugado e com frontiline em dia…sugeriu, então, exame para investigar a sarna dermodécica…
    Confirmada a doença ela injetou sarnicida e receitou, Advocate uma vez ao mês, Meticortem 20 mg 1 comprimido ao dia durante 7 dias e dps 1/2 comprimido por mais 5 dias, dps 1/2 comprimido em dias alternados. Para melhorar a imunidade Pelo e Derme 1500 (Biotina, ômega 3 eômega 6), banho com triatox ou ibatox uma vez por semana 4ml/litro.
    Depois do banho, mesmo eu tomando todas as providencias para q ele não lambesse o produto, o cão apresentou sinais de intoxicação, dificuldade para se levantar e andar, a veterinária explicou q o calor fez com q ele absorvesse mto o medicamento através da pele, ela receitou então, Hepatox Antitóxico, se passaram 24h desde esse banho desastroso, ele está voltando ao normal (10/11/2011).
    Meu cachorro ainda está com o pêlo intacto e não tem essas feridas vermelhas, mas estou com mto medo. Me assusta a quantidade de medicamento que ele tomou no último mês…ele enfrentou giardíase qnd filhote e cálculo na bexiga há 6 meses,não aguento ver ele sofrer!!!
    Será q esse tratamento será eficaz???

    Curtir

  24. Tenho visto muitos relatos sobre a sarna demodécica e queria falar rapidamente sobre o caso do meu bull, o Tião, hoje com 2 anos.

    Ele teve a sarna com 5 meses de idade e da forma mais agressiva da doença e o que o fez ser curado foi a ingestão de Ivermectina a cada 15 dias associados com banhos de Amitraz. Isso salvou a vida de Tião.

    Agora, tudo isso só faz sentido se for orientado por um excelente veterinário que foi nosso caso. Cada caso é um caso e vale a pena buscar um profissional sério. ISSO É APENAS UM RELATO! NÃO USE RECEITAS DA INTERNET!!!

    Boa sorte para todos.

    Curtir

  25. marisa,21/11/2011
    realmente é uma doença. agride o cão e o dono.
    minha é uma linda golden que apresenta com esta recaida de quatro vezes muito seguidas desde aproximadamente 6 meses, ela está com 2 anos agora e que sofrimento,enquanto escrevo ela dorme profundamente ao meu lado na cama.
    exames,biopsias,raspados todos negativos e ela evoluindo com piora incrivel,coceira,feridas,lesões com sangue,boca toda ferida.
    hoje reiniciei trat mais agressivo com a ivermectina, o banho com amitraz, vacina para aumentar a imunidade,troca para ração de cordeiro equilibrium e é como a andrea não usem receitas dos outros ou da internet, mas foi o que me ajudou,fazer o que?

    Curtir

  26. Amigos do blog fiquei muito compadecida com todos os relatos minha chow chow de apenas 3 meses foi diagnosticada com a demodex fiquei muito triste mas agora que começamos o tratamento aparentemente já estou vendo uma leve melhora ela já voltou a comer e começa a ficar mais feliz. Peço a Deus todos os dia por ela, pois estamos sofrendo muito. Fui a uma ótima veterinária depois de passar por 5 que não sabiam nada. Minha dica é procure um veterinário que faça todos os exames, compre uma boa ração, troque as roupas de cama de seu pet sempre que possível, limpe bem seu local de estar, faça de tudo para evitar o estress dele, e dê muito amor, não abandone nem mate seu cão, procure ajuda. O tratamento é caro porém o amor de seu cão vale a pena.
    bjs
    Darei noticias aqui sobre o tratamento de minha Mel.

    Curtir

  27. Boa tarde:
    tenho PSG, digo, Puro Sangue Guaipeca, mas eu gosto do meu cusco, e não aguento mais ver tanta tristeza, o pobrezinho está tão feinho, já não era grande coisa, mas o cusco é um companheirão, por favor, me ajudem, faço o que for preciso para que ele fique bem, todos os veterinários que o atenderam, devem ter feito a faculdade à distância, já me mandadram até passar oléo queimado no pobrezinho, tenha dó.

    Curtir

  28. Olá pessoal do blog escrevo um pouco triste temo que mel não esteja se recuperando bem, tenho medo dela não melhorar….
    Estou fazendo tudo que a médica mandou espero que ela melhore, não sei o que fazer….

    Curtir

  29. Olá o tratamento foi banho com sulfeto de selenio 2,5, cydectin, amitraz para passar nas lesões e vitaminas.

    Curtir

  30. A minha Luna é uma Fox Paulistinha de 4 meses e meio e também está com sarna demodecica. Estou dando ivermectina a cada 4 3 dias na dosagem recomendada pelo veterinário, cefalexina e procuramos dar bastante carinho pra ela além de uma ração de boa qualidade. O vet disse que o tratamento é lonfo +- 4meses, mas que dificilmente voltará. Vamos ver. Não imagino mais a minha casa sem ela. bjs pra todos.
    Ana Maria/Piracicaba

    Curtir

  31. Olá Pessoal, tenho um beagle de 9 meses que desde os 4 meses +- apresentou a sarna demodécica no fucinho. Procurei por um especialista em dermatologia na minha cidade (Belo Horizonte) e após a raspagem constatou a doença. O tratamento prescrito por ele foi Mectimax 3mg 45 comp., Peroxidex e Capstar 11,4 mg. O trataento é longo e a primeira fase será de 30 dias. Se Deus quiser vai dar tudo certo. Não desanimem com o tratamento do seu animalzinho…a recompensa de vê-lo sadio não tem preço. A todos que estão passando por este momento, o mais importante é ter um acompanhamento de um veterinário sério e com total conhecimento do caso! Boa sorte pra gente e pros nossos peludinhos!

    Curtir

  32. Olá pessoal há algum tempo venho passando por aki e vendo se alguém me dava uma “luz” para ajudar no tratamento do meu filhote. Tenho um bullterrier de 10 meses e que desde os 3 meses sofria com a sarna… Depois de um raspado de pele para confirmar a doença foi dado inicio ao longooo tratamento: 1 injeção de doramectina 1x por semana durante (inicialmente) 9 semanas juntamente com 2 banhos semanais com um shampoo manipulado (clorexidine + cetoconazol) além é claro do magaderme para os pelos e promundog para a imunidade… Segui a risca esse tratamento e confesso que na 8ª aplicação vi uma melhora significativa então relaxei e por 2 semanas (período de férias da veterinária) não levei meu bebe pra tomar as aplicações. Estava tudo bem até que o meu filhote resolveu comer a casa toda enquanto estive fora (quem tem um bullterrier sabe bem como é…eles comem até pedra)… daí vieram os problemas novamente ele teve infecção no intestino, vomitou bastante e caiu a imunidade o que bastou para a sarna atacar novamente… Ele teve uma recaída e a sarna o atacou de forma generalizada ficou praticamente sem pelo nenhum..dava muita dó…voltei com o tratamento e após 2 meses ainda não havia melhorado…mudei de veterinário e a drª me passou um tratamento muito mais caro e me disse q não era definitivo (qlq diarreia q ele tivesse voltava tudo de novo…) me desesperei, chorei… enfim resolvi procurar um tratamento alternativo, pq além de não ter mais preparo psicológico também não tinha mais condições de gastar 300,00 p/mês (fora ração) com o tratamento. Entenda bem não tinha mais como gastar, mas também não podia vê-lo sofrer daquela maneira… Após muita pesquisa descobri que há um estudo envolvendo a sarna demodécica e um tratamento com um remédio (que já até foi mencionado antes neste tópico) chamado PROMERIUS DUO. Esse remédio é descrito como para tratar carrapatos e pulgas, porém foi feito um estudo com o uso desse medicamento no tratamento de cães em estágio avançado da sarna. Resolvi arriscar e comecei o tratamento do meu cão em casa mesmo usando 1 pipeta do medicamento (que é de fácil uso) a cada 15 dias. Os banhos são semanais com PROTEX e logo após o banho seco com secador e aplico o medicamento direto no dorso do animal e pronto! Logo após a segunda aplicação a queda de pelo cessou e agora estou na quarta aplicação de um total de 6 aplicações e o pelo dele já nasceu novamente e as feridas e a coceira não existem mais… Vou finalizar o tratamento daqui a um mês e leva-lo para fazer um raspado de pele para confirmar que ele tá curado..

    Espero ajudar pessoas que como eu AMAM seus bichinhos e não querem mais vê-los sofrendo com esta doença horrível….

    Qlq dúvida podem me mandar perguntas com os e-mails que eu respondo…até mais…

    Curtir

    • é mto triste ver nosso bichinhos sofrendo neh??
      Pois tenho uma cadelinha com o mesmo problema, atualmente
      estou usando doramectina nela igual vc usou só que uso 4 em 4 dias e dou em casa mesmo, vou todo sabado pra vet ver ela, melhorou mto, nossa está linda.. o tratamento está a +- 1 mes e dou banho 2 vezes por semana com mata cura..

      Curtir

      • Aline me passa o receituario… a doramectina e oral ou injetavel… eu tenho medo, pois usei tanto a doramectina q deu problema no figado do meu bull

        Curtir

    • Oii Layane, Já estou na 6ª aplicação de doramectina na minha cadelinha e ela não aparenta nenhum problema…. Vou contar um pouco da minha historia p/ vc entender..
      Quando troquei de veterinario ela estáva completamente inchada
      (alergia do remedio ivermectina que dei só uma semana) estava quase sem pelos, cheia de feridas e bem magrinha, tinha que fica dando ração na boca dela de tão fraquinha que estava…
      Fiquei desesperada quando mandei dar um banho na vet que era toxico, amistradil acho que era o nome.. ela quase morreu…
      Foi quando troquei de vet, nossa foi minha salvação…
      A receita é…

      =Baytril 150 mg (compra na clinica)
      dar 1x ao dia 1/2 comprimido… (antibiotico p/ melhorar a pele…
      a vet indicou dar 15 dias eu dei a caixinha toda….

      =Doramectina 1ml injetavel, na 1 aplicação fiz na clinica o restante em casa, dar em 4 em 4 dias.. pois não tinha condições de levar toda semana p/ fazer na clinica é bem rapido, minha cadelinha quase não senti dor…. e no desespero vc acaba aprendendo como aplicar..
      vou na clinica um sabado sim e outro não, ai pego o remedio p/ 2 semanas e assim vai..

      = banho 2x por semana com pet dermyl ( compra na clinica) ajuda a remover a caspa e limpa a pele e depois lavar novamente com mata cura resolveu mto o meu caso…

      Me mande noticias.., Espero ter ajudado….

      Curtir

      • Olá pessoal,

        Resgatamos uma ninhada de 12 filhotes com a mãe em 23/12/2011 quando eles tinha aproximadamente 1 semana. Desesperados levamos no vet que receitou alguns medicamentos para ajudar na recuperação uma vez que a mãe estava tomada de miíase e não podia mais amamentar. Entre internações e medicamentos salvamos todos os 13. Conseguimos doar a maioria e ainda estamos com a mãe e três das filhotes.

        Porém com 2,5 meses iniciou a crise de sarna demodécica. Inchados, descamados e fracos, assim elas ficaram. Atualmente estamos tratando com 6 gotinhas de cedectryn (dia), 1ml por quilo de cefalexina (dia), emulsão de scott (fortalecer) (dia), banhos semanais e o pomada unghento (larvicida, espanta as moscas e cicatriza) sempre que possível. Além disso, estamos dando fígado de frango cozido misturado com arroz ou ração.

        Essa doença é muito agressiva e infelizmente alguns dos doados não resistiram e já registramos 4 óbitos :(

        Para quem vive esse sofrimento com seus filhotes recomendo muita atenção e cuidados constantes. É desgastante, mas quando abrimos a porta hoje pela manhã e vimos elas se levantarem com o rabinho em pé, foi recompensador.

        Boa sorte com os seus!!

        Curtir

    • Oieee, Layane!!!
      Então compramos um Shitzu (fêmea) em dezembro, e em janeiro ela começou apresentar esse problema, levamos-na na Vet ela diagnosticou alergia….. então não estava convicente com o diagnóstico procurei um especialista e o qual fez o exame de lâmina e não deu outra era a sarna demodécica, estou no tratamento com ela até agora…ela toma injecção uma vez pr semana, mas até agora não apresentou melhoras… poderia informar mais desse tratamento que aplicou em seu cachorrro????
      Abraços,
      Márcia Rose

      Curtir

      • Márcia o tratamento curou o meu cachorro um Bull terrier que completa um ano esse mês…. já fiz dois raspados de pele que deram negativo… continuo tratando da imunidade dele (principal causa da sarna) com promundog, esse eu não deixo de dar nunca e dou também megaderme, esse eu dou 2 meses e paro 2 meses… o importante é não parar o tratamento ate o fim e cuidar da imunidade do cãozinho… qlq duvida pode me procurar meu e-mail é layane_lally@hotmail.com

        Curtir

      • Leia tudo que está neste site e vc vai saber o que fazer.

        Curtir

  33. Bom dia,

    Tenho uma filhote de 5 meses de Dogo Argentino, a cerca de dois meses foi descoberto que desde mais jovem ela tem a sarna, porém depois de passar em varios veterinarios conseguimos o laudo, já estamos tratando, gostaria de saber se alguem processou o Canil e se sim qual foi o resultado, estou precisando contatar um advogado pois o Canil simplesmente me falou que pode trocar o filhote, agora vejam vc´s 5 meses depois vou mandar minha filha devolta, pelo amor de Deus

    Curtir

  34. Boa tarde, nós temos um anjinho aqui em casa, é um York, vai fazer 7 anos agora em maio, há uns 4 anos ele apresentou um problema de pele, levei em vários veterinários e nada curava, aí levei em uma veterinária que deu várias injeções nele e ele sarou. Agora ele esta com problemas de novo, desde setembro, já passamos por 2 veterinários e não conseguiram curá-lo, reencontrei aquela veterinária que tinha conseguido curá-lo anteriormente, ela deu várias injeções, ele melhorou, mas continua com problemas, agora ela receitou cefalexina via oral e decadron, também oral. Ela também mandou dar banho com sabão de coco uma vez por semana e depois passar uma solução de 1 litro de água com 5ml de triatox. Eu acho que ele não tem esse tipo de sarna porque quando ele era filhotinho ele não tinha nada e também estas lesões são no corpo e pernas. Como eu estou dando anti alérgico ele não se coça muito. Espero conseguir agora sará-lo. bjs para todos

    Curtir

  35. Olá Gilberto, tudo bem?
    Esse artigo me deixou mais tranquilo, pois tenhoum cão da raça staff bull terrier e ele esta com 4 meses e foi diagnosticada a sarna demodecica. Estamos dando banho com um shampoo indicado pelo veterinário. Uma vez por semana o Bruce toma banho com esse shampoo. Porém parece que só piora. A pesagem do rosto esta cada vez menor, vários círculos com queda. É normal? Já que sao de acordo com o veterinário necessário 8 banhos e ele tomou apenas 2. Obrigado

    Curtir

  36. Por favor, gostaria de saber se algum de vc´s chegaram a processar o Canil devido o filhote ter essa Sarna, a minha filhote já chegou p mim com manchas pelo corpo, eu cheguei a informar o Canil mais me falaram que era da pele, até que conseguimos diagnosticar a sarna, quero entrar com o processo pelo fato de que eles já sabiam do que se tratava, e mesmo assim n deram a minima atenção, pls me respondam

    Curtir

  37. Alguém já tratou a manifestação com ADVOCATE da Bayer aliado a Mectimax?

    Obrigado

    Curtir

  38. Ola joão.. Tenho uma mestiça pastor/vira com sarna demodécica. trato com advocate/mensal e banhos/semanal com triatrox (4%), apenas nos locais onde apresenta lesão.
    Este mes vou testar a coleira com principio ativo de triatox.
    A coitada já passou por tudo.. mas o mectimax nunca usei. Pelo que eu leio, e pela orientação do meu veterinário, a ivermectina, é muito toxica, e pode ocasionar com o uso contínuo, problemas de figado e rins.
    Meu veterinario cuida dela com muito carinho, e a toda reincidencia ele tenta achar qual o motivo, por ser um problema secundário. até agora, a unica explicação é estresse… toda vez que acontece algo fora no normal dela, (come, dorme, brinca, late pro cachorro do vizinho) ela tem uma reincidencia.. dou ração premium, e troco a roupa da cama toda semana, lavo a casinha e o colchonete toda semana com triatox a 4%..
    A verdade, é que até agora, o unico que realmente segurou foi o Advocate. Super caro por sinal. pago de R$ 75 a R$ 80, (todo mes)..
    Ela tem 2 anos +/-, e perto de 38 kilos (um bezerrinho). Resgatei a Lara da rua com aproximadamente 6 meses, com a pata quebrada(vitima de atropelamento). Cuido dela com todo o amor e carinho que posso. A Lara é um doce, e teria morrido na primeira incidência, se estivesse na rua… abraços…

    Curtir

    • Oii carla.. estou fazendo o tratamento da minha lilica com doracmetina..
      Vc já testou?? Foi a unica coisa que resolveu e continua resolvendo o meu caso… se vc quiser posso passar o receituario, p vc ver junto com o vet que vc leva ela. se vc quiser me manda um msg aline.perraro@hotmail.com

      Curtir

  39. Olá. Tenho um cocker spaniel que foi diagnosticado com sarna demodéxica. A sarna é relativamente controlada, pois ele passa meses sem nenhuma apresentação da mesma, quando acontece é apenas o escurecimento da pele, exesso de caspa e pequena feridas(quando ocorre). Ele responde muito bem À ivermectina oral(mando manipular em farmácias), porém ja ouvir falarem muito mal desse medicamento, pois pode ocasionar danos futuros. Ele tem pavor de injeçoes, nos indicaram o uso do DECTOMAX. já até comprei o frasco, porém estou com receio de fazer a mudança, outra duvida é se posso administrar o DECTOMAX via oral.

    carolzinha_meirelles16@hotmail.com

    Curtir

  40. Ola tenho um BullDog Ingles de 4 meses. Ele estah todo sarnentinho!!! Coitadinho!!! estou cuidando direitinho… ele toma banho como shampoo correto (peroxidex) toma um remedio via oral… nao me recordo o nome… mas sei que sao 6mg pois ele tem 12kg.
    A raspagem de pele deu negativa…porem a Vet dele disse que soh pode ser falsa pois ele estah feinho coitado!!!
    Alguem tem um conforto aeee… essa formula talvez???
    Obrigada
    fobfb@hotmail.com

    Curtir

  41. Olá pessoal volto ao blog para dizer que infelizmente minha Mel esta muito mal, ela tinha melhorado com o cydectin, mas piorou e muito esta cheia de feridas na cabeça, começa a crescer uma crosta preta com pus e mal cheiro na cabeça e nas orelhas dela, isso ocorre de um dia para o outro, ela coça e as feridas sangram, não sei mais o que fazer ela esta muito triste não late, não brinca, ela esta praticamente vegetando e sofrendo muito com dor. Escrevo aqui aos prantos, não sei o que fazer amo ela demais, várias pessoas dizem para sacrificar mas não tenho coragem, porém ve-la assim esta me deixando cada dia pior, me ajudem por favor, estou desesperada….

    Curtir

    • Boa Noite, minha Teckel veio do canil com sarna demodécica, constatada em exame adequado. Sua veterinária especialista em dermatologia canina pela USP administrou tratamento imediato com ivomectina e banhos com peroxidex a cada dois dias. Foram 90 dias de tratamento, com muitos cuidados alimentares (Ração Royal Canin para a idade dela e raça). Seu estado ficou lamentável, mas com o tempo e dedicação ela se recuperou. Fizemos a castração como recomendável. Percebo que é uma cachorra mais sensível que as outras. descobrimos intolerácia à quase todas as rações, como tenho conhecimento técnico-universitário na área de Nutrição, com a aprovação dos vets faço sua alimentação. Há uma ano teve uma crise supostamente por fungo, foi tratada e vacinada contra fungos. Após 03 meses teve piodermite. Tratamos com antibiotico sistêmico e 02 banhos semanais com cetoconazol e óleo de girassol no pelo todo diariamente. Em mais ou menos 60 dias estava belezinha. Mantivemos o tratamento com antibiiótico uma vez por semana por mais 03 meses e paramos. Não é fácil. Maria Celeste fará 05 anos em agosto, e sempre tem problemas e terá, cabe a mim me conscientizar disso e estar a postos para traté-la, nem temos outros para nos dedicarmos somente a ela, pois os tratamentos são caros. Seu pelo está dourado e brilhante, tem poucos ou quase nenhum pelo na barriga e peito, por isso cuido para que sempre esteja em local limpo e jamais em contato com terra e areia. Quando percebo alguma alteração na pele passo uma mistura caseira de enxofre em pó com óleo de girassol. E assim vamos.
      Mas existe um cuidado muito grande com estes animais, pois todas essas lesões podem ser confundidas com algum tipo de câncer de pele. Escrevo principalmente para “Marília” que postou hoje, leve sua cachorra ao veterinário e se tiver posses exija um exame de pele para verificar se ela não têm câncer.
      Feridas não são normais, pús indica contaminação por bactéria e com odor forte mais ainda. Cuidado com receitas, vejo absurdos pela internet. O ser humano está cada vez mais doente por tanto se auto-medicar e faz o mesmo com animais.
      Homeopatia e florais de Bach podem até ter seus méritos, mas o diagnóstico adequado é essencial. Infelizmente há necessidade de ser fazer exames e eles são caros. Diagnóstico só com exames. Só se sabe qual fungo ou bactéria através de exame de cultura, são entidades diferentes e tratamentos diferentes.
      Tratamentos inadequados somente tornam os microorganismos mais resistêntes e inclusive propiciando o aparecimento de outros piores. Cuidado. Veterinário Bom e de Confiança sempre!
      Elisama Nutricionista licenciada especialista em Vigilância em Saúde

      Curtir

      • Elisama
        boa noite
        Gostaria de ter contato com a Dermatologista vetrinária , pois estou com uma filhote de Collie 6 meses e não pode usar qualquer tipo de medicação pela raça ser intolerante.
        Sendo assim gostaria de levar a SCARLETT para consulta e esclarecimentos do problema.
        Obrigado
        Luiz Henrique

        Curtir

    • Marilia, não sacrifique a sua cadela pelo amor de Deus, a minha filhota esta com 7 meses e a 3 meses fomos informados dessa sarna, estou fazendo o tratamento em uma clinica dermatologica que fica na zona norte no bairro de Santana, desde q iniciamos o tratamento ela esta muito melhor, as vezes aparece umas feridinhas mais nada anormal, ela esta linda, otima de saude e feliz, segue os dados por favor faça o contato antes de acabar com a vida dela . Clinica Dermatoclinica – Fone. 11-2971-3356 Dtra Carla Pelegrini

      Curtir

    • Marilia… o meu Bryan estava quase na mesma situação da sua Mel…estava com feridas na cabeça, proximo ao rabo e ao redor do rosto… a vet disse que era fungo decorrente da sarna e me passou alguns medicamentos como cefalexina e itraconazol o que não adiantou… o meu bichinho estava fedendo e com muita dor…apesar do meu sofrimento ser grande o dele acabou sendo maior e eu não tive outra alternativa senão sacrificar.Ele morreu sexta-feira dia 28/04. Aki em casa o vazio esta enorme…mas sei que ele agora já não sofre mais…Que Deus te dê forças pois eu sei bem pelo que vc esta passando e que vc decida o q for melhor para a sua Mel….

      Curtir

      • Oi layane, eu tinha uma chow chow de 1 ano e 1 mês que se chamava Vivi, quando a comprei ela estava com 45 dias , e quando completou 2 meses começou apresentar os sintomas desta maldita doença, fiz todos os tratamentos que o veterinário passou, ela saía de uma crise e logo entrava em outra, chegou a ficar sem os pelos por quase todo corpo, ela arrancava pedaços do corpo e tinha um odor horrivel, dia 1 de outubro de 2012, meu marido foi leva-la ao veterinário e eu por impulso disse q ele mandasse sacrificar, pois já estava com muita pena de vê-la sofrer tanto, mas eu vou me arrepender de ter tomado esta decisão pelo resto de minha vida, o veterinário havia dito q seria a melhor opção naquele momento, sinto que minha vivi foi traída pelas pessoas q ela tanto amava, conviver com a falta dela na minha casa dói muito, me aconselharam a comprar logo outro cachorrinho, eu comprei um maltêz lindo, amo demais, só que nada substitui minha Vivi, as vezes quando estou com ele, fico pensando nela, imaginando se ela estivesse viva , morreria de ciumes, por favor me ajudem, não consigo conviver com a culpa de ter mandado sacrificar minha cadelinha , quem teve essa experiência me ajudem :(

        Curtir

    • Olá após muito gastar em vários veterinários, com remédios e só via piora resolvi eu mesmo pesquisar e receitar o remédio da minha cadela, após 3 veterinários e nenhum dava um tratamento eficaz estou conseguindo melhoras agora dando 6mg de mectimax por dia (ela tem 21Kg) aliado a 1 pipeta de Advocate a cada 21 dias, demorou uns 40 dias para os pelos voltarem a crescer, vou fazer alguns exames para verificar a doença mas minha idéia era tratamento de 60 a 90 dias…

      Curtir

    • Marilia não desista, sofri durante 2 meses e meio com a minha lilica, mais graças a deus encontrei uma vet boa, que consiguiu resolver o meu problema e hoje apos 3 meses, ela está otima, ela tem só 8 meses.. vou te passar o receituario q ela me passou… Minha lilica não comia, não brincava e não latia mais.. ;/ estava só no couro, de tão magra..

      =Baytril 150 mg (compra na clinica)
      dar 1x ao dia 1/2 comprimido… (antibiotico p/ melhorar a pele…
      a vet indicou dar 15 dias eu dei a caixinha toda….

      =Doramectina 1ml injetavel, na 1 aplicação fiz na clinica o restante em casa, dar em 4 em 4 dias.. pois não tinha condições de levar toda semana p/ fazer na clinica é bem rapido, minha cadelinha quase não senti dor…. e no desespero vc acaba aprendendo como aplicar..
      vou na clinica um sabado sim e outro não, ai pego o remedio p/ 2 semanas e assim vai..

      = banho 2x por semana com pet dermyl ( compra na clinica) ajuda a remover a caspa e limpa a pele e depois lavar novamente com mata cura resolveu mto o meu caso…

      Já passei esse receituario para varias pessoas, TENTA VAI, NÃO CUSTA, ACREDITA QUE ELA VAI MELHORAR E TUDO VAI DAR CERTO….Gastei tanto com minha cadelinha que já estava desistindo.Usei varios medicamentos e nada resolvia. Ninguém me ajudava, só falavam p/ mim mandar sacrificar, em uma dia de desespero, comecei a ligar pros amigos e ai veio a luz.. encontrei essa vet que curou minha lilica..
      Hoje eu aplico a doramectina em 15 e 15 dias….

      Me mande noticias.., Espero ter ajudado….
      Me mande seu email… o meu é aline.perraro@hotmail.com

      Curtir

    • Marilia, mais uma coisa, algumas pessoas me falaram que Doramectina dava problema no figado, no caso da minha cadelinha, posso garantir, que não deu reação nenhuma, pois a dosagem está certa com o peso dela, não dou nem a mais e nem a menos, entendeu? se vc for fazer esse tratamento, (espero que faça) veja o peso dela primeiro e se vc quiser me passa o peso dela e falo com a minha vet, pra ver quantos ml vc tem que aplicar nela… Bjoss

      Curtir

  42. Pessoal obrigada pela força, infelizmente moro no interior do estado de Goiás e as coisas por aqui neste ramo de veterinaria são bem atrasadas, levei a Mel em uma veterinaria de Goiânia, mas ela não esta melhorando nada pelo contrario esta cada dia pior, esta com muita dor esta noite ela chorou muito levantei e dei um remedio para dor meu mesmo pois os dela não tem efeito, fico louca da vida com essa situação, nunca mais quero outro cão, não quero mais passar por isso sempre sofri com meus cães apesar de todo carinho sempre acontece algo com eles. Me sinto mal e sem saber o que fazer não quero ver ela sofrer assim ela não merece…..

    Curtir

    • Marilia, olha sei pelo que vc está passando sofri 3 meses com a minha
      uma Pit Bull, que peguei da rua com 2 meses, já estava co a sarna negra avançada, horrível tenho fotos dela no meu facebook, se quiser ver entre em adriana grams( tem minha foto ) tem + pessoas
      com meu nome, eu sou a de cabelo claro( então pois bem vc vai ficar espantada com as fotos, sofri uma barbaridade com essa cachorra, mas consegui amenizar a doença deixando ela estabelizada, a sarna negra deixou a pele de Pietra caindo aos pedaços
      o TRATAMENTO que Aline passou é otimo, sou amoga dela no facebook e vi aos fotos da cachorrinha dela antes e depois, agora ela está linda.
      tenha muita força pois eu sei muito bem o sofrimento que vc está passando
      ,é terrivel essa doença.
      um abraço Adriana Grams

      e cheirava muito mal, olha sofremos por 3 a 4 meses. Aline Perraro é
      minha amiga no facebook, esse tratamento que ela passou é otimo, cachorra dela estava muito debilitada com essa sarna e hoje está linda, vi as fotos dela, a

      Curtir

    • Marilia.. Esse tratamento que eu fiz na minha cadela não foi caro, comparado aos outros… Pago 8,00 a aplicação de doramectina e
      na epoca que ela tomou antibiotico pra pele não passou de 30,00
      o tratamento é lento, mais a recuperação é rapida..

      Curtir

  43. eu estou com meu cachorro de 2 anos com esse problema e não tenho condições de pagar um bom profissional para trata-lo estou com medo de perde-lo ele tem um quilo mas está muito magro que está dando dó não sei o que fazer pois ele é muito delicado e está sofrendo muito ele é da raça pintcher nº 1 e está muito debilitado não come e nem brinca mais o meu filho tem 6anos e adora o cachorro estamos com medo de perde-lo se alguém souber um remédio e a dosagem para dar pro meu cachorro eu agradeço muito

    Curtir

    • Vê se não há protecção dos animais aí que a possa ajudar, esse é um cão de pequeno porte a dosagem tem de ser super fraca, o melhor é contactar um especialista mesmo.

      Curtir

      • fatima sito muito em te dizer eu perdi meu amigo a semana passada estou muito triste .Lutei durante oito anos junto com ele mais naa adiantou

        Curtir

  44. Meus amigos do blog escrevo para contar que a minha Mel se foi dia 21 agora e estou sofrendo tanto com a perca dela que já não durmo direito e esta um imenso vazio dentro de mim choro todos os dias sentindo falta dela de sua presença junto a mim ela era minha companheira para todas as horas boas e ruins ela sempre esteve ao meu lado e agora me sinto perdida…. Não sei nem o que dizer fiz tudo que podia tentei vários tratamentos rações e nada funcionou, mas agora pelo menos sei que ela não está mais sofrendo só que em mim esta um burraco que doi muito parece que perdi um pedaço de mim.

    Curtir

    • Oi Marilia ! Meus sentimentos pela sua perda ,poço enterder o seu sofrimento , pois perdi o meu amigo tambem quando vi e li o seu relato quase que chorei . fica para os demais do blog lutem pois o sofrimento de um amigo os causa sofrimento tambem o meu se foi mais deixou uma emorme saudade um grande vasio o coraçõa vou compra outro mais jámais vai cubrir o grande laço de amizade e lealdade entre eu e meu amigo CONAN . Um abraço á todos e fiquem com Deus

      Curtir

  45. ESPERO AJUDAR QUEM TEM SEU CÃO COM ESTA SARNA VOCÊ DEVE DAR BANHOS SEMANAIS COM SABONETE DE ENXOFRE PODE SER ENCONTRADO NAS MELHORES DROGARIAS APÓS SECAR O PELO , NO LOCAL MAIS AFETADO OU IRRITADO PASSAR O SABONETE PURO DEIXANDO SECAR NATURALMENTE NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR O COLAR EVITANDO QUE COÇE OU LAMBE ASSIM ELIMINARÁ TOTALMENTE ESTA SARNA CONHECIDA COMO SARNA NEGRA EM UMA SEMANA O RESULTADO E´ÓTIMO E (15) DIAS NÃO TERÁ MAIS NADA A SARNA SOME O PELO VOLTA NORMALMENTE . MEU CÃO É DE RAÇA POODLE TEM QUATRO ANOS DESDE FILHOTE SOFRIA COM ESTA SARNA GASTEI O QUE NÃO TINHA COM VETERINARIO E REMEDIOS AGORA TEM UMA SAÚDE ÓTIMA EU RECOMENDO NÃO ESQUEÇA A CADA BANHO USAR O SABONETE DE ENXOFRE ANTES DE USAR O SHAMPHOO DE SUA PREFERENCIA. SEQUE BEM O PELO COM SECADOR .

    Curtir

  46. Pouco se falou em castração das fêmeas, mas percebi que a minha cadela ficava imunodeprimida a cada cio. Eu vi o quanto o cio derruba a cadela, em vários aspectos. A castração acabou com todos esses problemas. As pessoas deveriam se informar mais sobre a castração, para o cão é um ato de amor, pois evita vários problemas decorrentes do cio, a imunodepressão é um deles.

    Curtir

  47. Olá, tenho um galgo com 7 meses que esta sendo tratado p curar a sarna dermodex canis. ele dorme na cama com meu filho, gostaria de saber se meu filho poderá de alhuma forma se contaminar… pois mesmo a literatura afirmando que nao contagia humanos vejo meu filho se coçar…a dermatilogista falou que nao tem nada… mas tenho medo… a ciencia é cheia de ‘certezas incertas

    Curtir

    • ‘certezas incertas’l se alguem puder mandar uma luz p meu email agradeço m.crimed@hotmail.com

      Curtir

      • Boa tarde, o meu cãozinho, só de o levar nos braços para o veterinário ainda ele não pisava o chão da rua, pegou-me algo que tive que tratar com Acaril Bial da BIAL. (cheira mal para xúxú!)
        Este tipo de Sarna não se pega a seres humanos, mas pode ter outra coisa qualquer que se pegue, no início ele tb dormia comigo, mas com 07 meses já tem de o habituar a dormir no chão ao lado do dono.
        Mas cada um educa o seu cão como quer ;).
        Boa sorte para o seu galgo.

        Curtir

  48. Boa noite, tenho um basset e com 6 meses ela apresentou uma pequena queda de pelos e coceiras levei ao veterinario que passou um antialérgico e a pipeta advant max da bayer pois achava que poderia ser alergia de pulga em seguida pediu exames dermatologicos no Raspado deu a sarna demodex.. Agora ela está em tratamento está tomando um anibiotico Cefex por 7 dias 3,5 ml ela tem 6kl e 1/4 de mectimax por dia esse deve ser usado por 3 meses e está tomando banho uma vez por semana com Shampoo que não lembro o nome.. ela está em tratamento por 5 dias porém não estou verificando melhoras ao contrário no pescoço onde os pelinhos caiu as feridas estão ficando purulentas.. será que é normal?? eu sei que é cedo mais eu esperava que o aspecto melhorasse.. Alguem sabe se existe a possibilidade da infecção estar saindo por isso que apareceu pus…Estou na luta… mando notícias caso apresente melhores se não apresentar vou trocar de veterinário pq não quero que avançe o problema..

    Curtir

  49. Tenho 1 cachorrinha de 13 anos, a minha querida Chiquinha, ela está com sarna demodécica e agora o tratamento está no final. Ela está sendo tratada com ADVOCATE 1 x ao mês e levo na clínica Veterinária toda a semana para dar banho medicinal com TRIATOX, hoje ela tomou o 6º banho. Ela perdeu pelos nas pernas e patas e na cabeça, ela estava horrível e com cheiro forte. Quero esclarecer que estes banhos devem ser dados com o acompanhamento do médico, pois é forte. É um tratamento que o proprietário deve ter muita paciência e dedicação. Para vocês terem idéia é o 3º Vet que eu levo, é especialista em pele. O Veterinário anterior ministrou Doramectina e ela teve reaçõ neurológica forte, que durou algumas horas. Eu estou feliz pois agora ela está normal. Deixo aqui meu depoimento para que possa ajudar.
    Grata
    Marcia

    Curtir

  50. Gente já postei aqui antes e quero partilhar minha nova descoberta…tenho uma fêmea adulta e sua filhotinha que resgatamos logo após o nascimento ambas com essa sarna e para secar as feridas que essa doença causa estou usando a gosma da babosa (da planta mesmo), é impressionante como ela ajuda a secar as feridas…para quem já sabe que essa doença não tem cura e que acompanhará seu bichinho até seu último dia pode contar agora com essa benção! Boa sorte com os seus ;)
    Fabíola.

    Curtir

  51. Olá meu nome é Paola achei um cachorrinho na rua acho que ele tem 3 meses , primeiramente ele não tinha nada só umas bolinhas de pus na barriga mas dai passei talco cicatrizante e sarou mas do nada ele começou a se cosa muito e depois de um tempo os pelos foram caindo e começando a aparecer a pele em carne viva, eu to dando banho nele com o sabonete MATA CURA mas não esta adiantando e como ele dorme no meu quarto , estou com bolinhas na pele e estou com medo de estar com sarna também.
    Se alguém poder ajudar agradeço.

    Curtir

  52. Sou a mesma de cima mas não sei qual sarna ele tem

    Curtir

    • Olá Paola, o certo seria levá-lo ao vet pra diagnosticar com certeza, mas se ele tiver sarna demodécica fica tranquila porque essa não passa nem para outros cães. Eu também fico com bolinhas quando brinco com meus cães, mas é alergia que tenho tanto que somem depois. No final de 2011 resgatamos uma ninhada com 13 ao todo mãe e filhotes todos com esta praga e deixamos eles misturados com meus cães e nenhum deles pegou. Tratamos eles e doamos, mas ainda ficamos coma mãe e uma filhota. Bom, esse problema não tem cura e acima do teu registro incluí uma informação nova. A gosma da babosa em planta cicatriza maravilhosamente as feridas e sai de graça, os banhos devem ser mantidos com produtos a base de cetoconazol. A carne moída crua ajuda a levantar a imunidade do seu cãozinho e um veterinário poderá lhe orientar sobre a medicação que deve ser dada para o peso dele para baixar a febre e acalmar a inflamação que surge nesse período. Por favor, não o abandone pq qdo resgatamos os nosso estavam em estado lamentável e soubemos um tempo depois que alguns não resistiram pq as pessoas que adotaram não cuidaram corretamente das feridas e eles acabaram infestados de míase. Parabéns pelo resgate e boa sorte com seu amiguinho!

      Curtir

  53. A sarna negra é curada com caldo de feijão, cozido e sem tempero. curei um cão assim, após várias tentativas com medicamentos veterinarios. Em poucos dias percebe-se o crescimento de pelo no local.

    Curtir

  54. Tenho uma vira lata que está com 1 ano e problemas no pelo. Coça muito e já levei ao veterinário que passou antibióticos e fungicida. Agora ela está com diarréia. Ela já foi castrada, é muito bem cuidada. Estou desesperada pois estou sentindo que ela está sofrendo. é o 3 médico que vou. estou muito triste… me ajudem

    Curtir

    • Sarna Demodécica tem que ser diagnosticada através de exame para verificar a presença do ácaro, seja na forma “infantil” quanto “adulta”. O laboratório precisa ser de confiança. Antibiótico só é dado quando há contaminação por bactérias, o que ocorre quando há formação de feridas. O Tratamento protocolar aqui no Brasil é Ivomectina de acordo com o peso do animal; banho com o shampoo Peroxidex a cada dois dias por 15 dias, depois a cada 03 dias por 15 dias e 1 vez por mês. Anfifúngico não tem ação efetiva. A verdade é que não tem cura e a doença volta quando o animal sofre algum estress e seu sistema imunológico não consegue controlar o ácaro. Exames são de supra necessidade para saber se há infecção e qual a bactéria, e se há infecção fúngica. O que tenho visto nos últimos cinco anos são receitas caseiras, profissionais usando medicamentos que acabam por prejudicar o animal e a doença sempre em recidiva. A alimentação é essencial. Minha cachorra melhorou com alimentação natural cozida elaborada por mim e pela veterinária. Sou nutricionista e estudei muito a ação dos alimentos nos animais, não é fácil, requer muito cuidado e carinho, porém o maior cuidado de todos é não usar remédios milagrosos. Não tenha medo de mudar de veterinário, peça um hemograma completo, exame de urina 1, esfregaço de pele para cultura de microorganismo. Gaste em exames para que seja utilizado um remédio adequado e seu cão sofra menos.

      Curtir

  55. Só para constar Sarna Demodécica ou sarna negra não tem cura; o ácaro que causa problemas faz parte da flora microbiana do pelo do animal, quando a imunidade está prejudicada ele aflora. O Cuidado é de dentro para fora. Uma dica é o uso de ômega 3 em cápsulas, 1 g por dia.

    Curtir

  56. RECEITA.
    Pessoal, tenho um pit bull de 8 meses, e apresentava feridas, pele aspera, falha de pelos. E de tanto levar em veterinarios resolvi buscar na internet, e achei um depoimento de uma nutricionista, q pegou um cao para cuidar, e tratou com ivermectina, (ivercanis), gotas de propolis( 1gota pra cada kg) e alho(recomenda meio alho por dia até começar o efeito, e depois só uma lasquinha) e banhos com tiuran. O meu ta beeem melhor, as feridas sumiram, e só o pelo q ainda nao cresceu, mas creio q seja pela imunidade da idade.

    Curtir

    • Pra que serve o alho e o propolis?

      Curtir

      • amigo… qdo eu li o post eu até fiz consciente… mas hoje eu nem me lembro… mas continuei com isso… até pq cheguei a duvidar … mas como era só alho e propolis… e a ivermectina.. nao achei q fosse ter riscos…

        Curtir

  57. Por favor alguem me ajude!!!!!!! tenho uma cadela de 08 anos e de 06 meses para ca tem perdido pelo e muita coceira, veterinario disse que era sarna e deveria trata-la com antibiotico e spray para pulverizar o ferimento para melhor cicatrização, tudo foi feito e nada adiantou. em comentário com uma senhora disse que poderia fazer compressa com pedra hume, as feridas realmente secaram mas o pelo não cresceu e ela continua a perder o pelo. se alguem puder me ajudar agradeço muito.
    Carol.

    Curtir

  58. Minha shitsu de 04 meses esta com a sarna demodecica,além disso também com a doença do carrapato(que nao sei como ela adquiriu ja que nao anda na rua nem com outros animais ) tomando doxiciclina remédio para anemia,para aumento da imunidade a o advocate há um mês ,mas nao vejo melhora as feridas das costas e cabeça estão aumentando,mas ela continua se alimentado bem é alegre somente um pouco apática,devido a anemia,posso pedir que o criador que me vendeu com o pedigree me pague o tratamento?tem um tratamento mais eficaz?vou ter realmente que esteriliza-lá?ela só tem 03 kilos,come ração tutano devo mudar a alimentação me ajudem,nao quero perder minha filha MELISSA,o pet onde comprei-a me propôs trocar o animal como se ela fosse um objeto,fiquei com tanta raiva que nem dei importância e fui embora mas agora ja gastei esse mês com exames e remédios mais de 500,00, e penso ficar pesado meu orçamento,agradeço as respostas e idéias que me dêem .

    Curtir

  59. Tenho uma dalmata, e o nome dela é bela, ela fez 8 meses agora no dia 10, e no mesmo dia ela entrou no cio, e juntamente com os 8 meses e o cio, apareceu uma queda de pelo abaixo do pescoço na lateral acima da pata esquerda com ± 2cm de Ø e com um vermelhidão e umas casquinhas. No dia seguinte liguei pra vet dela vir na minha casa para consultar, pois com ela no cio fica ruim sair de casa, pois pode fazer mta sujeira… A vet foi em casa, a priori disse que não era nada, que parecia umas batidas na parede ou chão, mas de qualquer forma ela pegou um durex nas coisas delas, retirou dois pedaços, pressionou contra a pele e puxou. Colocou cada pedaço em uma plaquinha plastica para análisar no lab. Logo mais a tarde ela ligou pra apresentar o resultado, que era aquilo que eu temia, a sarna demodecica. Logo fiquei mto abalado, pois já ouvi falar mto sobre essa patologia, no entanto nunca vivenciei… Fiquei sem chão, pois já pensava em comprar um machinho para fazer par com ela…ela não tinha pedigree, abri um RI pra ela e td…ia comprar um macho com pedigree pra virar criador de dalmata, pois gosto demais dessa raça… E agr com essa doença, td foi ao chão… Claro estou emocionalmente abalado, mas meu foco agr é tratar a bela, sem duvidas ela é a mais importante pra mim agr…. Enfim voltando ao tratamento, a vet dela me receitou comprar um remédio da bayer chamado advocate (já ouviu falar?) e despejei os 2,5ml do frasco no pescoço dela. Ela disse que iria esperar o cio passar para iniciar os banhos…ainda nem sei quais serão. O fato é, li mta coisa na net sobre a SD, e uma das coisas que li é que há alguns relatos de que a maioria dos cães a possuem, e normalmente após o primeiro ano eles a superam, como diz na matéria acima, isso é vdd? e se é a bela têm mesmo a necessidade de ser castrada? Ou melhor, corro o risco dela voltar a ter a demodecica novamente, e ainda pior, haja visto que esse quadro que ela está apresentando é minimo, pequeno, mas já comecei a tratar desde o primeiro sinal… Obrigado e desculpe escrever esse testamento, mas achei muito bacana o trabalho feito aqui no seu site…está de parabéns!!!

    Curtir

  60. TENHO UM BULLDOG INGLêS. hj com 5 meses,, assim como muitos aqui compramos porque nos apaixonamos pela raça e o amamos muito..notei falhas de pelos na testinha dele.. como leio muito net e li este blog logo desconfiei levei ao vet e pedi a raspagem.. e bingo SARNA DEMODÉCICA tão assustadora morremos de medo .. chorei muito quando saia pus dos olhos dele e ele se coçava.. eles sempre com aquela carinha k partem o coração da gente… enfim… o vet deu ADVOCATE.. orientou banhos com amitraz inicialmente 2x por semana… li muito e vi k a imunidade deles é tudo.. mudei minha relação com ele .. dou bife pra ele todos os dias ele ama.. mesmo com a ração claro.. naum a substituo mas tento fazer dele o cão mais feliz.. come ate pipoca conosco.. deixei de tratar ele como algo intocável com medo de tudo.. ele se suja brinca.. e come bem….dou cenoura as vezes .. uma lasquinha de alho picadinha com a comida… e tento ver ele bem….. tento nao deixar ele sozinho nos revezamos pra fazer ele felizz.. BOM GENTE HJ ELE ESTA BEM PASSOU A VERMELHIDÃO E O VET DISSE QUE NAO VAI PRECISAR DAR NADA ORAL PRA ELE.. esperto ter ajudado .. TUDO DE BOM A TODOS.. e abraço especial a todos os amantes de bulldog inglês!!!!!

    Curtir

  61. Tenho um York com Sarna Demodécica..descobri quando ele tinha por volta dos 5 meses.. foi horrível, ficou muito mal, com feridas e queda de pelos.. levei a vet. fiz exame de sangue e o raspado de pele, e constatei a suspeita da sarna.. de lá pra cá foram muitos gastos com remédios mas valeu a pena por hoje ele está lindo ( tem 1 ano e 4 meses), a pele não está mais irritada e as feridas não mais existem e espero que não voltem nunca, pois foi muito sofrimento.
    Usei o MECTIMAX em comprimido por 3 meses seguidos ( não deveria nem ter ficado esse tempo todo dando remedio a ele pois depois descobri dos danos que pode causar nos rins e figado) e paralelo a isso um shampoo antibacteriano e contra a sarna. Como ele tava com feridas abertas teve que tomar injeção, antibióticos e anti-inflamatórios por uns dias. Após esse período de crise, e passado os três meses fiz 3 aplicações de ADVOCATE nele e até hoje nada de sarna :D
    Ahhhhh,como essa doença é relacionada a queda da imunidade, sempre mantenho ele com vitaminas, tomadas em doses diarias. Ah vitamina PELE FOOD é uma ótima opção :)

    Curtir

    • Preciso muito de uma opinião, tenho um bulldog inglês de 4 meses. Começou a cair pelo dele (mas ele não coça) e onde moro tem muito bichinho percebi que ele aparece com picadas no corpo. Depois de um tempo o pelo caiu de algumas regiões. Levei no veterinário, fez o exame de raspagem, das 4 laminas, 3 a medica mandou para o laboratório, que deu NEGATIVO, e a outra ficou com ela, e ela disse que deu POSITIVO. Achei muito estranho, ela passou o remédio por 120 dias….ja aconteceu com alguém isso, pq vou procurar outro medico. Obr

      Curtir

  62. cara ines tb queria que me passasse essa receita póis tenho uma pit bul e a 9 meses venho tentando curar e nada ja gastei muito dinheiro e nada se poder te agradeço e-mail
    : luquinhaantonio06@hotmail.com

    Curtir

  63. Absurdo sacrificar animal por causa da sarna demodecica……..so tratar o animal ,logico , desde o inicio , porque baixa imunidade , a demodecica ataca o animal , dei omega 3 ,para o me cao , esta bem ,saudavel ,mas o inicio , do tratamento medicamentos e banhos ….. depois vem muita vitamina ,…………assim vai combatendo a demodecica……………

    Curtir

  64. Meu bulldog esta com isso como cuidar?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 247 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: