Você pergunta, a Vivi responde!

Olá, tudo bem?

Gostaria de tirar uma dúvida. Comprei um filhote de bulldog, mas ele está com uma assadura no rabo (que é para dentro) e cheira muito mal.

Tem algum medicamento ou tipo de tratamento para sarar deste problema?

Muito obrigado e aguardo retorno Carlos

Sr Carlos, o rabo inserido dos bulldogs quando infeccionado é realmente um problema que demanda atenção. Existem vários tipos de infecção que podem atingir o local, desde bacterianas, fungicas entre outras. Cada patologia tem seu tratamento específico. Aconselho o senhor a procurar atendimento veterinário para que seja avaliado que tipo de lesão, qual infecção que está presente, extensão do problema, se necessita de tratamento local ou sistêmico e demais orietações sobre o manejo com seu bulldog. O veterinaáio poderá lhe orientar também sobre o grau de inserção do rabo, se precisará de cirurgia ou não. Na minoria dos casos optamos por retirar o rabo, mas eventualmente a resolução da infecção só se dá pela retirada cirúrgica.

Felicidades a vcs.

Att.
Dra Viviane Dubal

Dra. Viviane Dubal – CRMV/RS 8844

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da Clinica Veterinária Saúde Animal em Porto Alegre. Contato: vivianesd@bol.com.br

About these ads

35 Respostas

  1. Dra. Viviane,

    O Pacco teve a mesma coisa, a assadura cheira mal mesmo e sangra, e a vet dele receitou neodexa f creme. O tratamento durou uma semana. O segredo é secar bem o rabo após o banho para não ter esse tipo de problema. Nunca mais ele teve assadura. Quanto a retirar o rabo, eu conheci um bull que o rabo foi retirado e na minha opinião de leigo é que deve ser evitado ao máximo. Para mim os bulls com rabinho enrolado são D+.

    []’s João Luiz.

    • O meu Bulldog Inglês tem 5 meses e tambem está tendo um problema parecido com esse. Ele teve uma pequena irritação no rabo que é enroladinho bem para dentro, levei ele a veterinario e ela me endicou limpar e secar bem o local e dar cefalaxina durante 10 dias. A infecção melhorou, porém a maioria das vezes que ele faz suas necessidades (fezes) fica um pedacinho preso no se ânus. E por onde ele senta suja. Eu estou limpando todas as vezes que isso acontece e passo polvilho (Granado), que foi indicado por alguns criadores. A saude do rabinho está bem. Mas o que eu faço com relação a esse problema? Será que seria caso de cirurgia?

  2. Sr João com certeza o rabinho enrolado deles é uma graça mesmo. No entanto, existem casos em que a solução do problema só vem mesmo com a retirada do rabinho. Eventualmente ocorre a inserção dele pra dentro da região do perineo (região traseira muito sensivel) e compressão do reto (final do intestino) o que leva a outros problemas muitos sérios, além da propria infecção de pele. Recentemente retiramos de um bulldog 12cm de rabo inserido nessa região, havia muita infecção (pus) e muita dor pela compressão do local. Agora ele está otimo, muito feliz, comendo bem e conseguindo sentar.
    Mas certamente a prescrição para cada caso varia muito.
    Att.
    Dra Viviane Dubal.

  3. tenho uma bulldog ingles, comprado em canil.
    que vendeu diz que ele é puro e me deu um certificado de pedigree, porém o rabo dela mede aproximadamente 16 cm fica para ABAIXO fazendo um pequeno * S * isto esta certo??
    O ela deveria ter o rabo enroladinho

  4. Bom dia, Dra Viviane

    Tenho um cachorro que apresentou a Sarna Demodécica localizada qdo tinha 3 meses de idade, e após o tratamento ele não apresentou mais. E ele já está com 2 anos de idade. Se ele cruzar com uma fêmea que não teve a Sarna Demodécica, qual a probabilidade de nascer filhotes com a Sarna?

    Obrigado.

    Renato

  5. Olá….acabamos de comprar o Thor, ele tem 2meses e meio…só que não faço a menor idéia de como ensiná-lo a fazer xixi e cocô no jornal…ele faz por toda a casa e quando chego a tempo pego ele levo pro jornal e brigo com ele dando com um rolo feito de jornal só para assustar…mas tenho tanta peninha….e cocô a mesma coisa..o pior que o cocô dele ainda esta mole e muuuuuito fedido….e ele ignora totalemte o jornal. Do canil que ele veio ele fazia em qualquer lugar pois estava solto em casa e havia jornal por tudo..mas não quero que a minha casa fique assim…alguem pode me ajudar com alguma dica??? Sempre limpo o local errado com cloro e coloco um pouco de xixi no jornal para que ele possa cheirar mas nem assim resolveu….

  6. OLAA…tenho uma bulldog inlges de um ano e nas laterais das narinas é muito vermelho,creio que esta assado.o que devo fazer?

  7. Bom dia,Dr Viviane tenho uma cachorra que se chama Paquita.Ela ta com um problema, é que quando ela faz cocô o anus de sangra sai uma veia fica igual uma pessoa com emorrodia.Não sei que faço levei num veterinario ele falou que tem fazer uma cirugia mais é muito caro não tenho condições.O que devo fazer, não quero sacrificar.

  8. olá
    ganhei um bulldog de 1 ano de idade pois os donos não cuidavam mais dele…Só que ele apresenta uma bola (do tamanho de uma bola de ping pong e dura) na região do pênis… abaixo do pênis, acima dos testículos… O que poderia ser?
    obrigada doutora

  9. Dra. Viviane, Boa Noite

    São Paulo/SP- 28/09/09 – 21:17, tenho um Bulldog de 10 meses, vacinas em dias, vermifugação em dia, o Belenos, hoje quando cheguei do trabalho reparei ele bastante amuado, então percebi ele quente além do normal, tirando a temperatura logo chegou a 39, apenas para conhecimento ele se alimentou normal e fezes normal, local onde ele fica é piso friu e a temperatura do ambiente, esta agradavel. Gostaria de saber o que posso dar para controlar a temperatura até passar com o Veterinário.

    Obrigado

    André Fachin

  10. Tenho uma cadela ja com 14 anos, o problema é que ela cruzou a a gravidez nao foi evolutiva , ela tem tido uma sangramento e com cheiro para mas depois volta novamente . gostaria de saber o porque?

    Atenciosamente

    Fernanda

  11. Eu tenho um cachorro de 11anos , ele esta com as penas e boca inchado, ele nao esta andando devido o inchaço, ele esta comendo pouco.
    Oque devo fazer, qual remedio e bom para desinchar?
    Obrigado pela atençao

  12. ola Meu Bulldog esta com com 1 ano e cinco meses e esta com um problema no olho não sei se é aquele “cilios virado”,queria saber qual tratamento indicado sem ser cirurgico,obrigada

  13. Dra. Viviane, Tudo bem???

    Gostaria de saber até quanto meses se pode ainda cortar o rabo de um cão???
    Ah a raça é old bulldog!!
    Obrigado

  14. boa noite , minhas bulldogs estão lacrimejante , e o lugar onde escorre esta ficando escuro o que eu tenho que fazer , qual tratamento ?

  15. Olá tudo bem, tenho um filhote de bulldog de 10 meses e ele esta com umas falhas no pelo o vet me indicou pelo e derme tem ajudado mas sinto um cheiro forte vindo dele isso e normal?
    já criei outras raças de cachorros mas nada comparado ao cheiro do bulldog .
    Obrigado

  16. Bom dia Dr. Viviane,

    Primeiramente, Parabéns pelo BLOG!
    Encontrei muita informação sobre a raça e dicas muito importantes!
    Tenho um Bull chamado Gilwell (Lê-se Guível) de 1 ano que está comigo há 8 meses.
    Ele tem uma casinha (destas de plástico com teto removível) que fica um uma área coberta de nossa casa próxima a uma churrasqueira, e sempre dormiu nela!
    Acontece que há aproximadamente um mês e meio ele começou a recusar a casinha para dormir e deita no chão fora dela. Primeiramente pensei que pudesse estar sentindo calor, já que a temperatura aqui em SC está aumentando. Troquei o cobertor de dentro da casinha por um lençol mais fresco e até cheguei a instalar um mini ventilador dentro dela (ele adora! durante o dia ele dorme lá dentro por ser mais fresco), mais nada dele dormir dentro dela a noite.
    Até ai tudo bem, não o forcei a entrar na casinha, porém há aproximadamente uma semana, percebi que nem na área coberta de casa ele dorme mais… ele está dormindo no meio do gramado ao relento, num local que parece ser frio a noite.
    Não me incomodo por ele escolher o cantinho dele para dormir, porém ao dormir no relento, ele pega a umidade da noite, as vezes serração e agora está apresentando dermatites principalmente do tipo úmida aguda(tratei de um hot spot muito feio a aproximadamente 1 mês). Outro problema são os insetos, pois no canto aonde ele vem dormindo existem muitos mosquitos (comprei uma coleira Scalibor para ele). Minha pergunta é: Este tipo de comportamento é normal? A causa seria realmente o aumento da temperatura desta época do ano? Como posso resolver este problema fazendo com que ele volte a dormir na casinha, ou pelo menos na parte coberta da casa para que não seja acometido por dermatites?
    Agradeço a atenção!

    Nuno e Gilwell

  17. Boa noite, Dra Viviane. A sra atende em São Paulo? Se não, gostaria que me indicasse um em sampa pois o meu bulldog está com uma infecção de pele que está só piorando. E na minha cidade, moro no interior de são paulo, não conheço nenhum que tenha experiência com a raça.Grata

  18. Dr, eu tenho uma cachorro poodle, com dermatite umida aguda, e ela fico gravida de tres filhotes, e eu acho que ela passou para os tres filhotes a dermatite dela, porque tem partes do corpo do filhote que não tem pelo, e essa região é meio amarelada, um dos filhotes nao tem pelo na metade do rosto, e em uma pata, e nessa pata que ele nao tem pelo, ele não consegue se apoiar nela, isso é normal ? essa dermatite é alguma coisa genetica que a minha cachorra mae deles passou para eles no momento da gravidez ? obg pela ajuda !

  19. olá Dra. Viviane
    eu adotei uma gatinha de dois meses,
    mas notei que ela não mia com frequência como os outros gatos e mesmo quando mia,tem um miado roco e baixo.
    e gostaria de saber se isso é normal.

    grata

    aguardo retorno .

  20. Boa noite Drº Viviane meu cachorro tem 3 anos e ele já teve algumas vezes uma reação tipo como uma alérgia ficou com caroços no corpo levei para o veterinario mais ele ñ mi disse a que ele tem alergia passou um medicamento chamado CELERG, ñ esta melhorando estou ficando preocupada por favor mi diz o que fazer.

  21. Olá Doutora, meu nome é Fernanda e estou procurando a opinião de vários veterinários pois tenho uma cachorra pinscher que peguei da rua que está com cerca de 10 ou 11 anos que recentemente apresentou muita tosse seguida de desmaios. Levei ao veterinário onde foi diagnosticado problema cardíaco de valva mitral e o coração está grande. Ela tem também o fígado grande fazendo com que a barriga também fique maior. Com os remédios ela está muito bem, come bem, late, faz necessidades certinho, nem parece que tem doença. Porém tenho pesquisado na internet sobre cardiologia canina e a maioria desses tópicos afirmam que o prognóstico desta doença é muito ruim fazendo com que o cão tenha de 6 meses a 1 ano de vida apenas. O prognóstico só seria melhor se a doença fosse diagnosticada precocemente.
    Quando eu levei minha cachorra ao vet, ela já tinha sofrido desmaios por conta da forte tosse, respirava com dificuldade e apresentou edema pulmonar, estaria então a doença em estágio avançado?? Mas eu a levei no mesmo dia que os sintomas começaram. O curioso é que antes destes sintomas repentinos, ela não tinha sintoma algum, exceto a respiração mais cansada e roncos ao dormir que eu confundia com o fato de ela estar acima do peso. Os sintomas de tosse e desmaios vieram do nada. Acredito que os veterinários são orientados a não revelar prognósticos ruins, pois até hoje ninguém me falou sobre tempo de vida que ainda resta para ela, se são meses ou se são anos, só li sobre isso na internet. Mas é que eu gostaria muito de saber quanto tempo mais a minha cachorra vai ficar comigo.
    Quanto ao fígado, o veterinário disse ser um problema delicado também, porém ele ainda não receitou nenhum remédio para isso ainda pois ela ainda não fez os exame de sangue para saber exatamente o que é. Ele pediu que a gente voltasse com ela daqui a 2 meses com os exames. Mas se o problema é delicado, não deveria ser tratado o mais rápido possível?? Para quê esperar 2 meses?? Porém ela também não tem sintoma algum. Gostaria de ter uma resposta concreta e sincera sobre o prognóstico destas doenças e a sobrevida. Agradeço de coração se puder me responder.
    Obrigada.

    • Boa noite Fernanda, meu cachorro está com o mesmo problema , a válvula mitral está jogando sangue no pulmão, o que ocasionou o aumento da pressão pulmonar, só que ele tem 13 anos e 7 meses, sei q o caso dele é crítico mas os médicos que o avaliaram nao me disseram quanto tempo ele ainda vai viver, o coração também está inchado e o átrio esquerdo também nao funciona mais, e ouvi os médicos dizendo que a veia aorta estava muito espessa, é uma pena que os médicos expliquem tão pouco a situação para nós, acho que ficaram com medo de me apavorar, mas estou apavorada assim mesmo, estou me preparando para ficar sem meu querido amigo. Ao contrário da sua cadelinha ele nunca desmaiou, mas tossia bastante e ficava sem ar parecia q já era o fim. Enfim ele está tomando dois remédios humanos, um diurético e outro para pressão, a tosse parou mas sinto q ele está muito cansado e ronca muito qdo pega no sono. Os remédios estão ocasionando cãibras por todo o corpo e terei de mudar a alimentação dele também.
      Quis compartilhar com vc um pouco da minha situação, estou desesperada em saber q vou ficar sem “meu filho”.

  22. Ola em primeiro lugar parabens pelo espaço cedido aqui , gostaria de saber qual o remedio melhor para fechar ferida em cachorro e se tiver bichos la dentro expulsar em vez de mata-los afim de nao haver infecçao pelas larvas mortas, é o seguinte tem um cachorro jogadinho na rua e ta com uma ferida , uma vez tinha um desses na rua e a veterinaria me receitou uma remedio que botasse na agua que expulsaria caso houvesse larvas e cicatrizava a ferida, foi muito bom e 1 semana ja tinha casca na ferida . mas perdi o nome do remedio , voce pode me ajudar ?
    desde ja agradeço

  23. Minha Bulldog de 2 qanos tem problema
    uma assadura no rabinho que na verdade é para dentro (incluso) e cheira mau esmo após o banho
    peguei um algodão daqueles de rodinha coloquei soro fisiológico e tentei limpar la dentro, percebi que é tipo o tamanho de uma ponta de dedo mais ou menos a inclusão coisa de uns 2 a 3cm para dentro. Percebo que isto incomoda muito ela e li que o ideal seria cirurgia, porém tenho muito medo de ficar sem ela, poderia me indicar um profissional de confiança em curitiba. Obrigada

  24. Olá Dr Viviane,eu tenho um cachorro de 8 anos de idade,está acontecendo algo estranho com ele, a parte genital dele esta saindo gotículas de sangue repentina e de pouca duração,ele não esta com diárrea,aparentemente ele está bem,ativo e brincalhão,isso me deixa preocupada,o que será isso doutora?me ajude por favor!. Obrigada

  25. Boa Tarde, DR.Viviane, soua juliana e tenho uma cachorra de 10 anos de idade, ela esta magra, com ferida na barriga com pus e sangra tbem , nao come direito vc chama ela nem liga e com mau cheiro na boca, sangra no canto dos olhos nao sei o que fazer queria saber sua opiniao doutora.Por favor me ajude! obrigada

  26. Meu cachorrinho tem 1 mês e 3 dias. a pouco notei que o ouvido dele esta um pouco inchado e com uma secreção amarelinha, mas sem odor,ou seja não tem cheiro.Desconfio que e por causa das brincadeiras dos outros filhotinhos maiores, que mordem a todo momento a orelha dele. Será que a saliva dos outros filhotes entrou no ouvido dele e causou uma otite? Por favor me ajude, pois no momento não tenho como leva-lo ao veterinario.
    Obrigado

  27. Boa tarde, Dra Viviane.
    Meu cãozinho tem 13 anos e sempre tomou vacinas importadas. Agora vacinei em outra veterinária e vi que a vacina era nacional: Recombitek.
    Será que devo revacinar com uma vacina importada?

    Obrigada,
    Cláudia

  28. Olá Dr.ª Viviane, tudo bem? Precisava muito de sua ajuda, meu Chow-chow está com bicheiras nos testículos, estou aplicando Mata Bicheiras no local, mas não está resolvendo, ele vive se coçando. Já lhe enviei um email tratando do mesmo assunto, ainda aguardo a resposta. Já deu bicheiras na cola também, mas apliquei o mata bicheiras e saiu, agora voltou, mas nos testículos…Está até saindo sangue, não sei o que faço, quando vou colocar o mata bicheiras nele, ele até tenta me avançar. O que posso fazer para acabar com isso?

  29. Ola….comprei um filhote de bulldog ingles, ele tem 2 meses, ja tomou 2 vacinas, come ração de filhote…..mas ele ta fazendo cocô mole e sai sempre um pouco de sangue no final….o cara do canil que eu comprei falou q nao era p eu me preocupar pq isso é normal, mas eu estou preocupada sim
    Mas fora isso ele é um filhote bem ativo, bagunceiro e etc
    Me ajude por favor
    Desde ja obrigada

  30. Old english buldogue, devo cortar o rabo ou não?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 241 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: