Úlcera de Córnea

Esquematização simplificada da anatomia do olho

Fonte: Cães do Sul

A córnea é a parte anterior transparente e protetora do olho, localiza-se na região anterior do globo ocular. Sua função (em conjunto com cristalino) é de focar a luz através da pupila e permitir que a imagem seja convertida na retina. A córnea é mantida úmida e viável pela presença das lágrimas.

A córnea é bastante sensível e pode ser lesada através de algum objeto que venha a ferir o olho como ramos de árvore, arranhadura de gato, ou ainda quando o animal coça o olho com a pata. Após essa lesão algumas bactérias da flora normal do olho podem colonizar o ferimento e começar uma infecção bacteriana ocular. Algumas doenças sistêmicas podem potencializar lesões que inicialmente seriam inócuas, entre essas patologias podemos citar a diabete e o hipotireoidismo. Duas causas bem comuns de formação de ulcera de córnea em bulldog são as seguintes: entrópio e cherry eye. O entrópio é a curvatura da pálpebra inferior ou superior para dentro do olho, isso faz com que os cílios fiquem em constante contato com a córnea levando a lesões. O tratamento consiste na correção cirúrgica da alteração das pálpebras e resolução medicamentosa da ulcera de córnea. O cherry eye ou olho cereja consiste no prolapso da glândula de III pálpebra, que pode levar a lesões na córnea pelo contato constante ou ainda causar incômodo no animal que pode vir a coçar e causar a ulcera.

Os sinais clínicos observados incluem lacrimejamento excessivo, o olho afetado fica mais fechado que o outro, o animal apresenta sensibilidade dolorosa no local (às vezes até o vento causa dor), relutância em carinhos na cabeça, opacidade do olho, entre outros. Muitos cuidados devem ser tomados diante do surgimento de lesões oculares, já que o tecido ocular é bastante sensível e seletivo quanto a utilização de medicações. Na tentativa de ajudar seu pet alguns proprietários instilam determinados colírios que só fazem por aumentar a úlcera complicando o tratamento. A sensação descrita por humanos da úlcera de córnea é a impressão da presença de areia no olho associado com uma dor de cabeça insistente no lado afetado.

O tratamento vai variar de acordo com a extensão e profundidade da úlcera. Muitos casos a prescrição de colírios combinados de forma adequada podem ser resolutivos. Já em outros casos é necessário a associação de medicações sistêmicas (comprimidos ou injeções). E em situações mais severas, mas não incomuns, se faz necessário procedimentos cirúrgicos pra correção do problema. Em casos mais complicados a visão do olho pode ficar comprometida e em outros a perda total do olho pode ser inevitável. Por isso é muito importante que logo que apareça qualquer alteração ocular o veterinário seja consultado, pois a evolução das lesões se dá em horas, então a espera de um, dois dias na consulta pode levar ao comprometimento ocular total.

Formas de prevenção do problema incluem inspeção periódica dos olhos do bulldog, higiene dos olhos com solução fisiológica à temperatura ambiente depois de um passeio na praia/local com muita terra/dia muito seco, evitar que entre em locais com arbustos baixos (risco de ferir o olho), evitar brincadeiras com gatos que possam vir a arranhar, entre outros.

Dra. Viviane Dubal – CRMV/RS 8844

Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e proprietária da Clinica Veterinária Saúde Animal em Porto Alegre. Contato: vivianesd@bol.com.br

About these ads

25 Respostas

  1. O Tião teve úlcera de córnea (se machucou brincando com os amiguinhos na bulldogada). Deu um trabalho infernal, fiquei pingando uns cinco colírios a cada duas horas durante mais de um mês. Fora a despesa… No final das contas, acabou tendo que fazer uma cirurgia para costurar o olho e poder cicatrizar. Mas deu tudo certo no final! Só sei que agora fico bem esperta com esses assuntos de olho!

  2. oi tenho uma duvida sobre ulcera de cornea… eu dei ulcera de cornea bacteriana a 5 anos atraz e agora o meu olho fica lacremejando direto ele fica sempre cheio de lagrimas… isso e normal? vou fica muito grata se me resp por email… obrigada!!!

  3. Sra Rayane,
    vou responder-lhe no post mesmo, pois não acessei seu email.
    Sobre seu questionamento da ulcera de cornea, não entendi se esse problema atingiu seu cão ou vc mesmo. Caso for seu cão que continua lacrimejando depois de tratamento pra o problema aconselho a procurar um médico veterinário oftalmologista. Assim poderão ser feitos os exames e testes necessarios para verificar o que está ocorrendo, com certeza não está dentro da normalidade. Também não podemos esquecer que o bulldog tem suas particularidades quanto a drenagem lacrimal e muitas vezes o olho produz bastante lagrima que drena pela dobra da face. Mas isso quem pode avaliar direitinho é o vet.
    Se a pergunta é sobre o seu proprio olho, eu não posso emitir opinião por ser veterinária e não médica oftalmologista. Lhe aconselho a procurar auxilio com um especialista no assunto.
    Felicidades.
    Att.
    Dra Viviane Dubal

  4. boa tarde dra Viviane. estou desesperada, nao sei o que fazer. li sua postagem e acho que se refere a bulldogs, mas meu problema e com a minha SHARPEI.tudo q vc escreveu no texto acima eu me indentifiquei demais. ela é linda, tem apenas 6 meses,e a mais ou menos 2 semanas atras nao para de coçar o olhinho, lecrimeja demais, quase nao abre. percebi um furinho em sua cornea, e que o olho estava com uma cor estranha. nisso eu ja estva dando um cilirio q a veterinaria receitou( o PREDI FORT), a mais ou menos 9 dias. e ela nada de apresentar melhoras. quando foi hj, fui aplicar o mesmo colirio, o olho estava bastante fechado, e ela gritando de dor. levamos novamente na veterianaria e ela disse q é ulcera de cornea e cegueira irreversivel!
    por favor me diga oq fazer. tem cura?ela pode voltar a enxergar? cmo lidar com essa situaçao!
    muito obrigada pela atençao!
    aguardo sua resposta!
    um abraço!
    Thaislla

    • Taislla….olha tbm tenho uma sharpei…a minha ta com quase 5 meses hj 23/10…ela tbm teve esse problema e é caso de operar é entrópio…a minha dficou mais ou menos 600 reais…operou os 2 olhos e conforme o sharpei cresce e ganha massa…o olho fika desse jeito e ai haja dindin rs…mais eles merecem pq essa raça é nota 1.000…espero ter ajudado apesar do tempão que vc postou =)

  5. Oi,
    Estou querendo dar um bulldog para meu filho de 7 anos, o garoto eh muito tranquilo e gosta muito de animais, sei q ele nao maltratara o cao, moramos em michigane temos quintal gramado, isso quando nao esta nevando, claro, mas temos um bom espaco, gostaria de saber se eh mesmo uma boa raca e quai os problemas podemos ter em criar esse cachorro, sempre tive caes mas nunca dessa raca e a intencao eh criar o cao dentro de casa.
    Muito obrigado,
    Sergio Bento

  6. Ola. Tenho um bebê (cadela) de oito anos que não é de fácil trato. Ela foi a uma consulta rotineira e ao colocár-mos focinheira ela acabou batendo com a região da cabeça na mesa da doutora. A partir daí o olho ficou lacrimejando e com uma película turva no canto do olho direito (digo parte colorida mas não pupila). Levei-a em outra clínica e a veterinária disse que tinha uma úlcera. Estamos tratando há uma semana com pomada oftalmica (já que ela não aceita tratamento) Curiosamente depois e tentar semanas com colírio ela está aceitando muito bem a pomada parece outra cachorra. Estou muito contente. Deixo isto como dica para os donos de cães de difícil trato. mas aproveito prá perguntar: Demora esse tratamento? A úlcera (que é pequena) costuma sumir em quanto tempo. Pois a minha dúvida é a partir de quando devo me preocupar e levá-la a um oftamologista veterinário? Faz exata uma semana que iniciei com pomada. Obrigada pelo espaço e desde já agradeço pela atenção.

  7. Eu outra vez. Estou mais preocupada, ainda não vejo melhora com epitezan. Fui a outra veterinária mas minha cadela não deixou ver o olho direitinho. Mudamos a pomada para TOBREX. Estou apavorada pois não sei ver a gravidade. Se tá melhorando ou não. Quanto tempo posso esperar p ver alguma melhora? Levei a cachorra ao veterinario e meu pai pro CTI. No mesmo dia. Sera que posso tentar mais uns dias e tratar dos assuntos de meu pai? Como perceber se esta piorando? Qto tempo p O TOBREX agir? Pela situação q estou so poderei levá-la ao ofalmologista semana q vem … ta dificil com meu pai doente e eu trabalhando… Será que ela pode esperar? Obrigada pelo espaço

    • Olá Marcela,

      Estou com o meu bulldog, de 1 ano, com úlcera de córnea e o tratamento está no seu sexto dia. A úlcera tomou conta de 25% do olho dele e até o momento ela se manteve estável. Retorno ao veterinário a cada 2 dias para acompanhamento.
      Estou tratando com um coquetel de colírios, lavando com soro fisiológico a cada sessão por 4 vezes ao dia. Claro que cada caso é um caso, só o Doutor pode receitar alguma coisa, mas para teres uma idéia estou usando: a) vigomax (4x/dia); b) torbex (2x/dia); c) cetrolac(3x); d) uma mistura de lacrimaplus + fluimucil + bandvet (4x dia); e) epitezan (2x/dia).

      É um tratamento muito trabalhoso e um pouco caro (aprox. R$ 200.00), mas a úlcera estabilizou bem. Tenho esperanças que a medicação resolva, mas se em 15 dias não reduzir, vou optar por cirurgia de entropia e depois correção de córnea.

      Boa sorte.

      Leonardo

  8. Olá Doutora,
    tenho um cachorro de 13 anos (vira-lata), ele está com úlcera de córnea no olho direito.. já começamos o tratamento e a veterinária disse que melhorou a inflamação mas não a úlcera, que parece ter tomado grande parte da córnea.
    estamos tratanto com a pomada epitezan e o colírio tobramax além de soro fisiológico.
    Ela insiste na possibilidade de ter que retirar o olho, é mesmo necessário ou existe outra saída? Responda o mais rápido possível, por favor.. estou desesperada!

  9. Olá Doutora!
    Tenho uma shit-zu 4 anos, ela foi diagnosticada com ulcera de córnea, isso ha 60 dias, ja estou na terceira clinica veterinaria, e n vejo melhora, epitezan foi o unico med. q esta sendo usado desde o começo, ja foi utilizado, biamotil, tobrex e ciloxan. Gostaria de saber se esse tratamento é prolongado mesmo,? pois há uma bolinha branca central e olho meio saliente

  10. Boa noite, tenho um gato persa branco de olhos azuis. lindo…. ontem vi que o olho estava infectado, vermelho, e baço, foi entao que o meu veterinario me informou que era uma ulcera, talvez tenha sido provocada por outro gato, ou até o proprio gato a coçar. ja estou a por uma pomada. sera que o olho vai voltar ao normal? é que parece q tem uma pele branca por cima.
    obrigado.

  11. oi dra. tenho um bulldog de 4 meses, ele está com inflamação na 3 palpebra (bolinha irritada no canto do olho). minha veterinária quer fazer uma cirurgia, o procedimento é normal? tem algun risco ou pode causar alguma marca ou cequela?
    qualquer veterinário é apto à fazer a cirurgia?

    obrigado!

    • Oi, bom dia. Tb tenho uma bulldog de 4 meses, e ela tb tem esse sinal do prolapso da 3 palpebra, fiquei desesperado e liguei p o veterinario oftalmo e como estava sem irritações o olhinho dela ele pediu para fazer uma manobra de recoloca- la dentro do globo por compressão digital, fiz isso e sumiu. Bem enfim, sou medico e realizaei essa manobra e resolveu. Fica ae a dica.

  12. Boa noite doutora,bom minha basset de anos,está diagnosticada com úlcera de cornea,o engraçado é que ela na sexta-feira começou um bolinha pequena e na segunda que a levei ao vet ela ja estava totalmente comprometido os dois olhinhos dela.A vet fez exames nela e esta com anemia muito profunda,perdeu peso tudo isso em muito poucos dias,agora ela esta tomando antibiótico,pro olhinho o epitezan e um colirio chamado ciprovet,mais vitaminas.em uma semana ela já ganhou peso,mais os olhinhos dela esta inchado bom mais o esquerdo e qdo faço a limpeza parece que eles ficam maiores,eu gostaria de saber se isso é irreversivel e gostaria de saber tambem se a senhora poderia ver uma foto dela?Agradecida espero resposta!!

  13. Prezada Dra boa tarde,
    Gostaria saber quanto tempo demora para curar a úlcera de côrnea diagnosticada como “superficial” (mas cuja extensão abrange boa parte do olho) num cão, que está sendo medicado há 15 dias com epitezan e soro fisiológico (este último apenas para limpeza). Acontece que tenho uma cachorra de aproximadamente 8 anos, há exatos 15 dias atras estava brincando com ela e uma bola de borracha caiu no olhinho dela, desde então começou a lacrimejar muito. No dia seguinte a levei no veterinário que diagnosticou úlcera de cornea, após aplicar o “colírio fluorescente” receitou limpar externamente com soro fisiológico e aplicar uma pomada chamada epitezan 3 vezes ao dia e evitar claridade do sol, tenho seguido o tratamento à risca. Desde semana passada tenho notado que o olhinho dela não esta com a mesma “transparência” do outro olho. Levei ela para o veterinário para ver se estava tudo bem, ele disse que sim e que estaria cicatrizando por isso o olho estaria dessa cor, e continuo com o mesmo tratamento. Dra eu gostaria saber quanto tempo demora para sarar a úlcera, pois o olho ainda lacrimeja e fica fechadinho. Agradeço muito sua ajuda.

  14. Olá Doutora!
    Tenho um Bulldog de 5 meses e já consigo notar um entrópio em seu olho direito, mas aparentemente não há cilios atingindo a córnea e nem causa qualquer irritação para ele. Mesmo assim é caso de operar para previnir algum problema futuro??
    Muito obrigado

  15. Tenho um Shitzu de 4 anos esses dias percebi que ele estava com um olho mais fechado que o outro e no outro dia acordou com uma mancha branca e a veterinária diagnosticou como úlcera de córnea. Passou um colírio “Lacrima” e uma pomada “Epiteza” já nos primeiros dias percebemos a diminuição da lesão, porém o olhinho dele continua vermelho, isso é natural????? O que devo fazer????? Estou perdendo noites de sono, por favor me ajudem. Grata

  16. tmeu gatinho tem 1 mes e os olhos vermelhos com secreção e fechando com uma carne em volta,o q fazer se so com soro fisiologico não funciona

  17. OLa dotora tenho um Shih-tzu e ele esta com ucera de cornia que dezenvolveu devido ao uma pomada cicatrisante que vou recomendado pela vet.dele O nome dele e RATI e ele teve um corte do lado do olho que foi do meio da testa ate a buchecinha dele e eu não vi que tinha machucado devido ao pelo dele,e dai a mosca pos vareja e quando percebi ele estava com aquela região toda bichada,mais graças a deus ele esta bem o corte cicatrizou mais desinvolveu uma ulcera.
    E ele usa a pomada epitezan da farmacia humana,e ten sido boa pra ele ja tem um mes que estou usando.e ja esta no so uma manchinha bem pequena no olhinho dele.
    Espero ter ajudado contando meu caso.

  18. Ola Dra. tenho uma Shitzu de 1 ano que está com ulcera em um olho e no outro parece tb está querendo aparecer. mas o olho esquerdo está bem feio. Está com um buraco no olho e ele se encontra branco com as palpebras bem vermelhas. Estou limpando com soro, aplicado colirio de atropina para dor e pomada oftalmica Epitezan. Mas estou com medo de esse tratamento não ser eficaz e ela perder o olho esquerdo. Gostaria da sua opiniào, continuo com o tratamento ou procuro outro veterinário? Seria o caso de cirurgia?
    Comecei hj o tratamento, ela está usanco o colar para n machucar o olho com as patas.

  19. visitei dois oftalm.e estou decep.meu cão depois de usar o col.dorzolamida 2%e ocufen ficou totalmente cego,totalmente branco,ela disse que era graucoma.entrei em desespero e não quiz voltar mais lá,pois tinha ido lá com ele exergando e voltei com ele cego voltei ao vet. que me indicou o oft.ela fez o teste de ulcera e deu positivo seu olho ficou totalmente verde agora já havia um buraco no mei e estava muito inchado e vermelho as palpebras ela rec.ciprovet 2 x e pomada epitizan,com cinco dias começou a melhorar as palpebras começaram a clarear e o preto voltava a aparecer estava indo cada vez melhor,quando o ciprovet acabou no outro dia já comecei a ver seus olhos ficarem vermelhos.a vet.pediu para eu voltar ao oft. mais como não conheço outro,minha pergunta se devo continuar com o ciprovet,no momento seu olho sai secreção e está muito vermelho por favor me ajude devo comprar o colirio moro no r.j c.grande meu cão tem 12 anos é mestiço seu pai é pastor manto negro e não tem nada nos olhos me ajude .obrigado bjos!

  20. ganhei uma akita branca e ela nao encherga e como se tivesse uma carne esponjosa no olho,parece que ta envolta dos olhos,alguem me ajude…

  21. Olá Dra. tenho uma cachorrinha bacê que etá sendo medicada como úlcera de córnea mas parece que já esta vindo a furo estou muito preocupada com o que possa acontecer com ela estou tratando com terra cortril , água boricada injeção que está sendo aplicada no musculo da coxa dela embaixo,dipirona será que vai ser curada ?

  22. essa mistura de xarope fluimucil+colirio lacrima plus não pode futuramente causar dano ao olho do cão?Tudo que vai no olho é estéril xarope não é

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 238 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: