Ciclo Reprodutivo

A reprodução nos cachorros em geral é rápida, com 2 meses de gestação e seis semanas de amamentação. A dentição está definitiva aos cinco meses e a maturidade sexual é alcançado com um ano.

O cio, período fértil, ocorre a cada 6 meses, sendo normalmente em Janeiro e Agosto, tendo duração média de 21 dias. Após do décimo dia que a cadela “aceita” o macho, o chamado estro, isto pode durar até 3 dias.

Sabemos que a reprodução do Bulldog Inglês não é fácil. Os principais motivos são a sua anatomia e fisiologia. O macho tem dificuldades em cobrir a fêmea, devido ao seu peso e cansaço rápido, tornando o acasalamento difícil. Por isso a inseminação artificial é bastante utilizada. Ainda, a taxa de fecundidade é baixa e o número de fêmeas inférteis é alto.

As fêmeas tem quadril estreito, dificultando o parto, pois a cabeça dos filhotes é larga. Sendo assim, o parto sempre é difícil, motivo das cesarianas ocorrerem em número elevado. É imprescindível a intervenção de um veterinário durante o procedimento de parto.

A falta de tais cuidados leva muitas vezes a morte dos filhotes ou até mesma da mãe. Então, lembrem-se, mesmo criadores experientes encontram essas dificuldades, por isso, você, simplesmente o dono de uma bulldgozinha linda, busque auxílio médico quando ela estiver prenha. Tenha o acompanhamento durante toda a gestação e, principalmente, no parto.

Não corra o risco de ficar sem a ninhada ou sem a sua amada cadela.

10 Responses to Ciclo Reprodutivo

  1. diogo disse:

    boas, gostava de saber como posso fazer desaparecer o carregado das lagrimas da mnh bulldog elatem apenas 8 meses mas ja tem aquela zona mto escura devido a ela ser toda branca;e tambem gostava de saber uma forma de transformar a gordura dela,pk ela e bem gordinha,em musculo se me puderem ajudar eu agradecia comprimentos diogo gouveia

    • roberta ferraz pedroso disse:

      diogo,isso se chama canal da lagrima aberto,por mais que vc se incomode com o fato dessa região ficar sempre escura,acredite melhor canal aberto que fechado,pois,cães com o canal fechado geralmente tem que serem submetidos a cirurgia.

  2. joel disse:

    Boa noite.
    Tenho uma linda Bullgod de nome “Bella” e ela tem um problema muito sério. Sua glândula lacrimal acaba se exteriorizando, e com algumas massagens próximo dos olhos essa glândula acaba voltando ao local normal.
    Gostaria de saber se essas massagens podem causar algum problema pra minha Bella. Ela tem manchas intensas no rosto, mas com uma boa higiene ela continua linda. Com esse calor que tá fazendo, na região fica até com assadura e preciso colocar um pouco de talco sem cheiro pra aliviar o local.
    Aguardo um contato, obrigado.

  3. cristiana disse:

    Gostaria de saber a partir de que idade é k as cadelas bulldog frances podem andar ao cio.

  4. Ana Carolina disse:

    meu bulldog inglês macho tem 7 messes e já monta nas coisas como fosse cruza… ele ja pode cruza com uma fêmea ?

  5. Karine disse:

    Minha Buldogue esta no cio e saiu algumas manchas pelo corpo e esta coçando, estas manchas são decorrentes do cio?

  6. fabiana disse:

    minha buldogue entrou no cio em janeiro e agora em abril esta no cio novamente isso é normal?

  7. Carlos disse:

    Ate que idade posso criar com bulldog inglesa ?e que tenho uma com 6 anos e gostaria de saber se inda consigo criar uma vez com ela adoraria uma filha dela se ainda fosse possivel

  8. Luiz Carlos disse:

    Minha Bulldog entrou no cio a quase um ano e não vi mais sinal de cio o que pode estar acontecendo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *