Problema no olho – “Olho de cereja”

Revista Virtual Cães e Cia

Foto: Revista Virtual Cães e Cia

Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra (Olho de Cereja ou Cherry eye)

A glândula da 3ª pálpebra é responsável pela produção de aproximadamente 30% da lágrima do olho.

Devido a uma cansaço do ligamento que mantém a glândula no lugar ela pode se deslocar, tornando-se ficando visível e em contato com o ar. É mais frequente acontecer este problema com cachorros jovens, e o Bulldog tem uma certa tendêcia.

O deslocamento da glândula necessita ser corrigido através de cirurgia, não somente pelo lado estético, mas também porque se a glândula permanecer fora do lugar, com o tempo, pode ocorrer uma fibrose, acarretando em atrofia e paragem de produção de lágrimas.

Há diversas técnicas cirúrgicas para resolver o problema. Alguns profissionais desaconselham a remoção da glândula, pois acreditam que com a retirada há grande chance do animal desenvolver queratoconjuntivite seca, conhecia popularmente como olho seco. Trata-se de uma patologia grave, tratamento difícil, de longo prazo e custo alto.

Tais profissionais acham que o ideal é reposicionar a glândula no seu local mantendo o seu funcionamento. Com o reposicionamento, a chance da glândula voltar a deslocar-se é 5 a 10% dos casos. É muito comum o problema ocorrer nos dois olhos, sendo assim o veterinário deve a glândula do olho não afetado e se necessário corrigi-la também. Alguns estudos falam que quando sai uma glândula, mais cedo ou mais tarde, a outra acaba por sair.

A decisão de retirada ou recolacação da glândula é bastante contravérsia, muitos profissinais têm visões diferentes. Leia abaixo o que aconteceu com a minha bulldog.

Agora eu gostaria de colocar a minha experiência:

Minha bulldog teve que operar um dos olhos. A glândula “saltou” umas 3x antes optarmos pela cirurgia, pois inicialmente o tratamento com colírio funcionava. Mas como o acontecimento se repetiu tivemos que fazer a cirurgia. Ao contrário do que diz o texto acima, eu optei por retirar a glândula da Quipa. O que o veterinário me explicou foi que a retirada da glândula pode acarretar em olho seco no futuro, mas isso não é 100% garantido. Além disso, o olho seco pode ocorrer mesmo em cães com a glândula normal. Outro ponto que me fez optar pela retirada é que, muitas vezes, o reposionamento da glândula não resolve o problema, e é preciso reposicioná-la outras vezes, chegando ao ponto de que uma hora a única solução é retirada de vez. Optei em não ter que passar por isso e acreditar que minha cadela não terá olho seco. E se tiver, paciência, poderia ter de qualquer forma.

Isto ocorreu aos 7 meses, hoje ela tem 4 anos e nunca precisou tirar do outro olho.

O veterinário que operou ela é maravilhoso, não deu anestesia geral, e ela saiu do consultório caminhando depois de 20 minutos. O consultório dele fica no Butantã – Dr. Dalton (11)3751-1148/3751-5452/4704-5436.

About these ads

117 Respostas

  1. O meu está com 5 meses e a 5 dias com esse problema.
    Será que tem algum veterinario aqui no RJ par ajudar-me ?

  2. Olá Alexandre,

    A minha bull tb teve o problema do olho por essa idade…

    No Rio não conheço nenhum veterinário, mas pedi para um criador experiente me indicar, o Carlos do Javary. Segue o contato do vet recomendado por ele:

    Dr. Jorge Pereira – (21) 2132-8004

    Boa sorte!!

  3. Meu bulldog está com 5 meses e com o mesmo problema em um dos olhos. Eu moro em Curitiba, você teria alguma indicação de veterinário aqui? Agradeço se puder ajudar.

  4. o Tião vai ter que operar esse fim de semana. A vet disse que a anestesia geral é absolutamente necessária. É possível fazer esse procedimento com anestesia local?? e qual a média de custo para esse procedimento, em SP?

    • Tenho uma bulldog que está com 5 meses, aos 4 meses apresentou esse problema primeiramente em um dos olhos porém logo em seguida apareceu no outro também. Consultei duas veterinarias, uma era a favor do sepultamento da glandula e disse que o pós operatório era delicado, a outra era a favor da remoção e acabei por ficar com esta ultima opção e a cirurgia dos dois olhos durou apenas 20 minutos e o pós operatório foi tranquilo sendo necessário apenas a aplicação de colirio Tobradex de duas em duas horas nas primeiras 24 horas e depois 4 x ao dia.
      Detalhe, não foi feita anestesia geral, simplesmente uma leve sedação.

  5. Minha Bull tem 7 meses, e ontem ela apresentou esse problema no olho, achamos que ela tinha machucado brincando com a outra cachorra que temos, mas depois de levar-mos na vet ela falou que era olho de cereja. Ela receitou compressa com soro fisiológico e uma pomada para passar duas vezes ao dia. Passamos ontem a noite a pomada e hoje de manha ela acordou normal, mas ao meio dia já estava novamente… Não sabemos o que fazer, se é melhor operar de uma vez ou esperar. Será que vai continuar saindo sempre se nao for operada?

    • Recomendo a cirurgia pois o problema certamente voltará a aparecer.
      Abraço, Gilberto.

    • gostaria de saber qual é o nome da pomada que vc passou na sua cachorrinha, pois o meu cachorrinho esta da mesma forma. oobrigada

      • Ola Amanda moro em brasilia tambem e minha gordinha apareceu está manhã com o mesmo problema nos olhos queria saber se voê consegui resolver o problema se foi cirurgia você pode me passar o nome e telefone do veterinario para que eu possa levar a minha tambem….

        muito obrigado
        agurdo retorno

  6. olá, meu cachorro esta com 3 meses, e hoje de manhã apareceu essa glândula do olho esquerdo, estou apavorada. nao sei o que fazer, meu veterinario nao esta em brasilia e eu nao sei que colírio passar, se necessita de pomada.

    gostaria de uma ajuda

    obrigada.

  7. falei com um veterinario, ele me disse pra n tirar essa glandula, pois pode deixar o olhinho do meu cachorro, seco.
    que era pra eu usar o colírio e empurrar para dentro a gladula qnd ela sair.
    o que eu faço? o que é melhor pra ele? a gladula tinha voltado, ontem voltou..
    preciso de ajuda. posso passar essa pomadinha na gladula de qnts em qnts horas?

  8. NÃO REMOVAM A GLÂNDULA LACRIMAL.
    O meu BullDog teve que ser operado mesmo, já que a simples recolocação da glândula não resolvia.
    Mas de forma alguma se pode retirar a glândula. Isso seria um crime.
    O que meu veterinário fez foi recolocar a glândula em seu devido lugar e fez uma pequena cirurgia para que ela não saísse mais, reduzindo o espaço – na verdade foi praticamente apenas um pequeno corte e pontos para reduzir o espaço por onde a glândula “escapava”.
    Espero que possa ser útil minha experiência.

    • ola vc pode me mandar o preço em quantos mais ou menos gastou com a cirurgia por email ..por favor achei um cão na rua e ele esta com o msm poblema

  9. o meu bull tem 6 meses, e tmb esta com esse problema, estou consultando varios vets e cada um diz uma coisa em relação a retirada ou nao da glândula!
    o que esta me preocupando agora é a anestesia, pois tmb cada um faz de um jeito. me ajudem! qual a melhor forma? anestesia geral, inalatória, local…
    obrigada

    • Qualquer um dos procedimentos (retirada ou sepultamento da glândula) resolverá o problema, dependendo apenas do protocolo adotado por cada médico veterinário. Qto à anestesia, posso afirmar que a inalatória é sempre a mais segura em se tratando de um Bulldog.

  10. Minha bulldog Tyra de 04 meses está com esse problema. Fui orientada pela médica veterinária que utilizasse, por 10 dias, até a data da cirurgia de reposicionamento da glandula um colírio e o colar pós cirurgico. Aí é que está o problema com muito custo consegui colocar o colar nela mas acontece que minha filhota não para de se debater, chorar, …ela fica realmente muito estressada eu nunca tinha visto ela ficar assim. O que eu faço já que necessáriamente ela vai ter que usar este colar após a cirurgia? Existe alguma forma menos traumatizante….ou tenho que deixar ela com o colar até que pare de se debater?

  11. Minha Frenchie tem apenas 46 dias e já está com este problema. Gostaria de saber em que estágio do problema pode ser reposicionado a glândula, como ela ainda está muito novinha fica difícil a recolocação com o dedo, já se passaram 6 dias o problema e a levei ao Vet. e ele disse que tem que fazer a remoção e tem que esperar ela ficar com 3 meses. Gostaria de tentar de todo modo a recolocação antes de optar pela sirurgia. O que vcs podem me orientar? Já estou usando o colirio(tobrex) e pomada(eptesan).

  12. Já que não obtive orietação para reposicionamento da glândula, consegui eu mesmo recolocá-la com a ajuda de um cotonete e pomada eptesan. Logo após fiz compressa com chá de camomila e depois de 15min pinguei algumas gotas de tobrex. Tbm cortei a unha do polegarzinho e coloquei um colar para não machucar novamente. Até agora com a ajuda de Deus está dando certo. Como disse antes vou tentar de todas maneiras os métodos naturais para evitar a cirurgia.
    Estou em Bsb.

    • Nande, boa tarde. tudo bem?

      Teve exito nessa forma???

      Você passou a pomada e o colírio como? Não sei como aplicar…..

      Como empurrou a bolinha? Poderia explicar detalhadamente, pq tenho medo de fazer errado e machucá-la.

      Minha cocker (Vida Maria =) ) está com o mesmo problema… antes as bolinhas sumiam sozinhas, era só não deixar ela se esfregar no sofá ou cama, mas dessa vez ela ñ quer sair… as vezes ela baixa, mas aí ela se esfrega e a bolinha cresce de novo.

      Poderia entrar em contato comigo? Ou qqr um q tenha obtido êxito nas formas naturais?

      Ela tbem tem alergia de pele…. se coça muito, o pelo cai e formam machucadinhos. Ninguém dá jeito, já fomos em diversos veterinários, mas, teve um veterinário japonês (da clínica Nippon, em Santos/SP) que dava uns banhos medicinais nela, ñ usava esses shampoos que vendem em pet shop para este tipo de problema, e melhorou bastante. Só que o veterinário é longe e cada banho era um valor que semanalmente para mim não dava(R$), infelizmente.

      De todos os veterinários que eu fui, ñ vi ninguém que nem eles. São bons, mas o custo p/ mim é inviável. :(

      Aguardo seu retorno.

      Grande abraço e q deus abençoe.

      Juliana.

      • Juliana, aconselho levar seu cão a um veterinário oftalmologista para tratamento definitivo do problema de vista e num veterinário dermatologista para tratamento da pele. pode ser apenas um quadro alérgico e um processo de eliminação ajudará seu cão a ter uma vida mais saudável!

  13. Olá! Meu bulldog de 6 meses está com cherry eye e já tentamos várias técnicas e não tem jeito… tem que fazer cirurgia. A dúvida é: tem uma veterinária que disse que a melhor maneira de se fazer uma cirurgia em bulldog é entubando-o. Já outra disse que não é necessário e que, inclusive, entubar é mais perigoso para o animal. Gostaria de uma opinião sobre o que é melhor.

    Obrigado.

  14. boa noite, eh a primeira vez que entro nesse site, e ao mesmo tempo que me fez mto bem vir estes cães maravilhosos, fiquei um pouco triste… pois na quinta (15/04) a minha bull Maggie foi atacada por uma shnauzer miniatura!!! Incrivel… mas aconteceu… e desde o acontecido vou ao veterinario todos os dias… todos tem sido muito tristes, mais hj foi mto mais… ate domingo ela ainda estava melhor, so que de domingo pra segunda o veterinario percebeu que estava necrosando a pata dela, as duas… na altura das axilas… e hj ele teve que fazer uma pulsão no peito dela e retirou 150gr de necrose. E hj recebi duas noticias terriveis: uma, é que provavelmente tenha que amputar a pata dela, e a pior de todos e que ele esta recioso a infecção passar para o resto do corpo e ela morrer… meu coração doi… a sensação e que estão apertando e o retirando de mim…. sei que é so um cão, mais é um cão que me ama mto, sinto esse carinho… hj ela estava anestesiada qdo fui la, e ao ouvir minha voz ela se mexeu… como doeu ve-la naquela situação…. não desejo a ninguem esse sofrimento.
    REZEM PELA MINHA MAGGIE… ela é maravilhosa! e so tem 9 meses…
    Obrigada.
    Nathalia

  15. Boa noiite, peguei uma cachorrinha Lhasa Apso de 3 meses, a ex dona dela, disse que o veterinario ia fazer uma cirurgia pra tirar, mais tem que esperar ela tomar a 3 vacina, isso é grave? terá algum problema esperar mais uns 10 dias? me responda por favor.

  16. Olá proprietários desses bichinhos lindos!!!
    Sou totalmente contra a retirada dessa glândula lacrimal. os olhos necessitam ficar úmidos e a córnea necessita de proteínas que só chegam à ela através da lágrima.
    Uma opção, e a mais lógica, é dar “uns pontinhos” nessa glândula, fixando-a para que não apareça mais, e consequentemente solucionando o desconforto no olho do bulldog.

    Conheço um oftalmo, que o consedero o melhor de SP ou até mesmo do Brasil.

    Dr. Luis Leon Cyon

    11.3057.2112
    Av. Brigadeiro Luis Antonio, 4869

    Meu boxer já operou com o Dr. Luis Cyon.
    E futuramente o bulldog tb.

    Independente de consultarem ou não o Dr. Luis Cyon, por favor, JAMAIS RETIREM A GLÂNDULA!!! É mais fácil e comodo retirar a glândula do que fixá-la no seu devido lugar. E se ela existe, é pq tem alguma função…
    Alguém já se imaginou sem lágrimas para lubrificar os olhos? Imagina viver em função de colírios para fazer essa lubrificação…
    (essa é MINHA opinião a respeito da retirada da glândula!!)
    Fica aí minha sugestão de Oftalmo para Bulldogs!!!
    Boa sorte!!

  17. Olá
    Minha bulldog tem dez meses, fez a cirurgia para sepultamento da glândula e correu tudo bem.
    Porém, ela é muuito ativa, e não conseguimos pingar o colírio no pós-operatório, só demos os comprimidos via oral.
    O problema é que depois de mais de uma semana após a cirurgia o olho dela ainda não está bom, está vermelho e parece que tem uma película meio opaca encobrindo a córnea.
    Esse tipo de reação é normal?

  18. Olá…
    me ajudem, no meu lhasa apareceu isso, prolapso da glandula da 3ª lagrima… (cherry eye), no olhinho esquerdo.
    Fará 6 meses amanhã…
    to pingando cha de camomila…
    por favor me ajudem

  19. Esse colirio, tobradex e esta pomada Epitezan são bons mesmo, de qto em qto tempo posso pinga los?
    agaradesço por enqto!

  20. O meu gordinho esta com o olho de cereja e ele tem dez meses ele vai fazer o sepultamento da glandula no dia 26 desse mes.
    Mas ainda estou com duvidas na parte de anestesia qual e a melhor???

  21. Meu cachorro beagle, apareceu ontem de manha, com esse mesmo problema da glândula. Fiquei super aflita e liguei para a veterinária dele, que disse apenas para fazer a cirurgia e não comentou nada sobre a colocação ou a retirada da glândula e nem sobre a processo da passada da pomada no local, E AGORA? é obrigatório passar a pomada, e se retirar a glândula ele vai ficar dependente de colírios?

  22. Minha cachorra Lhasa acordou quieta e estressada, ontem levei ela no veterinario e ele passou um remedio de pulgas e carrapatos o que deve ter acontecido para ela ficar hoje tão quieta, sem apetite e não querer brincar, digamos Estressada?

  23. Olha meu bull ta com o msm problema, ele agora esta com um ano , a um tempo atras ele teve e sarou com o colirio, e agora naum esta mais, eu acho que ele tenha q fazer, mais ainda estou preucupada com ele, a cirugia eh confiavel?

  24. O meu ja opero um olho nem passou duas semanas e ja saiu no outro olho…
    devo operar tb??????????

  25. Bom dia, minha menina está com esta glândula exposta e tenho uma dúvida. Sepultamento é o mesmo que a recolocação? A glândula é recolocada e são dados alguns pontos para diminuir a passagem? Este procedimento é o mais saldável? Somente a Epitezan ajuda no alívio até a data da cirurgia? Agradeço antecipadamente!

  26. Você como é um criador referência, já deve ter passado por alguns casos e diversos desfechos. Não sua opnião, qual é o melhor tratamento, tendo em vista o bem estar do animal (ressecamento da vista, coceira, incômodo, conjutivite…) a longo prazo. Abraço.

    • Não vejo relação entre a retirada da glândula e o problema de olho seco. Tive cães mais velhos q nunca operaram a glândula e apresentarm baixa na produção de lágrima e vice e versa, ou seja cães que operaram e que jamais tiveram olho seco. O sepultamento requer um pouco mais de cuidado no pós, pois os pontos podem se romper com uma coçada, por exemplo, e a glândula volta a ficar exposta. Também constatei que na retirada o cão volta pra casa com o olho operado quase que sem qualquer alteração. Já no sepultamento o olho volta com a conjutiva irritada e pode demorar um pouco até voltar ao normal.

  27. Agradeço muito, Gilberto. Sua opnião conta muito. Abraço.

  28. Uma outra dúvida que surgiu. Se o cão apresentar o problema em uma das vistas apenas e eu levá-lo ao veterinário para operar, eu posso fazer a cirurgia na vista que n apresenta o problema para evitar que aconteça futuramente? No caso do sepultamento!

  29. Pessoal, alguém que possa ter passado por essa fase do olho de cereja, se possível me ajudem. Estou aguardando 20 dias para operação da minha pequena e já se passaram 8 dias! Ela fica com o cone o dia inteiro, só retirando para as limpesas que passaram de uma diária para três diárias. Limpeza com soro e uma pomada oftalmológica e a glândula está bem melhor e parece que a irritando menos. Com o uso do cone, um outro problema surgiu. Ao beber água ela se baba inteira como qualquer outro bull, porém com o cone, a umidade fica mais tempo e o pescoço dela está aparecendo umas manchas avermelhadas , como se fossem brotoejas. Quando estou em casa, a seco para evitar isso, mas como fico fora trabalhando, isso se torna impossivel ser feito após cada bebida d’água! Alguém que tenha passado por tal situação encontrou alguma solução para este “problema” ou a solução é tratar o pescoço depois da operação do olho? Aguardo ajuda! Abraço. Danniel.

    • Danniel é comum que isso aconteça com relação ao uso do colar elizabetano em filhotes. O procedimento que eu adoto até o dia da cirurgia é aplicar a pomada epitezan 3 x ao dia, porém não uso o colar.

  30. O uso da pomada diminui a coceira e incômodo? O cão não tentará coçar? Vou tentar esse procedimento para ver se melhora! Agradeço mais uma vez a ajuda!

    • A pomada serve para manter a cornea lubrificada e evitar danos ao olho. Via de regra o olho de cereja não gera “coceira”, o que vc pode fazer é intercalar o uso do calor, usando-o quando não estiver por perto.

  31. Te agradeço pela ajuda! Tenha um excelente dia!

  32. Meu cachorro apareceu com sintomas de cherry eye a uns 15 dias nao sei oque fazer, esto com medo que ele possa perder a visão, vc tem um especialista em goiania ou anapolis que vc possa me indicar por favor.

  33. Olá minha femea esta com olho de cereja, ela tem apenas 60 dias e queria segurar mais pra operar ela, o veterinario receitou tobrex colirio por 8 dias e disse desconhecer pomada pra passar, mas ainda continua saindo pra fora a bolinha, essa pomada epitezan que a maioria aqui indica, posso usar diariamente por mais de um mes ate ela ter mais idade pra operar? É só passar a pomada na bolinha que saiu e recolocar pra dentro ou como fazer, quantas vezes ao dia usar a pomada e se pode ser usada mais de uma semana, o colirio continuo usando, faz mal usar muito o colirio será? Pretendo adiar a cirurgia até ela completar 3 meses no minimo. Alguém pode tirar essa dúvida?
    Infelizmente todo veterinario manda operar mas acho ela ainda novinha demais e queria adiar.

    Agradeço

    • Simone, a glândula da minha pequena saiu quando ela tinha 90 dias e eu comecei aplicando o Epitezan, porém ao levá-la ao oftalmo ele receito uma pomada que se não me engano chama maxitrol. Aplico 3 vezes ao dia apenas na flândula e massageio para espalhar, mas antes faço limpeza com soro fisiológico geladinho. A cirurgia dela estava marcada pra sexta-feira antes do carnaval. Eu e minha esposa resolvemos dedistir em cima da hora e esperar mais um pouco até ela completar 4 meses, que foi ontem, e pra nossa surpresa e sorte, ontem mesmo saiu a glândula do outro olho. Um cirurgia apenas será mt bom. Aconselho esperar tbm pra ver se a do outro olho sai, para que ela não tenha que passar por isso mais de uma vez! Boa sorte com sua pequena.

    • Simone a pomada epitezan pode ser usada tranquilamente por períodos mais longos pois o seu objetivo é manter a região da córnea lubrificada. Se vc recoloca e a glândula volta a ficar exposta, aconselho não tentar recolocar e aguardar a cirurgia. Muitas vezes o animal coça, podendo até machucar a glândula, nestes casos recomendo fazer a cirurgia com brevidade, mas vc pode segurar até que o filhote complete o ciclo de vacinas, pois o filhote estará mais forte e devidamente imunizado.

  34. Pedi ajuda aqui sobre a pomada para a terceira palpebra e o colirio, e como aplicar, e se o tempo de uso prolongado causa problemas não entendi porque apagaram minha dúvida.

    Obrigada de qualquer forma

  35. Desculpem apareceu novamente minha duvida, deve ser problema no navegador.

  36. eu agradeço, estou usando a pomada ainda, tirei os colirios pois não resolveram nada, inclusive um oftalmo havia receitado o colirio still e tobrex mas de nada resolveu…Agradeço as duvidas respondidas

  37. Boa noite!

    Tenho um beagle de três meses que a três semanas está com este problema, estou usando a pomada keravit 2x ao dia, conforme instrução da veterinária,lendo os artigos anteriores fiquei com muitas duvidas, gostaria da indicação de um profissional que me ajude, sei que será preciso cirurgia.

  38. Não entendo o fato de ser normal o uso de cirurgia para sepultamento da glândula já que muitos dizem não ser a favor, inclusive médicos. Tenho uma bulldog francesa e não precisei recorrer a nenhuma cirurgia, simplesmente limpo o olho dela internamente, com papel higiênico, e reposiciono a glândula pra seu devido lugar, e isso só de vez em quando. Vejo muita gente desinformada e que ao menos quer aprender como fazer este procedimento tão simples, denegrindo a imagem desses belos cães.
    Vcs podem gastar uma nota com colírios, pomadas e cirurgias, enquanto eu não gasto nada e tenho meus cães super saudáveis e livres de cortes, riscos cirúrgicos e aquele cone que só incomoda.

    • Ola, Nande, então, como vc faz esse reposicionamento da glândula?? Poderia explicar detalhadamente?

      De qto em qto tempo aplica a pomada e o colírio? Quero começar isso hoje….

      Grande abraço.

      • Caso opte pelo sepultamento, há a necessidade, no seu caso que reincidente, que seja feito por veterinário especializado, pois ele terá que dar um ponto no local onde a glândula passa. Não é processo cirurgico e é feito com colírio anestésico e dentro do consultório!

  39. Nande, bom dia. Não sou um grande entendedor do assunto mas no caso da minha cadela, o ligamento que segura a glândula no seu devido local foi rompida. Claro que tentei algumas alternativas antes de optar pela cirugia, mas infelizmente não surtil efeito. Agora, deixar a glândula exposta, em contato com poeira e outras coisas causando irritação e desconforto para o cão, acho mais interessante a recolocação ou outra opção cirugica. No seu caso, vc obteve sucesso neste tipo de tratamento, mas isso não é uma regra, nem para o tipo de problema nem para todas as raças de cães. Um abraço.

    • Como disse o Danniel o seu caso é específico pois diz respeito a apenas uma cão no qual, felizmente, se consegue recolocar a glandula sem procedimento cirurgico. Cabe frisar que essa situação não é a regra e sim a exceção…

  40. Olá Daniel e demais usuários, bom dia. espero que não me entendam mal, mas como disse antes, explicando melhor, encontrei quatro cachorros com o mesmo problema que o meu e conversando com os devidos donos este procedimento de limpeza e reposicionamento percebi que alguns não ficaram tão interessados devido a maneira como limpa-los. Percebi que para certos criadores, é nojento ou desconfortável limpar remela ou coisa semelhante. No meu caso e acredito que na maioria, o problema se dá devido o excesso de secreção(remela) nas pálpebras devido a poeira ou cisco. Se vc abrir(mas abrir mesmo) os olhos do animal vai perceber que está cheio de secreção(remela) devido a algum cisco ou poeira, e isso é que mantém irritado o olho do animal, não deixando que a glândula retorne ao seu devido lugar. Ressalvo que minha cadela ficou mais de dois meses exposto a glândula e quando limpei e reposicionei não teve dificuldade alguma, acredito eu assim derrubando a tese de rompimento de ligamento. Espero ajudar e não atrapalhar, até porque tudo que eu disse aqui não custa nenhum centavo, e sim a aproximação do dono com seu animal, onde cito o exemplo de que minha cachorra quando vou fazer este procedimento já para e fica quietinha esperando eu terminar.
    Nota: só precisa de um pedaço de papel higiênico e nada mais, não inventa todo aquele trabalho de lavar com algodão e soro ou coisa semelhante, o papel vai tirar a secreção e não deixar fiapos. E meu caso é com o bull francês, mas acredito que vale pra, não todos mas muitos outros casos. Abçs.

  41. ..Nossa meu Yorkshire Bruce tb está com o olho cerejinha pelo o q eu vi não é comum nessa raça…. tb vai passar por cirurgia para colocar a glandula no lugar … estou com medo pois o veterinario disse q como qualquer cirurgia tem risco de morte…. ele só tem 4m….
    alguém conheçe algum york que teve cherry eye,,,>?

  42. Olá Doutor Alexandre .. tudo bem ? Doutor tenho uma lhasa apso que começou a ter Prolapso da Glândula da Terceira Pálpebra e isso esta me causando uma agonia de ver e deixa como está .. o que tenho de fazer e o cudados certos ? ela esta com as voltas dos olhos sem pelo e esta manchadas enflamada …com uma bolinha que costumam dizer olhos de cereja ..
    Estarei esperando seu retorno ….

    Obrigado

    • Virgilio, o que vc tem que fazer é levá-la ao veterinário, de preferência oftalmologista. Cherry Eye não é brincadeira e não tratá-la corretamente pode acarretar em inflamação séria. Existem inúmeros tratamentos, desde recolocação manual e pomada até cirurgia. cabe a você e seu veterinário definirem.

      Abraço.

  43. Tenho uma bull completou 60 dias ha dois dias e no dia do aniversário dela apareceu com um cherry eye,.. Deu umá dó =(. Coloquei para dentro com uma massagem no desespero, não passei nada e não voltou a aparecer ainda, parece que tá normal era bom passar pomada mesmo assim? Quanto a cirurgia qual o valor aproximado que um vet costuma cobrar? Este mes ainda tenho um cheque dela pra pagar haha ai que prejuizo! (Isso porque os pais dela não tiveram cherry eye, eu ainda perguntei antes de comprar hehe).

    Fazer o que agora já foi, bora arrumar o olho da minha gorda mijona..

    • Douglas, é sempre bom passar uma pomada com antiflamatório, mas somente o veterinário saberá lhe informar qual é a melhor opção, afinal de contas a terceira pálpebra ficou exposta!

      Acho ela muito novinha e se uma saiu, a chance da outra é considerável. A minha bull saiu uma com 4 meses e a outra com 5 meses. Ficamos um mês passando pomada 3 vezes por dia e limando com muito cuidado e deixando a casa muuuuito limpa. Após um mês a outra saiu e fizemos a cirurgia. É bom esperar pq o animal faz o procedimento apenas uma vez.

      Com relação ao valor, depende muito de onde irá levá-la. Existem locais que cobram R$250,00 e outros que cobram R$1.000,00. Cabe vc julgar qual o local mais seguro e minimizar as chances de seu cão sair pior do que entrou.

      Acredito que vc tenha lido bastante antes de adquirir um bulldog. O mais caro não é sua compra, mas sim sua manutenção saudável. No caso de um bulldog, o barato SEMPRE sai mais caro. Adquirir um bull barato, as chances dele desenvolver problemas de pele, articulações, olhos, respiratórios e etc.. são maiores.

      Outra coisa é achar que pq os pais não tiveram o cherry eyes, os filhotes não terão. herditariedade é apenas uma das possibilidades dentre muitas para esse pequeno probleminha. Estresse, poeira, lesão e outros tbm estão inclusos.

      Espero tomar a descisão certa para a saúde do seu amigo.

      Abraço.

      Danniel

  44. Boa Noite,

    Minha cadela é uma mistura de shitzu com poodle, ela tem 2 meses. Há 5 dias surgiu o que vocês chamam de olho de cereja, e desde esse dia estou preocupadíssima pois não sei como tratar.
    Andei lendo e vi que é legal passar colirio e a pomada, no entanto não sei como passar e nem o local exato, isto é, devo passar em cima da “bolinha” ou em baixo? O colirio eu pingo direto no olho dela, ou na “bolinha”? Alguém que fez a Cirurgia, sabe me informar valores, pra eu ter uma base.
    Além disso, parece que nela, esse olho de cereja sai sangue, é normal?
    Estou tão aflita!

    Criador, vi que vc mora no Butanta, eu tambem moro, esse veterinário fica em qual lugar do Butanta?

    Desde já agradeço.

    Tatiane

    • Tatiane, a leve ao veterinário! O fato de sangrar não significa que está ruim. Limpar corretamente minimiza as chances disso se tornar algo pior. Somente seu veterinário saberá indicar qual é o melhor tratamento. Existem casos que somente a recolocação a um colirio ajudarão a manter a terceira pálpebra no lcoal. O da minha rompeu e não ficava no lugar de jeito nenhum. Existem algumas opções de cirurgia e cabe a vc decidir qual será a melhor para a saúde do seu cão e não para a saúde do seu bolso. O barato sairá caro com certeza.

      Mantenha o olho lipo e procure o veterinário oftalmologista o mais rápido possivel.

      O valor depende muito do local, do tipo de anestesia, do tamanho do cão, do tipo de cirurgia escolhido e outros. Ná época da minha encontrei desde R$250,00 à R$1.000,00. Cabe vc julgar qual o local mais seguro e minimizar as chances de seu cão sair pior do que entrou.

      Abraço.

  45. Oi, meu cachorro faz seis meses dia 24 de Novembro. Ele é Lhasa Apso. Eu vi hoje que ele estava com algo no olho, e imediatamente liguei no veterinario e ele falou que meu cachorro está com o olho de cereja. Eu estou muito preocupada, não sei se espero, não sei se compro colirios ou faço a cirurgia de reajuste ou remoção. Onde ele fica, tem poeira sim, pois é no quintal. Ele ganhou uma casinha de madeira agora, gostaria de saber se isso influencia em algo!? Com certeza, ele não aceitaria o cone, pois ele é muito hiperativo. Ele está na troca de dentes agora, e fica muito quetinho, não sei se por isso, ou pelo olho de cereja, que eu percebi que ele tem a somente um dia. Eu não tenho condições de pagar uma cirurgia cara. Se fosse somente colirios e limpeza acho que daria. Mas como faço pra segurá-lo e limpar o olho, é totalmente impossivel, pois ele não para um minuto. Estou desesperada, por favor me respondam, desde já, agradecida.

  46. Meu Bulldog tem 4 meses e apresentou esse problema no olho direito, após um banho. O veterinário disse que o correto é colocar a glândula no lugar. Tirar a glândula não seria a melhor solução, pois, o cachorro pode ficar com o olho seco. Imagino que deve ser muito ruim pro cachorro, pois, seres humanos já sofrem quando tem esse problema de olho seco, imagina um cachorro que não tem como “se cuidar” sozinho e dizer o que sente.

  47. Tenho um basset houd que fará 3 meses dia 27. Hoje ele amanheceu com este probleminha nos olhos, levei na hora na veterinária e ela me receitou um anti-inflamatório e um colírio e pediu para esperarmos uma semana pra ver se a glândula volta para o lugar, caso contrário, teríamos que fazer uma cirurgia para a retirada da glândula. Acabei de ler os comentários aqui e vi que isso não seria a melhor opção. To bem perdida no que fazer, o pior é que acho que ele tá tendo coceira, to com medo de ele se machucar. O que me aconcelham fazer? Desde já agradeço!

  48. Aline, a opção que escolhi para a minha bull foi a retirada parcial da glândula. A recolocação (sepultamento) tem grande chances de acontecer novamente e a remoção total acho que prejudica, mesmo que seja pouco, a lubrificação dos olhos.

    Voltar para o lugar sozinho não vai. Vc terá que pingar o colirio para desinflamar e diminuir de tamanho. Depois disso é recolocada manualmente e pronto. no caso da minha isso não resolveu e não durava nem 5 segundos guardadinha. No caso da minha fiquei um mês passando pomada antinflamatória para esperar a do outro olho sair, e depois de 30 dias exatos a outra saiu e conseguimos operá-la apenas uma vez!

    No seu caso um colar Elizabetano iria ajudar a não deixá-lo coçar! Mas procure um veterinário oftalmologista que com certeza ele saberá ajudá-la melhor!

    Abraço.

  49. Minha cachorrinha Lhasa de 6 meses apresentou esse problema da glândula lacrimal há uns 3 meses e está com cirurgia marcada (reposicionamento da glândula e castração) para dia 26 (quinta-feira) e eu vou viajar depois de uma semana, na outra quinta-feira e volto no domingo. Ela não vai. Deve ficar com algum parente ou conhecido. Gostaria de saber qual o tempo de recuperação, pois estou com medo de deixá-la. Ao mesmo tempo se deixar pra operar depois da viagem, vou ter menos tempo pra cuidar dela pois minhas aulas na faculdade recomeçam e ficarei fora todas as noites.
    Alguma recomendação ou opinião?
    Muito obrigada!

    • Thais, o tratamento pós operatório é bem simples. Se na minha foi retirada parte da glândula a recuperação foi rápida e tranquila, na sua que é apenas recolocação, será mais tranquilo ainda, imagino eu. no caso da minha, tive que colocar pomada nos olhos 3 vezes ao dia e limpeza com soro duas vezes ao dia!

      O veterinário que irá operá-la saberá receitar o tratamento adequado para o caso dela.

      Quem decidiu por este tipo de operação (sepultamento)?

      Abraçios.

      • Danniel, quem recomendou a operação foi o médico veterinário. Vamos fazer as duas coisas juntas, a operação no olho e a castração. O olho está bem feinho já faz alguns meses. Espero que a operação resolva o problema.
        Muito obrigada pela ajuda!

      • Entendi. Mas vc vem fazendo algum tratamento para reduzir o tamanho da glândula exposta? Vc precisa passar pomada para desinflamar e depois fazer a operação? Sabe que a reposição pode sair facilmente novamente? Conhece os outros métodos para operar o cherry eyes?

        Abraço.

      • Já faz um tempo que tenho passado colírio antiinflamatório e soro fisiológico todos os dias. Vou me informar com o veterinário para saber se tem que fazer outro tipo de coisa. Não conheço outros métodos, só tenho pesquisado na internet.
        Obrigada novamente.

  50. Olá, estou com um probleminha com meu shar pei, ele tem apenas 3 meses e teve que operar dos dois olhinhos, pois suas palpebras estão voltadas para dentro dos seus olhos e isso os afetou, fazendo com que ele perdesse quase que toda a visão do lado esquerdo e um pouco do lado direito. Só que após a cirurgia surgiu nos seus dois olhos o inchaço de suas glandulas lacrimais, no mesmo dia após a cirurgia, o veterinário que o operou disse que é normal, que isso surgiu em decorrência do trauma sofrido na cirurgia, pergunto: isso é normal mesmo… o que eu tenho que fazer…Por favor me ajudem…. não aguento mais sofrer…

  51. minha Lhasa Apso está com esse mesmo problema, cherry eyes, desaparecia e voltava de novo, agora já esta com quase 20 dias, e continua do mesmo jeito. estou preocupada, eu nao queria que ela passase por uma cirugia, o que eu devo fazer?? grata

    • Deve procurar um veterinário oftalmologista! Ele saberá ql o melhor tratamento. Qnt mais vc adiar a ida ao vet, maiores as chances de sofrer um processo cirugico!

      Abraços.

  52. oi… quando ganhei minha bull ela já tinha 9 meses e possuia tb o olho de cereja. hj ela tem quase 11 meses e ainda não tive coragem de operar e nem sabia q dava pra colocar a bolhinha de volta no lugar. achei q poderia machucar o animal.
    tem nenhum problema eu tentar colocar a bolhinha no lugar utilizando a pomada e o colirio? eu tb nunca mediquei minha bull, a partir de hoje vou passar a pomada e colocar colirio.

    abraços

    • No seu caso, em razão do longo período, certamente não será possível resolver o problema sem a cirurgia que aconselho seja realizada o mais rápido póssível em razão do desconforto causado e dos riscos de um problema maior.

  53. Dois meses sem medicação??? Ta doido!

    Veterinário urgente!

  54. acabei de comprar um beagle e acabou de acontecer so gostaria de a saber se com 9 semanas ainda è muito jovem para resolver ou entao deixar andar mais uns tempos por exemplo mais um mes se podessem dar uma dica seria super
    abraço
    jps

  55. Veterinário já. Pode ser algo simples e ser colocado manualmente por quem entende da coisa. Esperar somente com indicação médica e mesmo assim medicando o local para n chegar a uma inflamação grave!

  56. Olá pessoal, tenho um bull de 5 meses, o Wando, ele tem esse problema nos dois olhos e inclusive já foi operado. O problema é que retornou. Vi na internet como recolocá-la no lugar em casa mesmo. Eu consigo recolocá-la, mas logo ela sai novamente. Gostaria de saber se faz algum mal ao cachorro essas tentativas repetidamente.

  57. Boa tarde! Meu bull esta com quase 3 meses e ha 3 dias surgiu uma bolinha na parte de fora bem proximo ao aolho dele. Ele esta super bem disposto, nao houve alteração de apetite e essa bolinha parece nao incomoda-lo e nem doer. semelhante a uma espinha, ela cresceu um pouco.. o que pode ser?

  58. É como na foto do tópico? Se for, procure veterinário. Pode não parecer, mas ele esta incomodado sim! Se não for como na foto, tente explicar melhor o que vc vê!

  59. Nao é como na foto, é na parte externa do olho…..

  60. Respondido!

    Demorei, mas acabei! ufa..

  61. Olá pessoal, tenho uma pequinês ela já tem 3 anos de idade e agora resolvi fazer a cirurgia, moro em Teresina e o veterinário fez o sepultamento da glândula por ser o procedimento mais correto ( aqui custou incluindo diária no hospital medicamentos, anestesia e o procedimento em trono de R$ 120,00), minha cadela ficou apenas um dia no hospital (Graças a Deus !!!) já está em casa, está ótima, sua recuperação está sendo muito rápida (já fazem dois dias que está em casa ) já está sem o colar, estou usando apenas o colírio tobrex, eu recomendo que façam porque fora outros problemas que a protusão da glândula pode causar ainda é muito incomoda aos animais …

    Abraços!

    • Estou muito preocupada, pois tenho uma podool com 6 meses e é a paixão da casa hoje 18/12 ela apareceu com olho de sereja, não sei porque isto acontece. Ela é do meu filho que tem 13 anos e ele chora muito pensando que ela irá morrer, fico preocupada sem saber como ajudá-la e ao mesmo tempo acalmá-lo. Moro no Rio de Janeiro será que alguém pode me explicar e me orientar no que fazer e como explicar meu filho como está doença acontece devido a que?
      Desde já agradeço a quem puder me ajudar a aliviar a minha Cristal.

  62. Boa noite.

    Meu Bull teve este problema e minha esposa achou uma matéria que diz que se você colocar a glândula com o dedo, você soluciona este problema, porém tem que fazer o processo o quanto antes.
    Segue o link da matéria:
    http://skonbull.blogspot.com.br/2010/09/prolapso-da-glandula-da-terceira.html

    E até tem um video explicando como fazer, é simples e soluciona.

    Acabei de fazer no meu.

  63. Bom dia, Tem algum veterinário, próximo de Lins, interior de são Paulo, que vcs possam estar me indicando? Pois minha Bulldog está com o msm problema. Obrigada

  64. Minha pequines, Lola, vinha sofrendo com a terceira palpebra saltada desde os seis meses fizemos todos os procedimentos antes de optar pela cirurgia de retirada da terceira palpebra. Hoje ela esta com 10 meses e por longos 4 meses a bolinha nunca sumiu, colirios, pomadas e a tentativa de reposiçao tudo em vao. Tem 4 dias que ela passou pela cirurgia e graças a deus correu tudo bem mas a veterinaria que operou disse que ela vai ter que usar um colirio para evitar o ressecamento do olho para o resto da vida, isso me preocupa um pouco ela ter que depender de um medicamento para o resto da vida.

    • Simone, pelo que eu me lembro quando pesquisei antes de operar a minha bull, a terceira pálpebra é responsável por apenas 30% da lubrificação do olho. Se você optou pela remoção total, sua cadela ainda tem 70% de eficiência na lubrificação. Você não precisará usar colírio a partir de hoje, mas sim quando ela ficar mais velha e as outras formas de lubrificação estiverem prejudicadas e sem tanta eficiência, ai sim ela pode desenvolver olho seco e você ter que fazer uso de colírio lubrificante. Essa explicação está em grande parte dos artigos sobre cherry Eyes.

      No caso da minha cachorra, optei pela remoção parcial, pos achei que o sepultamento apenas poderia reaparecer futuramente e a remoção total acho que pode prejudicá-la na velhice!

      Grande abraço.

      P.S.: Lembrando que não sou veterinário, apenas me interesso pelo bem estar das minhas cachorras!

  65. meu buldog tem um ano e seis meses e deu olho de cereja o veterinario sugeriu tirar a membrana sou de santos dumont mg

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 234 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: