INTOXICAÇÃO COM MEDICAMENTOS

medicamentos

Várias medicações que comumente utilizamos no dia-a-dia podem ser verdadeiros venenos aos nossos cães e gatos. Mesmo que sejam muito eficientes no tratamento de pessoas, alguns fármacos apresentam uma metabolização totalmente diferentes nos pets, muitas vezes levando a quadros de intoxicação irreversíveis. Na rotina clínica, recebemos vários animais intoxicados por medicação caseira, abaixo foram citados os casos mais comuns.

O paracetamol (Tylenol®, Dórico®, Mioflex®, Descon®) é um analgésico e antipirético (reduz febre) que tem ação antiinflamatória. Esta medicação é convertida no fígado do animal produzindo outras substâncias extremamente tóxicas ao gato e parcialmente tóxicas ao cão. No gato, o paracetamol causa um quadro muito severo com vômitos, mucosas pálidas, depressão e coma, se não atendido imediatamente pode levar ao óbito do animal. No cão o quadro é mais leve, mas podem apresentar vômitos, prostração e alterações hepáticas.

O diclofenaco (Cataflan®) é um antiinflamatório que tem seu uso amplamente difundido em humanos com excelentes resultados. Entretanto é contra-indicado para cães e gatos pelas complicações gástricas que pode acarretar. A única forma de apresentação do diclofenaco que tem seu uso liberado em cães e gatos é a forma de colírio e pomada, mesmo assim com prescrição do médico veterinário. O diclofenaco tem a capacidade de induzir formação de lesões na mucosa gástrica rapidamente, podendo levar a formação de ulceras agudas e perfuração estomacal. Após a ingestão da medicação o animal apresenta vômitos com sangue vivo ou com sangue escuro, diarréia escura, anorexia, prostração. Sempre que ocorrer a ingestão de diclofenaco, aconselha-se procura imediata de atendimento veterinário, se possível tendo em mãos a bula da medicação.

O ibuprofeno (Advil®, Brufen®) é um antiinflamatório e antipirético que pode induzir a severas lesões grastrointestinais que incluem hemorragias em cães e gatos. Seu uso é contra-indicado para pets, havendo outros antiinflamatórios já testados em laboratórios que podem ser usados com segurança com resultados semelhantes. Os sinais clínicos podem incluir vômitos, diarréia e dor abdominal, podem ser observados presença de sangue no vômito e nas fezes.

Vale lembrar que muitas medicações utilizadas e liberadas para os cães podem se tornar tóxicas quando excedidas suas doses. Um exemplo muito comum é a ivermectina por via oral utilizada na sarna demodécica. Muitas vezes o mesmo remédio utilizado em um animal é transferido para outro pelo proprietário sem consulta ao veterinário, no caso da ivermectina pode levar a uma intoxicação com sinais neurológicos como dificuldade de locomoção e alimentação. Outro exemplo comumente visto é a utilização de antiinflamatórios como o meloxican ou cetoprofeno em doses acima da recomendada que levam a inúmeros sinais gastrointestinais como vômito, diarréia e inapetência.

Então fica a dica, jamais administre medicações ao seu bulldog sem antes conversar com seu veterinário. Mesmo que este remédio já tenha sido fornecido a outro cão pode gerar problemas assim mesmo. O metabolismo dos animais é totalmente diferente do metabolismo do homem, muitos fármacos o organismo humano processa e elimina facilmente enquanto o cão não consegue eliminar e acaba intoxicado.

Dra. Viviane Dubal – CRMV/RS 8844

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da Clinica Veterinária Saúde Animal em Porto Alegre. Contato: vivianesd@bol.com.br

52 Responses to INTOXICAÇÃO COM MEDICAMENTOS

  1. Naiana disse:

    Olá!
    Essa matéria é ótima para conscientizar os donos de cães e gatos nunca darem um medicamento sem prescrição de um médico veterinário.

    Agora, uma coisa que me chamou a atenção foi o paracetamol. Já que ele pode causar tantos problemas para os cães, por que que tantos veterinários prescrevem o Tilenol infantil para cães? O meu filhote já tomou várias vezes tilenol infantil para febre e foi indicado por duas veterinárias. No caso, qual remédio deveria ser administrado no lugar do paracetamol para combater a febre em cães que não traga problemas para a saúde deles? Fiquei preocupada agora!

    Abraços

  2. Dra Viviane disse:

    Olá Naiana, o perigo da administração do paracetamol é a longo prazo, mas infelizmente existe se for um uso continuo principalmente. Há poucos e recentes estudos que relatam o risco da administração, mas já suficientes para ficarmos alertas. Converse com a sua veterinaria da possibilidade de utilizar a dipirona infantil gotas, deve ser prescrito pelo médico veterinario de acordo com o animal e sua necessidade. Mas se o seu bull tem febres recorrentes, ou algo semelhante, o ideal é pesquisar o porque do surgimento da febre (o que não é normal). Não precisa ficar muito preocupada com administrações realizadas enquanto filhote , mas fica a ressalva pra no futuro evitar.
    Felicidades a vcs.
    Att.
    Dra Viviane Dubal.

  3. Naiana disse:

    Olá Dra Viviane. Fico um pouco mais aliviada. O meu filhote teve que tomar tilenol por uma semana quando estava trocando os dentes e quebrou o canino de leite e infeccionou… Mas ele só tomava realmente quando eu media a temperatura dele e ele estava com febre. Por sorte tb ele odeia tilenol e boa quantidade do remédio acabava no chão, na carinha dele ou no resto da ração que ele refugava… rsrsrsrs
    A veterinária havia falado que eu poderia dar tilenol ou dipirona infantil mas, como já ouvi falarem muito mal da dipirona, acabei optando pelo tilenol. Vou conversar com a veterinaria dele sim. Amanhã ele irá tomar a vacina da gripe e já aproveito para perguntar.
    Obrigada novamente pela atenção.

    • Marina Leite disse:

      Oi! Boa noite!
      Minha cadela de 11 anos esta vomitando tem 3 dias nada para no estomago dela.
      Agora ta saindo amarelado. Estou dando soro e dei plasil e tbm um remedio chamado antitoxico. Posso dar epocler para o figado?

  4. Mariana disse:

    Boa tarde Dra. Viviane Dubal ,

    Li um artigo seu na internet referente a INTOXICAÇÃO COM MEDICAMENTOS no site http://bullblogingles.com/2009/03/31/intoxicacao-com-medicamentos/ e achei muito interessante, mas gostaria de saber se a Cefalexina também pode ser tóxica à cães.

    Tneho um teckel preto de 07 anos que sofreu uma cirurgia na ultima terça-feira (09/06/09) devido à uma infecção gerada por má cicatrização nos pontos de uma cirurgia anterior (há mais de 02 anos) – região abdominal.

    Após a cirurgia, o veterinário prescreveu o uso de Cefalexina 500 mg (12/12h) + Omeprazol (1x ao dia) + Lisador (08/08hrs).

    O meu teckel já sofre de gastrite crônica há 04 anos e questionei o veterinário quanto ao uso de Cefalexina e ele garantiu que não haveria mal sendo administrado com o Omeprazol.

    Contudo, para minha surpresa, dois dias após o inicio da medicação o meu teckel começou a vomitar de 1 em 1hr.

    Como na 5ªf. era feriado, levei-o na sexta-feira ao veterinário que administrou Plasil + Ranitidina + Pentabiótico + Glicose + Complexo Vitamínico e insistimos na alimentação oral com arroz, peito de frango e cenoura sem tempero.

    Infelizmente, não melhorou na sexta e voltou para internação no sábado pois já começou a vomitar, além de 1 em 1h, começou a vomitar muito muito sangue.

    O meu teckel está internado desde sábado, com alimentação oral e ingestão de líquidos suspensa mas continua vomitando muito muito sangue.
    Esta noite, das 23hs às 05:30 contei 24 vomitos repletos de sangue.

    Não sei mais o que fazer pois ele está passando muito mal, completamente apático, não consegue andar, vomita muito e geme constantemente.

    Gostaria muito que pudesse me ajudar, pois consultei outro veterinário e ele disse que este é o tratamento mesmo e não há mais o que ser feito.

    Poderia por favor me ajudar!?

    Amo muito meu cão e não sei mais à quem socorrer.

    Obrigado desde já!

    Atenciosamente,
    Mariana F.

  5. Hávida Di Barcelos disse:

    Dra. Viviane;
    venho por meio desta mensagem para lhe pedir alguma explicação ou dica sobre o que está acontecendo com o gato da minha mãe, é um animal querido por todos, mas depois de um pequeno acidente na patinha minha mãe sem autorização de um veterinário o medicou com diclofenaco, ele passou muito mal, mas logo foi encaminhado para uma clinica e acho que recebeu o tratamento necessário, entretanto, quando ele chegou da clinica ainda estava um pouco amuado, indisposto, achavamos que era normal e que logo se recuperaria, mas hoje o quadro dele mudou completamente, está com indisposição para comer e agora logo apos anoitecer perdeu os movimento e não consegue caminhar.
    Por favor
    me ajude
    somos muito apegados a esse gato, me de uma dica sobre o que pode estar acontecendo antes que seja tarde demais…

    Agradeço desde já

  6. Katia disse:

    Minha teckel tem 2 anos , e esta passando por um problema que nos não conseguimos identificar o que poderia estar causando isso.
    Ela vomita e não tem disposiçao para fazer nada.
    Fica muito queta e as vezes olha para cima sem motivo algum.
    Eu gostaria de saber o que eu poderia fazer nesse caso? O que eu posso dar de remédio para ela ou talvez não dar remédios ?

  7. guilherme disse:

    Meu cachorro chegou em casa com o prescosso sangrando, logo depois acho que o sangue estancol e ficou como se fosse um carosso, é bom fazer oq?

  8. guilherme disse:

    pescosso

  9. Priscila disse:

    Por favor se alguem puder me ajudar urgente, agora a noite abri a porta por um segundo e meu cachorro fugiu pra rua, antes que pudesse agarra-lo um carro estava manobrando e pegou ele, não vi como foi, só vi quando ele estava gritando e correndo.
    Ele não tinha nenhum ferimento externo, apalpei o corpo e ele não reclamou, urinou e defecou normalmente, mas esta respirando com dificuldade e apatico, não quer se alimentar, parece ter dor, estou desesperada!
    Posso dar algum medicamento para dor? Tenho dipirona infaltil em casa, ele é um poodle de 4 meses, tem aproximadamente 3,5 kg. Qual a dose de dipirona que posso dar?

  10. Katia disse:

    Me explica uma coisa por favor,minha cachorrinha tirou sangue ontem, e o sangue saiu preto,e as enzimas que no normal é 80 o dela estava 2.791,depois de ver o resultado ele pediu um ultra som, fizemos e deu o seguinte: FÍGADO: Dimensões preservadas,apresentando contornos regulares,ecogenicidade diminuida e ecotextura homogênea. Arquitetura vascular com calibre e trajeto preservados em regiões passiveis de observação.Visicula biliar repleta por conteúdo anecócio(liquido),apresentando contornos definidos,paredes finas e regulares sem evidencia de dilatação de vias biliares.
    Tem tb laudo do Estômago,Alças Intestinais,Baço,Rins,Bexiga,Útero e ovários e Outros.O que poderá ser?

  11. Talita disse:

    Olá,
    a nossa cadelinha – 5 meses – ingeriu acidentalmente um envelope de paracetamol 750 com 4 comprimidos. Levamos imediatamente a um veterinário – assim que notamos o envelope vazio – que medicou e encaminhou para internamento com oxigenação. Ela vomitou e salivava muito até chegar à clinica. Teve cianose e edema. Tem 2 dias hoje e descobrimos através de US que ela está com necrose no fígado. Os veterinários dizem que ela tem que ficar 15 dias internada em tratamento. Li muito a respeito e sei que tem outraos sintomas mas não entendi muito essa questão. Poderia dar uma explicação sobre os efeitos da droga e o tratamento?

  12. catia disse:

    boa noite minha filha esta tratando dos dentes e o dentista medicou brufen 600 para as dores mas tenho uma cadelinha com 9 meses boxer que tudo o que apanha come e nem mais nem menos comeu um comprimido o que posso fazer?

  13. nei disse:

    comprei um filhote ele tem 3 meses ele tem má formação no esofago!!vomita toda hora!!se beber agua vomita só agua nao sei o k fazer tenho medo dele morrer!

  14. meu genrro deu diclofenaco para meu cachorrinho porque ele estava com pescoço inchado mas desde então ele só vomita e não come ou come e vomita oque poço fazer ele é da raça pudool e deve ter uns 8meses não sei deireito a idade dele pois ja ganhei ele grande mas gosto muito dele me ajude a salva-lo obrigada

  15. Solange disse:

    MInha cadelinha tem 07 meses, é uma poodle quase viralata, rs hoje pela manha levei ela para tosar, e o rapaz passou a n7 nela, ela esta amoadinha sera que é porcausa do corte, pois agora ela esta praticamente sem pelo, ou por outro motivo? notei que ela esta sangrando, mas nao sei se é o cio ou machucado? me ajudem, tenho dis filhos que amam demais essa cachorrinha, sera que posso dar tylenol?

  16. Andreia disse:

    Oi apliquei na minha cadelinha de 5 meses, uma bulldog ingles diclofenaco spry na patinha , em seguina me arrependi e limpei com um pano úmido, ela aparentemente está normal, devo me preocupar?

  17. luciana-a disse:

    tenho um fox paulistinha de 12 anos, sua gengiva estava inflamada e dei dicclofenaco e ele defecou sangue por 2 dias direto, tentei da soro, regulador intestinal…mas não adiantou, corri pro vet q dissse q ele se tivessse vomoitando poderia ter chegado a morte.
    dissse q diclofenaco é uma das principais mortes em animais domesticos tratados pelos seus dones com remedios caseiros, aprendi a lição e NUNCA mais na vida vou medicar meu dog sem orientação do vet.
    FICA A DICA, NUNCA USEM DICLOFENACO ou qq medicação sem orientação do veterinario.
    ele injetou um antibiotico e mandou 2 dias depois continuar com um uso oral e um outro para cólica e figado, percebi q o dog até agora desde manhã ñ fez mais nada e esta bem.
    graças a DEUS e ao vet.

    • Andressa Campello disse:

      Oi! se estiver vendo essa mensagem me AJUDE, POR FAVOR. Dei diclofenaco também para minha cachorrinha e ela tem 11 anos, próxima a idade que descreveu do seu cão no comentário que tinha 12 na época. sei que faz tempo mas preciso que me diga se ele ficou bom depois desse tratamento que fez com o vet em relação a intoxicação. Eu to sentindo uma culpa ENORME, e preciso saber se ela ficará bem. Está se alimentando bem, vomitou só 2 vezes assim que dei o comprimido, e as fezes só estão um pouco molinhas. Por favor, se ver a mensagem e puder responder vou ficar EXTREMAMENTE AGRADECIDA. Preciso saber se eu trata-la ela ainda tem chances de ficar BEM.

  18. Patricia lopes dos santos disse:

    Bom dia!

    Tenho cão que está dias vomitando, o que acontece ele foi castrado eu fui dei diclofenaco para ele, depois de uma dia ele começou vomitar e não está comendo, tudo que come vomita, levei no veterinario ele receitou plasil e desinan o que isso nome do remedio, quando levei no veterinario ele deu duas injeção uma para intoxicação e outra para dor, depois disso não vomitou mais, ele está querendo comer eu dei peito de frango sem sal e sem oleo, mas hoje ele vomitou de novo.

  19. carla disse:

    Oi dei Diclofenaco resinato para minha cachorrinha e ela nao respondeu muito bem começou a “gritar” de dor e agora o que posso fazer para cortar o feito desse medicamento?

  20. maria odinéia almeida alencar disse:

    meu gatinho machucou a pata dei a ele ibuprofeno ele entristeceu esta com vomito e ñ come nada me ajudem por favor

  21. ELADYA disse:

    olá, meu gato levou uma batida de moto e machucou a boca e está sentido muita dor na cabeça e na boca e aqui não tem veterinário. gostaria de saber qual antiflamatório eu deveria administrar nele .

  22. meu cachorrinho esta mau ja dei medicamentos nao resolvel oque devo fazer

  23. camila disse:

    apliquei 0,1ml de ivomec no meu cachorrinho, agora ele ta vomitando, diarreia e esta apatico, olhos brilhantes, muito fraco. dei epocler pra ve se ele melhora agora.

  24. valdir disse:

    nunca va a uma farmacia e compre remedio para seu animal pois humanos são muito difente deles sabe falar.

  25. Mário disse:

    Fiqei feliz em ler essa dicas ótima…só que to apavorado pq
    o diclofenaco não pode da gatinho…e mandaram dá diclofenaco partir um comprimido
    em 4 pedaços e dei ele na comida…agora to desesperado.
    alguem me ajuda se meu gatinho vai ter sequelas por causa
    do diclofenaco

  26. Aline disse:

    Para quase todas essas perguntas, apenas uma resposta: Se o seu animal não está bem, não dê nada sem prescrição de um veterinário!! E não adianta fazer perguntas desse tipo pela internet, é necessário levar o animal a um veterinário, só assim ele terá o tratamento adequado!!

  27. I?|ve been exploring for a little bit for any high-quality articles or blog posts in this kind of house . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this web site. Studying this info So i am happy to express that I’ve an incredibly just right uncanny feeling I discovered just what I needed. I such a lot unquestionably will make certain to don?|t fail to remember this web site and provides it a look regularly.

  28. Thais mayra disse:

    Minha cachorra foi mordida e estavadando dipirona, mas ai achei que o paracetsmol poderia ser melhor dei 2 doses 4 gotas e voltei a dar o dipirona , ela esta tremendo as vezes e com a barriga dura o que faço pois nao tenho dinheiro para levar no veterinario. Me ajude por favor…..

  29. marcia disse:

    Boa noite,
    Preciso da ajuda de vcs!
    Meu setter hj,puxou a toalha da mesa e caiu diclofenaco e nós o pegamos mastigando,tiramos uma boa pate de sua boca.
    Dei imediatamente leite, ela ja fez xixi e defecou normal,mas esta num continuo sonolenta o que fazer ? O veterinário mandou aguardar e observar,estou nervosa.preciso da ajuda de vcs ela só tem 2 meses.
    Obrigada

  30. Marla disse:

    Meu gato tá gripado, o cara da farmácia indicou CENEVIT posso dar pra ele?

  31. Rita disse:

    ISSO AQUI E UM GRANDE PERIGO PARA OS ANIMAIS… O DONO NAO O LEVA PARA CONSULTA COM VETERINARIOS E FICA AQUI ESPERANDO A DOUTORA DK PASSAR MEDICAMENTOS! PASMEM SEM VER O BICHO! E A MESMA COISA DE TOTAL OMISSAO DO DONO E TOTAL FALTA DE IRRESPONSABILIDADE DESTA DOUTORA QUE PASSA A IINTENSAO DE RESPONDER POR AQUELE ANIMAL COM RISCO DE MORTE! CACHORRO TENHO 3…PASSOU MAL… PORRA! LEVO AO VETERINARIO! QUASE NUNCA PASSA DE $250 ( CONSULTA EZAMES E MEDICAMENTOS) DIGO PRA VOCE TAL SITUAÇAO OCORRE 2 OU 3 VEZES POR ANO. NAO QUER PAGAR CONSULTA E TRATAR DO SEU AMIGO…UM CONSELHO…DOE-O PARA QUEM PODE!

  32. Carol disse:

    As pessoas acham que vão conseguir encontrar respostas milagrosas perguntando na internet e sem gastar um centavo com consulta veterinária! Li todos os pedidos de ajuda que o pessoal postou aqui e 95% são casos em que o veterinário precisa examinar o animal antes de tomar qualquer decisão quanto ao medicamento que será administrado!

    Se você se dispôs a ter um animal em casa deve saber que eles são seres vivos e como qualquer outro ser vivo podem e vão adoecer em algum momento! E isso gerará gastos! Gastos com consulta, exames, internação, cirurgia, medicamentos etc.

    AS PESSOAS PRECISAM TER MAIS CONSCIÊNCIA E RESPONSABILIDADE ANTES DE ADQUIRIR UM ANIMAL! E MAIS RESPONSABILIDADE TAMBÉM PRA NÃO DAR QUALQUER REMÉDIO PRA ELES SEM CONSULTAR UM MÉDICO VETERINÁRIO COMPETENTE!

  33. Milena disse:

    Boa tarde dei invermectina para meu cachorro e ele esta passando mal, vomitando amarelo parece uma gosma, voitou duas vezes o que faço? Obrigada

  34. Milena disse:

    Boa tarde dei invermectina para meu cachorro e ele esta passando mal, vomitando amarelo parece uma gosma, vomitou duas vezes o que faço? Obrigada

  35. duda disse:

    eu resgatei um filhote de gato que estava com uma pancada grande e o fez deficiente a pancada foi nas partes baixas proximo ao pinto bumbum e rabo estava tudo roxo,entao usei uma pomada umas tres vezes ate levar ele ao veterinario,o nome da pomada é cinatil gel (diclofenaco dietilamônio)peguei ele lambendo e briguei,mas levei no vet e aplicou tres injecoes uma para coluna outra de vermifogo e outra para vomito pois ele vomitou depois da consulta (foi apertada a barriguinha)no outro dia ele amanheceu morto pode ter sido a pomada?????

  36. karine disse:

    dei um anti inflamatorio para meu filhote lhasa de 6 meses , so que agora ele esta vomitando toda raçãoque come.
    como faço para ajuda-lo?
    estou dando soro e bastante agua

  37. Michelle botelho disse:

    Dr bom dia. Dei cataflan pro meu cão. 1 dia metade de manha e a noite. Ele agora Vomitou e hj saiu sangue do anus, bem escuro. Levei no veterinário ontem e ele passou um omeprazol e hj liguei e ele disse que é normal. Ele só precisa comer e observar se sangra mais. To morrendo de culpa, que burra viu. Queria saber se acha melhor eu levar em outro lugar. To com o coração na mão. É um Gasset de 13 anos

  38. Mailza disse:

    Encontrei um cachorro abandonado ,descobrir depois de 15 dias que ele tava com problemas no fígado ,um dia antes dele morrer ele tava gritando de dor dei 30 gotas do ibuprofeno a ele ,mais ele não teve sintomas nenhum não teve vômitos nem diarréia ,mais no dia seguinte morreu a noite ,minha consciência ta pesada será que eu o matei,me de uma resposta chorro todos os dias me a peguei muito a ele.

  39. Thereza disse:

    Oi meu cachorro pegou a pomada par fungos, eu consegui tirar da boca dele, mas mesmo assim ele ingeriu alguma quantidade da pomada, pegou até no olho. A do olho eu lavei com soro e dei um banho nele para retirar qualquer resquício.
    Ele esta bem, espertinho, bricalhão, isso faz uns 40 minutos, mantenho ele em observação e caso note alguma mudança levo para o vet ou levo logo?
    Ele é um bulldog inglês de 25kg

  40. Kelly disse:

    Meu cachorro esta com o corpo cheio de boilinha vermelha na corpo e as vezes fica com pus nas pontas, fui no vet ele passou cefalexina e prednisona , e sabonete de enxofre , fica bom , depois volta e toma toda semana ivomec, dai tomou ja tanto ivomec q hoje ta magro, ele e um labrador amarelo do pelo curto , e não quer comer , ta magro, não sei o q fazer , sei q a imunidade dele ta baixa , dai to dando suplemento potemin b12 ferro SM …mais não da resultado. Não come só emagresse , me diga o q Faso pra ele voltar a comer e o q da pra melhorar essas boilinhas…o pelo dele não caiu só ta com as boilinhas vermelhas

  41. Erica Antunes de Oliveira disse:

    Olá! Dei 1 gota de Diclofenaco Resinato por dia durante 3 dias para meu gatinho, e ele tem 2 meses de vida :( ele tinha ficado muito resfriado! e ontem ele fez coco com sangue e hoje saiu sangue do nariz dele! Um olhinho ta ficando com remela toda hora! e parecia q ela tava sem voz, ou até mesmo com falta de ar! agora ela voltou a miar mais ta meio rouquinha!quando adotei ela ela já estava mala com diarréia! E estou sem dinheiro nenhum! não tem como leva-lá em uma veterinária o que eu faço?

  42. Paula disse:

    Boa noite dei um remédio chamado nimesulida para minha cachorra e ela está com a respiração acelerada o que devo fazer.

  43. Poliana disse:

    Pelo amor de Deu me ajude apliquei ivonec no meu cachorro e ele esta com cegueira e nao esta conseguindo se equilibrar

  44. Poliana disse:

    Me ajude meu cachorrinho esta cego e nao eata se equilibrando direito o que devo fazer isso aconteceu depois que apliquei ivomec nele

  45. Eloisa Elena Almeida Silva disse:

    Dra. encontramos um cachorrinho na rua e estamos dando os primeiros socorros moro no Rio de Janeiro se souber de alguém que queira adota-lo pq não posso ficar com ele super dócil um verdadeiro viralatão cheio de energia e super carente, estou desesperada pq tempo esta se esgotando e não posso ficar!!! para quem estiver interesse meu facbook é Eloisa Elena no fundo da capa tem um poodle branco que é nosso!!!!postei em moradores catete,largo do machado grupo!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>